Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
13/06/2018 14:29 compartilhe:

Presidente Vania palestra em seminário promovido pela Fiergs

Início da galeria de imagens.
Participantes do painel posam para foto
Foto da presidente palestrando
Fotografia da presidente Vania Cunha Mattos durante a palestra
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Nesta terça-feira (12/6), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, foi uma das palestrantes do seminário “A Evolução da Modernização Trabalhista”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na sede da Fiergs, em Porto Alegre, e teve a presença  de centenas de participantes.

Tendo por mediadores Thômaz Nunnenkamp (coordenador do Conselho de Relações de Trabalho da Fiergs - Contrab) e Gustavo Jüchem (ex-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do Rio Grande do Sul - Satergs), a apresentação da magistrada foi intitulada “Modernização do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Frente ao Contencioso Trabalhista”.

Vania iniciou sua manifestação relatando os esforços da atual Administração do TRT-RS na busca por soluções consensuais para os passivos trabalhistas dos grandes litigantes - aquelas empresas, públicas e privadas, às quais são direcionadas as maiores quantidades de reclamatórias. Informou estarem sendo realizadas frequentes reuniões com os representantes dessas reclamadas, já obtendo ótimos resultados no sentido do encerramento dessas volumosas demandas.

A magistrada destacou a importância dada em sua gestão ao acordo, enquanto forma econômica e ágil de desfecho para processos que se encontram nas mais diferentes fases. Nesse sentido, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, para estimular a conciliação das muitas reclamatórias que aguardam análise de admissibilidade de recurso de revista

A ampliação e aparelhamento dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT), de 1º e 2º graus, também serviu para comprovar seu foco na conciliação. E o bom desempenho gaúcho na 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista evidencia, na sua visão, o acerto em priorizar tais iniciativas. A magistrada observou que os Cejuscs têm contado com a comprometida atuação de diversos magistrados e servidores, da Capital e do Interior, e estão à disposição de qualquer parte que queira conciliar, a qualquer momento.

Previamente à palestra, a desembargadora Vania foi recebida pelo presidente da Fiergs, Gilberto Petry, em seu gabinete. Na oportunidade, acompanhados por outros integrantes de Federação, eles conversaram sobre a situação da indústria no Estado, cenário sobre o qual foi entregue um estudo à presidente.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias