Treinamento para advogados de Caxias do Sul esclarece dúvidas sobre o processo eletrônico
Recebe grande público o treinamento sobre Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) que ocorre nesta sexta-feira (22/3) na Subseção de Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil. São três turmas de 70 pessoas, uma em cada turno, e já há lista de espera de interessados em participar de novas edições. A capacitação está sendo promovida em parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e a OAB local.
A cidade serrana foi a primeira do Estado a receber o PJe-JT, em 24 de setembro de 2012. O sistema foi implantado, então, na 6ª Vara do Trabalho, instalada na ocasião e especializada em acidentes laborais. Na próxima segunda-feira (25/3), o processo eletrônico passa a ser adotado nas demais cinco unidades judiciárias do Foro Trabalhista.
O presidente da OAB de Caxias do Sul, Air Paulo da Luz, julga valiosa a capacitação, para todos os envolvidos. Destaca a considerável procura, inclusive por profissionais de outros municípios que atuam na cidade, e o grande aproveitamento com relação ao conteúdo oferecido. Constatando a inevitabilidade da migração do processo judicial para o meio eletrônico, Air esclarece não haver contrariedade da Ordem em relação ao PJe-JT mas, sim, preocupação quanto ao ritmo no qual a ferramenta vem sendo instalada nas unidades judiciárias e à frequência com que ela tem sido alterada.