Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 01/12/2023 21:11. Atualizada em: 01/12/2023 21:11.

Rossal faz balanço de sua gestão e agradece a magistrados e servidores pelo empenho

Visualizações: 75
Início do corpo da notícia.
Francisco Rossal
Des. Francisco Rossal

Ao passar o cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) em solenidade nesta sexta-feira (1/12)Abre em nova aba, o desembargador Francisco Rossal de Araújo destacou algumas realizações da sua gestão no biênio 2021/2023. Ele também agradeceu a magistrados e servidores que colaboraram com a Administração e falou do futuro por meio de uma carta dirigida a seu filho mais novo e aos seus netos, ainda crianças.

Dentre outras iniciativas da sua gestão, Rossal destacou o projeto Integra TRT, no qual percorreu diversas localidades do Estado para fortalecer o diálogo com magistrados, servidores, advogados, autoridades locais e entidades de trabalhadores e empregadores. O objetivo do projeto foi aproximar a Justiça do Trabalho das comunidades.

Outro momento-chave da sua Administração, segundo o desembargador, foi a ação imediata de defesa da democracia diante dos atos golpistas perpetrados em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. No dia seguinte à invasão e depredação das instituições democráticas na Capital do país, lembrou Rossal, o TRT-4 foi o primeiro tribunal a reunir seus membros em sessão extraordinária para repudiar os atos. "Naquele momento eu percebi a força da união do nosso Tribunal, a comunhão de propósitos e o compromisso público que todos possuem", observou. "É muito fácil administrar um Tribunal com tal força de espírito", afirmou.

Outras conquistas da gestão, de acordo com o ex-presidente, foram o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, bem como a realização de dois eventos de caráter nacional em parceria com outros tribunais gaúchos: o Encontro Nacional da Memória e o Encontro Nacional de Inovação Tecnológica. "Nunca a cooperação judiciária foi tão presente para esses tribunais organizadores", ressaltou.

A atuação da Escola Judicial na capacitação de magistrados e servidores, as reformas físicas nos prédios da Justiça do Trabalho e o retorno ao trabalho presencial após o período mais grave da pandemia da covid-19 também foram citados no discurso do desembargador como momentos importantes da sua gestão.

"Ninguém faz nada sozinho", enfatizou Rossal, ao agradecer, nominalmente, a magistrados, magistradas, servidores, servidoras e familiares que o apoiaram no período de gestão. O ex-presidente fez menção especial ao seu filho e a seus netos, ainda crianças, que muitas vezes frequentaram o Tribunal em dias de trabalho. "Meu gabinete teve um espaço kids", relembrou, descontraidamente. "A presença dos filhos nos faz melhor. O principal de tudo é o sorriso das crianças", celebrou. "O Tribunal que dirigi no biênio 2021/2023 não é o mesmo que entrego para o meu sucessor. Espero que seja um Tribunal um pouco melhor. O rio da vida segue seu curso e todos vamos nos aperfeiçoando ao longo do tempo, o que também ocorre com as instituições", concluiu.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado (Secom/TRT4) e fotos de Reinaldo Foltz
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista