Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/11/2023 19:06. Atualizada em: 13/11/2023 19:06.

Exposição “Retratos do Imaginário” está aberta ao público no TRT-4

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

Foto ampla com artis, convidado e obras.jfifA exposição de obras de arte "Retratos do Imaginário", do artista plástico Valdenar Gonçalves, está aberta ao público, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). As obras estão expostas no saguão do TRT-4. A vernissage ocorreu nesta segunda-feira (13/11).

A mostra fica aberta à visitação até o dia 28 deste mês, das 10h às 18h. No lançamento da exposição, a juíza Anita Lübbe, integrante da Comissão de Gestão da Memória do TRT-4, destacou a importância de ações como essa pelo Tribunal. Disse que a arte e a memória andam juntas, fazendo um elogio ao artista.

Foto Annita.jfif
Juíza Anita Lübbe

“Temos a honra de receber o Valdenar e de apreciar a sua arte e o sentimento que ele colou em cada trabalho. Porque a arte não existe por si só. Ela toma valores e ela cresce conforme as emoções de cada um”, destacou a magistrada.

Valdenar Gonçalves se disse muito feliz pelo fato de a exposição estar num local como o TRT-4. “Ter acesso a esse espaço é muito importante. É bom a gente ocupar espaços como esse”, agradeceu o artista.

Foto artista.jfif
Artista Valdenar Gonçalves

O evento conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sintrajufe/RS). Márcia Coelho, que representou a entidade na cerimônia, se disse honrada por ter feito parte da construção da exposição.

“Eu vi essas obras e via a força de cada pincelada que compõe essas expressões, cada retrato. Me dei conta das vivências por trás disso, dos momentos que fizeram chegar às expressões ali retratadas”, disse Márcia.

O artista

Foto Sintrajufe.jfif
Márcia Coelho, do Sintrajufe/RS

Valdenar Gonçalves é natural de Ijuí, na região noroeste do Estado, e reside em Porto Alegre há uma década. O teatro está na base de sua formação. A partir dele, o artista ingressa no mundo das artes visuais. Valdenar busca inspiração em sua vivência no interior e na capital gaúcha. Enquanto no interior, são as memórias das brincadeiras das crianças trazidas para suas telas que nos encantam e emocionam. Na capital, Valdenar lança um olhar sobre o homem negro, criando retratos que expressam sua beleza.

Do imaginário infantil, o artista apresenta ao público singulares personagens intitulados “os comedores de lagarto”, e traz lembranças de um tempo em que as crianças brincavam juntas, diferentemente do que vemos nos dias de hoje. A série “pretos a três por quatro” dialoga com a  representação positiva do homem negro, na contramão da tendência dominante que insiste em estigmatizá-lo. Conectando passado e presente, em uma experiência pictórica, o artista revela um pouco de sua identidade e convida a todos para mergulhar em seu mundo criativo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista