Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 19/03/2014 00:00. Atualizada em: 19/03/2014 00:00.

Aula inaugural da Escola Judicial destacará atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Visualizações: 44
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A programação da Escola Judicial do TRT da 4ª Região em 2014 terá início no próximo dia 27 de março, quinta-feira, das 19h às 20h30min. Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, proferirá a tradicional aula inaugural, abordando o tema dos Direitos Sociais que envolvem a atuação daquela Corte.

A Escola Judicial, por meio deste evento, pretende chamar a atenção de juízes e servidores para a atividade da Corte Interamericana de Direitos Humanos em prol do respeito e da consolidação de direitos inerentes à dignidade humana (art. 1º, III, da Constituição Federal).

A Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sede na Costa Rica. Sua atuação é tanto consultiva quanto contenciosa. É órgão jurisdicional do Sistema Regional de Proteção dos Direitos Humanos ao qual vinculado o Brasil, que é membro da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A Corte Interamericana de Direitos Humanos, tal como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, estabeleceu-se a partir da Convenção Americana de Direitos Humanos, também chamada Pacto de San Jose da Costa Rica. 

A Corte é composta por 7 juízes, dentre os quais o professor Roberto Caldas, cujo mandato se estende até 2018. Trata-se do único brasileiro, atualmente, a integrar o quadro de juízes dessa Corte. Dela também foi juiz, por exemplo, entre 1994 e 2008, o professor Antônio Augusto Cançado Trindade, ora integrante da Corte Internacional de Justiça, que tem sede em Haia, integrando o Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos.

As decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos têm força jurídica vinculante e obrigatória, cabendo aos Estados condenados seu imediato cumprimento. À vista do Pacto de San Jose da Costa Rica, a sobredita Corte tem competência, por exemplo, para apreciar pedidos alusivos ao direito de não ser submetido a formas tradicionais ou modernas de escravidão. 

A  aula inaugural 2014 da EJ é destinada a magistrados e servidores do TRT4, preferencialmente assessores, assistentes e chefes de gabinete de Desembargadores, assistentes de juízes, diretores e assistentes de diretores de secretaria de Vara. Magistrados devem inscrever-se pelo e-mail cursosej@trt4.jus.br. Os servidores devem efetuar sua inscrição pelo link http://www.trt4.jus.br/portaltrt/cursosAdmin.html ou pelo Portal VOX > Cursos > Informações e Inscrições.

O evento acontecerá no auditório Ruy Cirne Lima, junto à Escola Judicial do TRT4 (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar), sendo considerado ao cumprimento da carga horária semestral mínima de formação dos magistrados do TRT4.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Escola Judicial
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias