Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 08/04/2013 00:00. Atualizada em: 08/04/2013 00:00.

TST celebra 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho dia 2 de maio

Visualizações: 73
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) serão celebrados pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no dia 2 de maio, às 17 horas, com uma solenidade na sede do TST. Autoridades dos três poderes e representantes da sociedade civil deverão participar do evento. Na cerimônia, a professora da UnB Gabriela Neves Delgado, autora de diversas obras sobre Direito, vai proferir palestra sobre o tema. Para se inscrever, clique aquiAbre em nova aba.

A CLT foi criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo. A Consolidação foi assinada pelo então presidente no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para comemorar o feito. Dois anos antes, em 1941, Getúlio havia assinado a criação da Justiça do Trabalho, no mesmo local e mesmo dia do ano.

A Consolidação unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho nela previstas. Ela surgiu como uma necessidade constitucional, após a criação da Justiça do Trabalho.

Durante todo o ano de 2013, a Justiça do Trabalho vai celebrar o aniversário da CLT com atos públicos, solenidades, publicações, seminários, etc.

Maiores informações no site do eventoAbre em nova aba.

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: (Marta Crisóstomo/MB - TST)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias