Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 10/08/2012 00:00. Atualizada em: 10/08/2012 00:00.

Solenidade de posse de dez desembargadores lota plenário do TRT4

Visualizações: 245
Início da galeria de imagens.
Desembargadores empossados (esq. p/ dir.): Wilson Carvalho Dias, Herbert Paulo Beck, Maria Helena Lisot, Francisco Rossal de Araújo, Maria Madalena Telesca, Iris Lima de Moraes, Marcelo Gonçalves de Oliveira, Rejane Souza Pedra, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa e George Achutti
Estevão Maciel
Ivan Sérgio
Marçal Henri
Rejane Pedra
Orquestra
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

 

A solenidade de posse dos dez novos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, promovida ao final da tarde desta sexta-feira (10/8), lotou o plenário do TRT4 de autoridades, magistrados e servidores, além de familiares e convidados dos empossandos. Tiveram sua posse ratificada (a investidura em gabinete ocorreu em 28 de maioAbre em nova aba) os seguintes magistrados (em ordem decrescente de antiguidade): Rejane Souza Pedra, Wilson Carvalho Dias, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, Francisco Rossal de Araújo, Marcelo Gonçalves de Oliveira, Maria Helena Lisot, Iris Lima de Moraes, Maria Madalena Telesca, Herbert Paulo Beck e George Achutti.

Conduzida pela presidente do TRT gaúcho, desembargadora Maria Helena Mallmann, a cerimônia teve dentre os presentes o ministro Hugo Carlos ScheuermannAbre em nova aba, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Marcelo Bandeira Pereira; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS), Ivan Sérgio Camargo dos Santos;  o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado (TJM-RS), juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Luiz Carlos de Castro Lugon; e o vice-presidente da Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), advogado Jorge Fernando Estevão Maciel.

O Hino do Brasil, na abertura, e o Hino Rio-Grandense, no encerramento, foram executados pela Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, regida pelo maestro Iran Jorge.

Discursos

O representante da Advocacia, abrindo os pronunciamentos, afirmou que “os laços de respeitosa convivência e profícua cooperação” existentes entre a Ordem e o TRT4 resultaram em “admiráveis avanços, que possibilitaram a melhoria e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”. Desejando “êxito, plena realização pessoal e muitas felicidades” aos novos membros da Corte, Maciel qualificou a Justiça do Trabalho de “pilar essencial da ordem social e da convivência pacífica em sociedade”, sendo “fundamental enaltecer o trabalho dos magistrados que nela atuam, na busca de um Poder Judiciário qualificado, célere e justo nas suas decisões”. Acesse aqui o discurso na íntegraAbre em nova aba.

O procurador-chefe Ivan disse que a “ampliação da segunda instância é uma clara afirmação da competência, confiabilidade e presteza, reconhecidos pela sociedade em relação à Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul”. Em sua avaliação, o aumento do quadro do TRT4 vem “coroar a vitória das diversas gestões desta Corte, que lutaram para a concretização desse objetivo”. Acesse aqui o discurso na íntegraAbre em nova aba.

O desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo, último a tomar posse no TRT4 antes dos novos integrantes, proferiu o discurso de boas-vindas, representando a Instituição. “A dedicação de vossas excelências à Magistratura trabalhista, por si só, já demonstra a história de vida e o exemplo que carregam”, observou, acrescentando: “para que o juiz se mantenha firme e lúcido em sua missão, necessário se faz que o cidadão-juiz tenha equilíbrio de corpo e de alma”. Acesse aqui o discurso na íntegra.

Fechando a solenidade, a desembargadora Rejane Souza Pedra dirigiu-se ao plenário em nome do grupo, agradecendo a presença de todos e referindo a alegria de compartilhar o momento com família e amigos. “Chegamos a esta Corte com o compromisso de trabalhar para manter o nosso TRT da 4ª Região como referência de eficácia e competência”, garantiu. Acesse aqui o discurso na íntegra.Abre em nova aba

Os novos desembargadores

Os dez novos desembargadores ocupam vagas criadas pela Lei 12.421, de 16 de junho de 2011Abre em nova aba, que ampliou o quadro do TRT4 de 36 para 48 desembargadores. As duas vagas restantes, destinadas ao Quinto Constitucional, aguardam escolha dos nomes pela presidente Dilma Rousseff – o Tribunal já encaminhou ao Palácio do Planalto as listas tríplicesAbre em nova aba.

A ampliação visa atender a alta demanda de recursos. Pelo Tribunal têm passado, em média, 50 mil processos por ano. O último aumento do número de integrantes – para 36 desembargadores – ocorreu em 1992, quando a movimentação processual representava a metade da atual.

Acesse, nos links abaixo, resumos das trajetórias dos novos membros do TRT4:

Fotos

Acesse aqui o álbum de fotos da solenidade de posseAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: (Texto de Inácio do Canto, fotos de Daniel Aguiar e Inácio - Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias