Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/10/2023 10:26. Atualizada em: 06/10/2023 10:26.

Presidente do TRT-4 palestra para trabalhadores da indústria da construção e do mobiliário

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.
Des. Francisco Rossal
Des. Francisco Rossal

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, participou nessa quinta-feira (6) da celebração dos 80 anos da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do RS (Feticom/RS). O evento aconteceu nessa quinta-feira (5), na sede da entidade, em Porto Alegre. O magistrado proferiu uma palestra para os trabalhadores, na ocasião. 

Em sua fala, Rossal falou sobre democracia formal e material. A primeira é representada pela existência de um sistema eleitoral com regras claras e pela separação dos Poderes.  A segunda, por sua vez, significa a efetiva inclusão das pessoas na sociedade, com dignidade. 

Evento da Feticom-RS
Evento celebrou os 80 anos da Feticom-RS.

Nesse contexto, o presidente destacou a importância da distribuição da riqueza, por meio de empregos dignos. Também salientou a relevância da existência de sindicatos fortes. 

 “Essas ideias precisam ser revisitadas por nós. Não existe democracia formal sem a democracia material. Não se instrumentaliza a democracia se não tivermos entes intermediários na sociedade: entes públicos, como a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, e privados, como os sindicatos de trabalhadores e as associações empresariais. É assim que nós crescemos e evoluímos”, disse o magistrado.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista