Memorial da Justiça do Trabalho participa de seminário "O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - Memória e Resistência"
Começou nesta quarta-feria (30), na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos - Memória e Resistência. O evento vai até amanhã e tem entre seus organizadores o Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul.
Às 14h, o Diretor do Memorial, Prof. Benito Bisso Schmidt, será conferencista na primeira mesa do evento, que terá como tema de debate O Estado e os Arquivos dos Trabalhadores, e irá discorrer sobre os Acervos do Judiciário Trabalhista: lutas pela preservação e possibilidades de pesquisa.
O seminário visa a promover debates sobre os documentos reunidos pelos arquivos estatais, universitários, sindicais e populares que dizem respeito à história e à memória dos trabalhadores, bem como sobre as particularidades que envolvem o tratamento desses acervos, constituindo-se em um fórum privilegiado para a troca de informações e incentivo à recuperação e à preservação dos arquivos dos trabalhadores e suas organizações.
O evento contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais que debaterão, a partir de diversas perspectivas disciplinares, temas de interesse no âmbito dos arquivos dos trabalhadores da cidade e do campo. Estes arquivos têm relevância por também preservarem documentos de grande importância para o conhecimento das formas de resistência à ditadura civil-militar no Brasil e do processo de redemocratização do país.