TRT-RS produzirá publicação coordenada pelo TST sobre os 70 anos da Justiça do Trabalho no país
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul executará a produção de uma obra sobre a história da Instituição no Brasil. O estabelecimento de um projeto nacional para este fim, idealizado e coordenado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi discutido nesta terça-feira (19), em reunião ocorrida no Memorial do TRT-RS. O objetivo da publicação é construir uma narrativa sobre a história da Justiça do Trabalho nacional.
Na ocasião, esteve presente a ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que integra a Comissão Permanente de Documentação do órgão. Recebida pela desembargadora Maria Helena Mallmann, no exercício da presidência do TRT-RS, a ministra foi acompanhada também pelas desembargadoras aposentadas Maria Guilhermina Miranda e Denise Maria de Barros, integrantes da Comissão Coordenadora do Memorial. Numa visita às instalações do setor, a ministra pôde consultar materiais do acervo e, através de explanações de servidores, conhecer alguns equipamentos de consulta e manutenção de documentos.
O projeto
A publicação deve contar a história da Justiça do Trabalho no país, desde seus antecedentes à atualidade. A obra contextualizará o momento em que culminou a instalação oficial da Instituição, em 1º de maio de 1941. Os 70 anos de atividades serão abordados com atenção tanto às particularidades regionais como aos elementos que dão unidade a essa trajetória. O olhar específico de cada região da Justiça do Trabalho deverá estar presente, na obra que deve ser resultado de uma construção coletiva do TST e de todos os TRTs. Caberá ao Memorial da Justiça do Trabalho do RS a execução do projeto. O lançamento da publicação está previsto para o final deste ano.
Segundo a ministra Rosa, um dos fatores que inspirou a iniciativa foi a publicação do Caderno nº 6 da Escola Judicial do TRT-RS, uma compilação de dados históricos da 4ª Região.