TRT4 e OAB/RS promovem treinamento sobre processo eletrônico para advogados de Canoas
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) promovem no dia 14 de junho, das 14h às 17h30, um treinamento sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) para os advogados que atuam na cidade. A atividade é gratuita e será realizada no auditório da subseção da OAB/RS em Canoas (Rua Ipiranga, nº 95, Centro). As inscrições devem ser realizadas no local, ou pelo telefone (51) 3466-2122, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30, ou pelo e-mail canoas@oabrs.org.br.
As cinco Varas do Trabalho de Canoas receberão o PJe-JT até 24 de julho. A partir de então, todos os novos processos ajuizados na cidade tramitarão eletronicamente do início ao fim. Os antigos permanecerão em papel.
No treinamento, é apresentado o passo-a-passo do trabalho do advogado no novo sistema. Também é reforçada a importância da obtenção do certificado digital (obrigatório no PJe-JT) e das configurações básicas dos computadores. A atividade é ministrada pelo desembargador do Trabalho Cláudio Antônio Cassou Barbosa, que coordena a implantação do sistema no Estado, o juiz do Trabalho Marcelo Bergmann Hentschke e o servidor Pablo Barros, da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal.
Como obter o certificado digital
A opção pela certificação digital partiu do Conselho Nacional de Justiça e segue uma tendência mundial em segurança da informação. Além de identificar com precisão pessoas físicas e jurídicas, garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e diversos tipos de transações realizadas na internet - como o envio de uma petição, por exemplo.
O certificado digital deve ser adquirido por meio de uma autoridade certificadora (AC). Na página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) você pode conferir passo a passo todas as etapas da aquisição. Para acessá-la, clique aqui.
Para saber as configurações necessárias para trabalhar com o PJe-JT em seu computador, clique aqui.