Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/09/2010 00:00. Atualizada em: 25/09/2010 00:00.

Ministro Dipp relata experiência na Corregedoria Nacional de Justiça

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Langaro Dipp (foto), palestrante final do V Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul, expôs aos participantes parte de sua experiência de dois anos na titularidade da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. Dirigindo-se na manhã de hoje (25/9) aos magistrados, que estão reunidos em Gramado desde a quarta-feira, Dipp alertou que desvios de conduta na magistratura não são tão raros assim.

“Cinco anos, para afirmação de um órgão institucional, é quase nada”, afirmou, acrescentando que “se as Corregedorias locais funcionassem, a nacional seria um órgão distante”,  ao falar sobre a evolução do CNJ, inicialmente rejeitado, principalmente na própria magistratura, mas hoje uma instituição aceita, respeitada e reconhecida pela sociedade.

Argumentando que o Brasil é hoje o país onde o  judiciário tem mais autonomia, independência e melhor remuneração da América Latina, elogiou a Justiça do Trabalho e o formato de realização do Encontro de Gramado. E que o CNJ tem contribuição para isso, na medida em que sistematizou  questões administrativas, de gestão e de transparência de todas as justiças, hoje com mais de 16 mil magistrados.

Mas a Corregedoria Nacional de Justiça não é só fiscalização, controle e punição, disse o ministro Dipp, citando ações positivas que resultaram na melhoria do serviço jurisdicional. As audiências públicas e os cadastros nacionais, foram citados como exemplos. O ministro do STJ concluiu afirmando que o  CNJ é pautado pelos princípios de disciplina, eficácia e ética, pois  “todo cidadão tem direito à razoável duração do processo, que deve ser julgado por um juiz de conduta ilibada”.

Clique aqui para acessar o áudio da palestra na íntegra.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista