Solenidade marca cinquentenário da Justiça do Trabalho em Taquara
Na noite desta quinta-feira (29/8), uma solenidade realizada no Foro Trabalhista de Taquara marcou os 50 anos de presença da Justiça do Trabalho no município. Seguido por um coquetel, o evento teve a presença de autoridades locais, magistrados, servidores e demais operadores do Direito.
O ato serviu ainda à abertura oficial da exposição “Justiça do Trabalho 50 Anos: a História é Feita por Nós”, composta por mobiliário, equipamentos e documentos que fizeram parte do dia a dia das unidades judiciárias em anos passados. Nesta mostra, merece destaque o grande mural com dezenas de fotografias trazidas por servidores e advogados, as quais registram confraternizações e vários dos ambientes onde já estiveram instaladas as muitas equipes que construíram essa história.
A cerimônia incluiu também uma homenagem a três pessoas: a servidora há mais tempo em atividade no Foro Trabalhista de Taquara, Lenira Viacava Kappel; o advogado há mais tempo em atividade da sede, Sebald Wagner; e a reclamante do processo 1/1963 (o qual integra a exposição), Célia Terra da Silveira.
Eduardo de Camargo, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Taquara e que se pronunciou em nome do Foro, pondera que a importância do cinquentenário está também na liderança agregadora que o município representa para a região. O magistrado refere os relatos de profissionais que atuam nesta comarca trabalhista e afirmam ser exemplar o modelo de trabalho, pela ótima relação mantida com outras instituições e com a comunidade. “Além da prestação jurisdicional, há todo um envolvimento com a sociedade, o que é importante”, resume.
Presente à cerimônia, o vice-presidente da Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, destaca o polo regional que é o município de Taquara, lugar “de muita produção e muito trabalho”. Nesse contexto, entende que o cinquentenário consolida o desenvolvimento gradual de uma pacificação, “construindo um modelo de convivência prolífera entre capital e trabalho”. O advogado saúda ainda a diligente presença da Justiça do Trabalho no Estado, aproximando o jurisdicionado da instituição, o que colabora para que “essa paz seja um grande manto de crescimento industrial e econômico para o país”.
Na visão de Edson Kassner, assessor jurídico da Prefeitura e representante do Executivo municipal, a comemoração “é muito significativa, até porque a Justiça do Trabalho representa e atende vários municípios da região”. Kassner salienta a qualidade das instalações disponibilizadas aos jurisdicionados, o que melhora o atendimento a toda a comunidade beneficiada por esta sede da instituição.