Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 12/09/2023 12:15. Atualizada em: 12/09/2023 12:19.

18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS inicia nesta quarta-feira, em Pelotas

Visualizações: 64
Início do corpo da notícia.
Foto do Encontro Institucional de 2022, em Gramado. Ângulo aberto, mostrando o público e o palco.
Edição de 2022, realizada em Gramado.

Começa nesta quarta-feira (13), em Pelotas, o 18º Encontro Institucional da Magistratura do Trabalho do RS. O evento reunirá mais de 160 juízes e desembargadores da Justiça do Trabalho gaúcha para tratar de temas atuais e relevantes da instituição. O tema desta edição é “O Poder Judiciário como elemento perene do Estado Democrático de Direito e garantidor do devido processo legal".

As atividades acontecerão no Teatro Sicredi e no Hotel Jacques Georges Tower. A programação conta com palestras, debates em grupos e apresentação de ferramentas tecnológicas que auxiliam o trabalho de juízes e servidores. 

Entre os temas que serão discutidos pelos magistrados, estão: os desafios atuais do Direito e da Justiça do Trabalho, direitos fundamentais e democracia, assédio eleitoral, audiências e seus diferentes formatos (presenciais, telepresenciais e híbridas) e a relação dos juízes com a comunidade.

O Encontro iniciará às 15h de quarta-feira, no Teatro Sicredi. Às 18h35, será a realizada a palestra de abertura, com Nelson Azevedo Jobim – jurista e político brasileiro, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. O convidado abordará o tema do evento. A atividade será mediada pelo ministro Hugo Carlos Scheuermann, do Tribunal Superior do Trabalho.

A agenda de quinta-feira será dedicada às discussões em grupo, à apresentação das ferramentas tecnológicas e ao debate entre os candidatos aos cargos diretivos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região para o biênio 2023/2025.

O evento será encerrado na manhã de sexta-feira, com uma homenagem a ex-presidentes e ex-corregedores do TRT-4, e um painel sobre o “Trabalho na Modernidade”. Os debatedores do painel serão o superintendente regional do Trabalho e Emprego no RS, Claudir Nespolo, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, o presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, e o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn. A mediação ficará a cargo do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo.

O Encontro Institucional é organizado pela Escola Judicial do TRT-4. Pela primeira vez, o evento será realizado na zona sul do Estado. A edição está confirmada, mesmo com as chuvas que atingem a região. Conforme a Escola Judicial, a estrutura está preparada para receber os participantes e os convidados.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e foto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista