Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Custas e Emolumentos - GRU Judicial

CUSTAS E EMOLUMENTOS

Na Justiça do Trabalho, o pagamento de custas e emolumentos – despesas ou encargos decorrentes do processo – é feito exclusivamente mediante Guia de Recolhimento da União – GRU Judicial, conforme dispõe o Ato Conjunto TST/CSJT nº 21/2010Abre em nova aba.


Emissão da GRU Judicial 

A emissão da GRU Judicial deve ser realizada por meio do site da Secretaria do Tesouro Nacional na internet (www.stn.fazenda.gov.br), sendo ônus da parte interessada efetuar seu correto preenchimento.

Clique aqui para emitir a GRU JudicialAbre em nova aba.

 

Orientações para o preenchimento da GRU Judicial

a) O campo "Unidade Gestora" deverá ser preenchido com o código do Tribunal favorecido pelo recolhimento (o código do TRT da 4ª Região é 080014).

b) No campo "Gestão" deverá constar o código 00001.

c) O campo "Código de Recolhimento" deverá ser preenchido com um dos seguintes códigos, conforme o caso: 18740-2 – STN – CUSTAS JUDICIAIS (CAIXA/BB) ou 18770-4 – STN – EMOLUMENTOS (CAIXA/BB).

d) O campo "número do processo/referência" deverá ser preenchido sem pontos ou hifens, excluindo-se os quatro últimos dígitos, que deverão ser informados no campo "Vara".

Os demais campos deverão ser preenchidos conforme as regras estabelecidas pela Secretaria do Tesouro Nacional.

 

Pagamento da GRU Judicial

O recolhimento da GRU Judicial deve ser efetuado exclusivamente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, conforme dispõe o Ato Conjunto TST/CSJT nº 21/2010Abre em nova aba.

 

Devolução de valores da GRU Judicial - Valores recolhidos indevidamente

A devolução de valores da GRU Judicial (Prov. Conjunto 03/2011Abre em nova aba) deverá ser feita por petição dirigida à Unidade Judiciária para a qual foi direcionado o recolhimento indevido, acompanhada de procuração, de cópia da GRU Judicial paga, onde consta o CNPJ/CPF da parte e os dados bancários para restituição dos valores.

Fonte: Secretaria-Geral Judiciária, Secretaria Processual
Última atualização: 15/02/2024 16:49
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista