Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Exposição Tantos Uns

  

tantos uns-2.jpg

  

Descrição das Imagens

As fotos da exposição estão impressas em preto e branco e retratam pessoas com deficiência em diversas situações. 

Andréa Junges Cruz (Deia)       

Quadro é composto por quatro fotos. A principal é um retângulo vertical maior. As demais são três quadrados dispostos à direta. Todas as fotografias foram feitas em um estúdio de dança. Na fotografia principal, a jovem bailarina down está de costas para a câmera e de frente para o espelho existente em toda a parede da sala, o qual reflete o rosto dela. Os olhos estão abertos e fixos em sua própria imagem, o sorriso é singelo, os braços apresentam-se bem esticados em sentidos opostos (um para cima e o outro para baixo). Suas pernas cruzam-se, direita à frente com pé virado para fora, em pose de dança. Na foto de cima, a bailarina é retratada do busto para cima, sorrindo e segurando uma barra cilíndrica de ferro com a mão direita, enquanto braço esquerdo está elevado e levemente curvado sobre a cabeça. O dedão está separado dos outros dedos (formato da letra “C”) e no vão entre os dedos encaixa-se o final da palavra DANÇA, escrita em quadro pendurado na parede ao fundo da sala. Na foto do meio, a bailarina alonga-se sentada no chão. Uma perna está estendida com o pé em “flex” (ponta do pé voltada para cima e calcanhar encostado no solo), com a mão ela segura a ponta dos pés e seu tronco se reclina sobre a perna delicadamente, como seu sorriso. Na foto de baixo, ela faz “careta”, dedões encostam as bochechas, as mãos estão espalmadas em ensaio de “Jazz”.     voltar

Adriane Alves Moraes Haag / Daroni Lesnik / Deise Rodrigues de Assis / Francisco Eduardo Coelho da Rocha / Ivonete Joaquim da Silva / Karla Imaculada Gomes da Silva / Maria de Fátima Faleiro   

O quadro apresenta uma fotografia grande e três fotos menores embaixo.  Imagem principal: seis pessoas estão sentadas em uma larga escadaria em diversos níveis. Um grupo de três mulheres conversa utilizando língua de sinais. Uma mulher, sentada mais à cima, e um homem, sentado mais à baixo, em diagonal, olham um para o outro, sorrindo. Uma mulher olha para a câmera e sorri. Fotografias menores: todas estão situadas no térreo de um prédio e as pessoas estão na rua. Na primeira foto, cinco mulheres formam uma fila indiana em frente à câmera, inclinam a cabeça cada uma para um lado, alternadamente, em zigue-zague, sorriem e fazem sinais que indicam a letra "v" (a palma da mão para frente, o indicador e o dedo médio estão levantados, enquanto os dedos polegar, anelar e mínimo estão recolhidos) e "i love you" (a palma da mão para frente, o polegar, o indicador e o dedo mínimo estão levantados, enquanto os dedos anelar e médio estão recolhidos). Na foto do meio, quatro mulheres estão em pé segurando uma mulher deitada, de frente para a câmera. Na terceira foto, dois homens se olham sorrindo enquanto utilizam sinais para conversar.    voltar

Alessandra Pereira de Andrade  

Uma mulher segura um cartaz em que está escrito “Não me Kahlo!”. Ela está sentada e sua caracterização faz alusão à pintora mexicana Frida. No topo de sua cabeça há tranças e flores, usa brincos e colares grandes, veste roupa estampada e sobre os ombros recai um xale xadrez. Lança um olhar reto em direção ao fotógrafo e traz nos lábios um sorriso sutil.    voltar

Alex Bruno Viana da Silva  

A fotografia foi tirada de frente e na horizontal. Retrata parte da turma de jovens formandos do curso de relações públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no palco do salão de atos desta, durante a realização da cerimônia de colação de grau. Todos estão vestindo beca, traje acadêmico especialmente usado por formandos em formaturas. A maioria do grupo está de pé, aplaudindo, com braços levantados, de bocas abertas em formato da letra “O”, expressões faciais de vibração e semblantes corporais de ovacionamento ao colega da frente. Diante deles, sentado em cadeira de rodas, está Alex Bruno, com fisionomia de alegria, boca aberta em formato da letra “U”, os dentes de cima aparecem, contrastando com sua barba escura e aparada. Ele está com os braços abertos e erguidos, a mão direita segura o capelo e a mão esquerda aparece com o dedão destacado e o dedo indicador apontado para o alto.     voltar

Aula de dança da ACERGS  

Quadro apresenta quatro fotos. A principal é um retângulo maior e as demais são pequenos quadrados dispostos abaixo desta. Em todas o ambiente é uma sala de aula de dança de salão. A foto maior retrata dois casais dançando, fotografados de frente e da cintura para cima. Um casal está no canto esquerdo da imagem, encontram-se de perfil e posicionados frente a frente, abraçados um com o outro. Ele usa óculos de sol e seu braço direito segura sua companheira acima da cintura, até onde chegam os longos e claros cabelos dela. O segundo casal está mais ao fundo da sala e mais à direita da foto. A dançarina aparece de frente para o espectador, com a mão esquerda colocada na cintura sobre largo cinto, seus dedos estão sutilmente afastados e a tonalidade clara do esmalte contrasta com a cor escura de sua roupa. Ele está atrás dela, contornando-a pela esquerda, num bailado de dança, tipo “rodopio”. Seu braço direito está posto atrás de seu próprio corpo, ao passo que o braço esquerdo posiciona-se elevado sobre a cabeça da parceira e sua mão esquerda segura a mão direita dela firmemente. O casal é aproximadamente da mesma altura, os rostos estão alinhados na horizontal e observa-se o dele no vão existente entre a dobra do cotovelo dela e em sua face há um sorriso delicado e óculos escuros. Na foto da esquerda, casal é retratado durante um “giro”. Eles estão de perfil um para o outro. Ele está de frente para o público, veste roupa escura, seu braço esquerdo está alto e flexionado em direção a ela. A mão dele segura graciosamente a mão direita dela. Ela aparece de costas para o fotógrafo, sua cabeça está virada para o companheiro e sua mão esquerda pega a mão direita dele com desenvoltura. A foto do meio há um “close” no detalhe da “pegada” das mãos. Mão feminina, com pulseira no pulso, está voltada para cima e com os dedos semi dobrados. A mão masculina os alcança, o dedão “discretamente” reconhece o ossinho da dobra da parte superior do dedo e com os outros dedos busca e encosta na extremidade dos dedos de sua parceira. A foto da direita, tirada de frente, debaixo para cima, a partir do busto, mostra casal de perfil e frente a frente. Ele usa óculos escuros e ela está com a mão suavemente repousada sobre o ombro dele.    voltar

Aula de Judô da ACERGS   

O quadro apresenta uma fotografia grande e três fotos menores ao lado. As pessoas vestem quimono e estão em uma academia com tatame no chão.  Imagem principal: dois homens em um golpe de judô. O homem que aplica o golpe é visto meio de lado, meio de costas, e está curvado, seu rosto aparece paralelo ao solo. O homem que sofre o golpe está com as pernas para o ar, alinhadas com as pernas do homem que aplica o golpe, criando a imagem de um “X”.  Fotografias menores: A primeira e a segunda mostram dois homens envolvidos em um golpe de judô, em que um aplica o golpe e o outro vai em direção ao solo, levantando um pé para o ar. Na terceira foto um grupo de nove judocas, homens e mulheres, posam para a foto.    voltar

Célia Rosane Dias de Azambuja

Uma mulher sob o céu com o olhar ao longe. A fotografia é vista do ângulo de baixo para cima e a mulher está levemente virada para a direita da imagem. Ao fundo, o céu é cortado por nuvens esparsas alinhadas em uma diagonal que vai do canto inferior esquerdo da foto ao canto superior direito. A mão esquerda, fechada, está recolhida junto ao corpo. A mão direita toca o rosto entre a orelha direita e o queixo. A boca se abre em um grande sorriso e os olhos estão fixados em algum ponto que se perde no horizonte. A luz do sol ilumina seu rosto e faz refletir um brilho no olhar.     voltar

Celso Munhoz Schmidt / Cíntia  e Heron / Curinga / Gabriel / Léo / Portinho  

O quadro apresenta uma fotografia grande e três fotos menores embaixo. O cenário é uma quadra em um ginásio poliesportivo. Os jogadores usam uniforme e todos estão em cadeiras de rodas especiais para a prática de basquete. Imagem principal: um homem impulsiona a cadeira em direção à bola, que está no ar, na altura da cabeça dele e a uma distância que lhe permite chegar para dar continuidade à jogada. A musculatura de seus braços está tensionada e seu rosto expressa concentração, com olhos arregalados, testa franzida e boca fechada, apertando os lábios. Fotografias menores: Na primeira imagem, uma mulher usa uma mão para movimentar a cadeira enquanto a outra mão quica a bola. Um homem aproxima-se pelo lado. Na imagem do meio, quatro pessoas se envolvem em uma jogada em que a bola está no ar, no alto, acima da cabeça dos paratletas. O homem que está mais à frente leva a mão direita espalmada em direção ao solo enquanto a mão esquerda segura a roda esquerda, que está levemente levantada, dando uma inclinação lateral à cadeira.  A terceira imagem traz um homem de costas, segurando a bola, com o braço direito erguido em posição de arremesso. Ao seu lado, e um pouco à frente, um outro jogador paratleta levanta a mão em direção à bola para bloquear o arremesso. Ele tem os olhos arregalados, a testa franzida, as narinas dilatadas, a boca entreaberta e o olhar compenetrado fixo na bola.    voltar

Claudiane Brito / Gabriel Fialho / Isabel Nequesaurt / Maribel Dias / Marilene de Mello / Silvia Cristiano / Vanusa de Sá    

O quadro apresenta uma fotografia grande e três fotos menores embaixo. As pessoas estão sorridentes e alegres. Imagem principal: sete pessoas em círculo, todos olhando para o fotógrafo, com os braços para a frente fazendo o sinal de “i love you” (eu te amo) em língua de sinais (a palma da mão para frente, o polegar, o indicador e o dedo mínimo estão levantados, enquanto os dedos anelar e médio estão recolhidos).A imagem é vista do meio da roda, de baixo para cima, e as mãos juntas no alto desenham um círculo. Ao fundo, apenas o céu.  Fotografias menores: todas estão situadas no terraço de um prédio e a cidade pode ser vista ao fundo. Na primeira foto uma mulher está com o braço esquerdo apontando para o céu e com o olhar na mesma direção, enquanto o braço direito está cruzado no peito, próximo ao ombro esquerdo. Na segunda imagem um grupo de seis mulheres posa para a foto, alguns com braços abertos, demonstrando bastante animação. Na terceira foto, uma mulher sorri e aponta para o céu.    voltar

Denise Ferreira  

O quadro apresenta uma fotografia grande e três fotos menores embaixo. Uma mulher em uma cadeira de rodas sorri em diferentes situações.  Imagem principal: a mulher está de frente para o fotógrafo, a mão direita está no braço da cadeira enquanto a mão esquerda repousa sobre a perna esquerda. A cabeça está um pouco virada para o lado, o olhar diagonal vai em direção a janelas que aparecem em quadrados de luz ao fundo, harmonizando com uma porta grande que aparece atrás da mulher, à esquerda da foto. Fotografias menores: na primeira, a mulher está sendo maquiada e olha para a pessoa que aplica a maquiagem com o pincel em seu rosto. Na segunda, a mulher está de lado e ao fundo está um cartaz com os versos “Todos esses que aí estão / atravancando o meu caminho / eles passarão… / eu passarinho!”. Na terceira, a mulher segura um emaranhado de fios com pontos de luminosidade que formam desenhos abstratos em sua mão esquerda. Ela olha para a mão esquerda enquanto a mão direita está ao lado da cabeça, com o indicador próximo à têmpora.    voltar

Dionel da Silva Pereira  

A fotografia é praticamente toda preenchida por um quadro na parede e homem postado diante dele no canto direito. A obra é do pintor surrealista “Joan Miró” e mostra imagens abstratas em composição a expressarem com formas geométricas uma figura infantil à esquerda, uma feminina maior no centro e à direita figuras retangulares de formatos diversos com três finos e longos riscos arredondados na extremidade. Dionel apresenta sequela de membro superior, não possui a mão esquerda. O braço esquerdo está junto ao corpo enquanto o braço direito está esticado para a frente, levando a mão direita ao quadro e o dedo indicador aponta para o nome do autor da obra MIRO. Com um sorriso franco ele demostra contentamento.    voltar

Elaine Bier   

Uma mulher pratica ioga à beira de um lago, sob as árvores. A mulher está em pé, com o corpo virado para a frente e o rosto virado para o lado esquerdo da foto. Ela faz uma postura de equilíbrio, com os braços abertos e com a perna direita cruzada na altura do joelho esquerdo. A perna esquerda sustenta o equilíbrio, paralela à longa bengala que a mulher segura com a mão esquerda. Da mão esquerda até a mão direita, um lenço é estendido, descrevendo uma parábola com a concavidade voltada para cima.    voltar

Elton Luiz Decker e Gabriel (Billy)   

Fotografia de um menino e de um homem com violões. O ambiente é simples, semelhante a um galpão com paredes brancas e algumas cadeiras dobráveis de alumínio, típicas de bar. O menino está sentado em uma cadeira à esquerda da foto, aparenta ter nove ou dez anos de idade, e empunha um violão segurando o braço do instrumento. O homem está sentado em uma cadeira, entre o centro e a direita da foto, olhando para baixo. Sua perna esquerda está estendida e a direita está flexionada, apoiando o violão que segura em posição de quem toca o instrumento. À frente de ambos, três violões estão deitados sobre o chão. Ao fundo, entre o menino e o homem, um violão está em pé, encostado na parede, sobre uma poltrona sem braços.    voltar

Germano Hofler   

Fotografia vertical, tirada de frente, na orla do Gasômetro, em dia nublado, retratando ao centro da foto homem sentado em bicicleta (bike Itaú), perna esquerda está apoiada ao chão na lateral interna. O guidom é segurado pelo braço esquerdo, Germano está de boné, óculos de sol, sua barba e bigode são escuros, a mão direita está esticada para frente com dedão sutilmente destacado. Ele veste bermudão à altura do joelho e na perna direita mostra uma prótese mecânica vestindo tênis com todo o solado apoiado no piso de cimento claro.     voltar

Guilherme Della Flora

Fotografia tirada de baixo para cima, sentido vertical, ao fundo aparece o letreiro do prédio indicando estar do Tribunal Regional do Trabalho de Porto Alegre. No centro da foto aparece um jovem homem sentado abraçado em seu cão guia. Ele usa óculos escuros, barba rala, seu braço esquerdo envolve o dorso do cachorro da raça Golden Retriever, que está com a cabeça apoiada e encostada no bíceps direito de Guilherme. O cão está olhando para frente, focinho escuro orelhas caídas lateralmente. Guilherme está com o rosto alinhado acima da cabeça de seu cão guia e parece contente, esboçando um discreto sorriso sereno.    voltar

Juliana Peracini da Costa e Juliano Machado dos Santos   

O quadro mostra um casal que ergue os copos em brinde com outras pessoas. A mulher está à esquerda da foto, tem a cabeça levemente inclinada para cima e a boca se abre em um grande sorriso. O homem está à direita da foto, está com o rosto um pouco de lado e sorri. No canto esquerdo inferior, cinco copos encontram-se reunidos e algumas mãos aparecem, indicando o movimento do brinde.    voltar

Luciano d'Ávila   

Quadro é composto de duas fotografias retangulares, horizontais e de mesmo tamanho, vistas de frente. A imagem de cima, apresenta homem segurando com os dedos indicador e médio entreabertos (na forma da letra Vê) lata de metal prateada, tamanho médio, idêntica àquelas utilizadas nas “brincadeiras de telefone sem fio de antigamente”, encostada na orelha direita. Da lata sai fio de corda que parece facho de luz. O rosto dele está iluminado por largo sorriso. O semblante facial de felicidade é contornado pelo desenho das sobrancelhas altas e curvadas a realçarem seus olhos. E com as pupilas voltadas para a direita (na direção da lata), o olhar é longínquo e irradia contentamento. Na imagem debaixo, Luciano aparece do peito para cima, a cabeça está sutilmente inclinada à esquerda, está com a boca delicadamente fechada, sombrancelha esquerda bem levantada, testa franzida, pupilas voltam-se para o canto esquerdo de seus olhos. Ele segura a lata abraçando-a com a mão em formato de concha, encosta-a na orelha esquerda e seu olhar é de perplexidade.     voltar

Luciano Mallmann 

Quadro apresenta quatro fotos. A principal é um retângulo maior e as demais são pequenos quadrados dispostas abaixo desta. Todas retratam a apresentação teatral “Monólogo Ícaro” do artista cadeirante Luciano Mallmann no palco. Na fotografia maior o piso é escuro, o fundo do cenário também é preto com finas frestas permeadas por suave luminosidade. À esquerda de Luciano estão mastros com as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do TRT4. Acima de sua cabeça há um pequeno foco de luz a refletir seus cabelos finos e lisos, em tons escuros e grisalhos, realçando-o até a barba aparada e o bigode. Ele está de frente para a plateia, de braços abertos e ligeiramente erguidos a altura dos ombros, sua cabeça está sutilmente inclinada à direita, olhos abertos e olhar ao longe.  A foto do quadrado da esquerda mostra Luciano da cintura para cima, levemente de perfil. O antebraço esquerdo está levantado, um pouco mais alto que a altura do cotovelo, a mão encontra-se entreaberta com o dedão destacado. A cabeça de Luciano apresenta-se discretamente inclinada para frente, sua boca está delicadamente fechada, seu olhar é firme, sério e pensativo. Na foto do meio, Luciano aparece acima da linha dos joelhos, de frente para o público, sutil rotação à direita, mão direita está apoiada sobre a coxa direita com os dedos abertos. Antebraço esquerdo está semi-flexionado para o alto, à altura do cotovelo, com o dedo indicador da mão esquerda apontando para cima. A cabeça de Luciano mostra-se delicadamente inclinada para diante, os lábios expressam um sorriso discreto, sombrancelhas curvam-se, olhos abertos e olhar argumentativo, intrigante e reflexivo. Na foto da direita, Luciano aparece de perfil, a partir da linha dos joelhos, a mão esquerda descansa sobre a parte superior da coxa, dedos unidos. Sua franja faz suave sombra à sua testa, olhos fechados e semblante sereno.     voltar

Luísa Bergmann   

Fotografia horizontal, tirada de cima para baixo, retrata jovem mulher sentada na grama à beira de um lago, onde se observam ondas em círculo, cujo epicentro está imediatamente atrás de sua cabeça. Luisa está com as pernas flexionadas e os joelhos se encostam, sobre os quais repousa seu braço esquerdo de pele clara, a contrastar com a sua calça escura. Ela  está com o pescoço alongado, a cabeça delicadamente erguida e virada para a esquerda, sorri discretamente, os dentes de cima aparecem e opõem-se a cor do batom. De olhos abertos, ela mira ao longe, os cabelos estão soltos e vão até a altura dos ombros, as pontas fazem uma curva em formato de onda, harmonizando-se com o movimento na água, parte de sua franja é presa por “presilhas do tipo asas de borboletas” próximo à orelha esquerda, sobre a qual observa-se aparelho auditivo e brinco de argola.     voltar

Marcus Vinicius Sauer   

A foto é preenchida quase totalmente por um quadro em uma parede e um homem que posta-se à frente no canto inferior direito. O quadro reproduz a imagem de árvores, de um rio, do céu com nuvens esparsas e do sol ao fundo, bem ao centro. O jogo de luzes do quadro na parede cria um efeito de movimento, como se a imagem estivesse em três dimensões. O homem à frente do quadro apresenta sequela de membro superior, não possui a mão esquerda. O braço esquerdo está junto ao corpo enquanto o braço direito está esticado para a frente, a mão direita bem iluminada, como se indicasse movimento contrário ao criado pelo quadro que tem atrás de si.    voltar

Mateus Delphos Martins Machado e Cristiane Estela Santos Martins  

Imagem de um menino down ao lado da mãe. Eles vestem roupas escuras, estão em um ambiente claro e olham diretamente para o fotógrafo. Ambos estão sentados lado a lado junto a uma mesa espelhada, com um livro de inglês à frente do menino e um estojo do Homem-aranha à frente da mãe. O menino está à esquerda da foto, usa óculos, segura o lápis com a mão direita (os dedos anelar, médio e indicador estão recolhidos, segurando o lápis, enquanto os dedos mínimos e polegar estão levantados, com o dorso da mão para frente). Com o braço esquerdo, o menino abraça a mãe, a mão esquerda repousa sobre o ombro esquerdo dela. O menino sorri com a cabeça um pouco de lado, as sobrancelhas levantadas realçam o olhar alegre. Em seu abraço, ele traz a cabeça da mãe para junto da sua. Ela, um pouco curvada de lado em direção a ele, também sorri, com os cabelos soltos caindo ao lado do rosto. No estojo, o Homem-aranha aparece fazendo o sinal de “i love you” (eu te amo) em língua de sinais (a palma da mão para frente, o polegar, o indicador e o dedo mínimo estão levantados, enquanto os dedos anelar e médio estão recolhidos). Toda a imagem é replicada, de forma mais suave, no tampo espelhado da mesa.    voltar

Oneide de Souza Figueiredo   

Fotografia vertical de uma pista de atletismo, ao fundo há um prédio alto e claro e o final externo da pista é delimitado por uma cerca de aproximadamente um metro de altura, atrás da qual encontram-se muitas árvores grandes e copadas em todo o seu entorno. Na raia de dentro da pista há um atleta correndo, vestindo calção escuro e camiseta de manga curta do circuito de corridas do SESC, seu pé esquerdo está a frente e com a sola do tênis toda apoiada no chão, o joelho levemente flexionado e a parte superior da coxa destaca a musculatura bem torneada. O pé direito atrás está suspenso no ar e com a ponta do tênis em direção ao solo, aparecendo a panturrilha firmemente definida. O braço direito mostra-se ligeiramente dobrado, seguindo o movimento do corpo, a cabeça erguida com os olhos abertos seguindo a linha do horizonte em postura característica de corredor experiente. No pulso do braço esquerdo usa relógio e a mão esquerda segura bengala que está em contato com a barra guia de metal no solo. Esta fica entre o desnível da pista e o gramado do campo, o que lhe sinaliza a raia de corrida.     voltar

Pablo André Flôres   

Um homem está sentado em um sofá, de lado, com a perna esquerda cruzada por cima da perna direita, lendo um livro que segura em suas mãos. Seu rosto tem um aspecto relaxado e os lábios descrevem um discreto sorriso. O ambiente é claro, as paredes e o sofá são brancos, em contraste com a roupa escura que o homem veste. Em frente a ele, no quadrante inferior direito da foto, está uma cadeira de rodas com uma mochila pendurada atrás.    voltar

Vânia Teresinha Oliveira Soutinho / Leandro Rogério Souza Soutinho / Vinícius Oliveira Soutinho  

Quadro apresenta quatro fotos. A principal é um retângulo maior e as demais são pequenos quadrados dispostas abaixo desta, em todas o ambiente é um parque.  Ao fundo da fotografia maior há um largo e longo gramado, repleto de árvores de troncos grossos, refletindo suave sombreamento sobre o solo. No centro da imagem aparece uma mulher negra, vista de frente da cintura para cima, vestindo camisa social florida, a manga do braço esquerdo está dobrada na altura do cotovelo, mostrando a ausência do antebraço e da mão esquerda. Vânia é abraçada e beijada na bochecha direita por seu jovem filho (Vinicius de quatorze anos), que está colado nela lateralmente e por detrás dela. Ela está com o cabelo preso, usando faixa estampada, óculos de sol e seu sorriso espelha alegria. Ele a toca com sua mão direita em formato de conha no ombro esquerdo e o braço esquerdo dele contorna o pescoço dela, que segura a mão dele com sua mão direita, e os dedos indicador e anelar estão levemente abertos em formato da letra “Vê”.  Na foto pequena da esquerda, Vânia é retratada de frente, do busto para cima, de sorriso aberto, seus dentes claros contrastam com o tom escuro de seu batom, seus olhos estão abertos, olhar de “canto de olho” à direita e a luz do sol reflete o lado direito de sua face, destacando as trancinhas de seu penteado e projetando delicada sombra de fios de seu cabelo. As fotos do meio e da direita, retratam Vânia com o marido e o filho. Na do meio eles são fotografados de cima, seus rostos sorridentes alinham-se verticalmente num abraço “coletivo”. Na imagem da direita o alinhamento é horizontal, a foto é de frente, da cintura para cima, Vânia está na frente, Vinicius no meio e Leandro atrás com a cabeça inclinada à direita, todos muito juntos e com os sorrisos abertos e dentes aparecem. A luz solar aparece nas testas deles.     voltar

Vera Luiza Bergamo e aula de Xadrez da ACERGS  

Quadro apresenta quatro fotos. A principal é um retângulo maior e as demais são pequenos quadrados dispostas abaixo desta. O ambiente de todas é uma biblioteca, onde há uma mesa clara sobre a qual estão quatro tabuleiros de xadrez. A fotografia principal retrata uma xadrezista mulher de olhos fechados, testa ligeiramente franzida, boca com lábios suavemente abertos e a expressão facial de compenetração. As mãos dela estão postas sobre as peças realizando movimento de jogada clássica de xadrez e seu dedo anelar esquerdo exibe aliança. Na foto da esquerda, a mesa é observada de cima e as mãos de três xadrezistas aparecem movimentando as peças. A fotografia do meio foi tirada de cima para baixo, abrangendo um único tabuleiro e apenas um dos jogadores, a mão direita aparece a partir do pulso e pega firmemente uma peça e a esquerda está no “auge” da jogada, retratando o “efeito” da mão em movimento. A imagem da direita foi fotografada de frente, à altura da mesa, com “close” no canto de um dos tabuleiros, mostrando somente peças pretas e uma delas é segurada entre o dedão e o dedo indicador da mão esquerda do xadrezista.     voltar

voltar para a página inicial

Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho, Comissão de Cultura
Última atualização: 05/07/2023 17:41
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista