Plano Estratégico: Portaria estabelece as 12 microrregiões da Justiça do Trabalho no RS
Foi publicada no dia 7 de junho a Portaria nº 3.782, que divide a jurisdição da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul em 12 microrregiões – áreas que concentram um determinado número de Foros e Varas de localidades próximas. As microrregiões são as seguintes:
1 (Central): Santa Maria, Santiago, Cachoeira do Sul;
2 (Vale do Taquari): Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela, Encantado;
3 (Serra): Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Farroupilha, Gramado;
4 (Planalto): Passo Fundo, Marau, Erechim, Soledade,Carazinho, Lagoa Vermelha, Vacaria;
5 (Missões): Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Panambi, Três Passos;
6 (Sul): Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Santa Vitória do Palmar, Arroio Grande, São Lourenço do Sul;
7 (Fronteira Oeste): Uruguaiana, São Borja, Itaqui;
8 (Campanha): Santana do Livramento, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul, São Gabriel, Alegrete;
9 (Vale dos Sinos): Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara, Estância Velha, Montenegro, São Sebastião do Caí;
10 (Metropolitana): Canoas, Triunfo, São Jerônimo, Guaíba, Esteio, Sapucaia do Sul, Taquari;
11 (Metropolitana Litoral Norte): Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Alvorada, Osório, Torres, Capão da Canoa, Tramandaí;
12 (Capital): Porto Alegre.
Essa organização facilita diversas ações regionalizadas, como pesquisas e análises estatísticas, eventos institucionais e ações de capacitação. A medida integra o projeto “Justiça mais Próxima”, do Plano Estratégico do TRT4. Além de estabelecer as microrregiões, o projeto objetiva alterar o mapa jurisdicional de forma que a distância entre cada município e a sede da jurisdição (Vara ou Foro Trabalhista) seja de no máximo 70 quilômetros.
O projeto tem como gerente o servidor Francisco José Fetter Furtado, da Assessoria de Gestão Estratégica, e, como patrocinador, o juiz auxiliar da Corregedoria, Ricardo Fioreze. A equipe é formada pelos servidores Ana Luísa Johann Leal, Jeferson Daniel de Matos, João Carlos Girotto, Lucia Thomé de Oliveira e Carine Moehlcke Kohmann.
Para ter acesso às informações atualizadas dos demais projetos em andamento no TRT4, visite o portal da Gestão Estratégica.