Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/09/2023 14:55. Atualizada em: 05/09/2023 14:55.

TRT-4 tem três iniciativas incluídas no Portal CNJ de Boas Práticas

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.

Imagem ilustrativa da página de Boas Práticas do Judiciário do CNJDez novas práticas foram aprovadas pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e serão incluídas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. As iniciativas foram inseridas em seis dos 23 eixos existentes: Planejamento e Gestão Estratégica; Transparência; Infância e Juventude; Gestão Processual; Justiça e Cidadania; e Acesso à Justiça. A aprovação ocorreu durante a 12ª Sessão Ordinária de 2023 do CNJ.

Boas Práticas do TRT-4

A Justiça do Trabalho teve seis ações escolhidas, sendo três originárias do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). Duas dessas ações pertencem ao eixo da Transparência: o Portal de Transparência de Licitações e Contratos, que estabelece a criação de um portal de transparência para compras, licitações e contratos no TRT4; e o Banco de Dados e Imóveis, que permite o controle e divulgação de informações sobre todos os imóveis do tribunal.

A outra ação aprovada do TRT-4 está no eixo da Infância e Juventude. A Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar é uma iniciativa que oferece formação socioprofissional para jovens vulneráveis, entre 16 e 19 anos, a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Os participantes são contratados como aprendizes e recebem treinamento técnico, além de desenvolvimento pessoal e cidadania.

Demais iniciativas no Judiciário Trabalhista

O Painel de Processos e Riscos, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), para gestão e comunicação dos processos, também passou a integrar o Portal; além da Execução Paradigma, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), que apresenta um fluxograma modelo para o processo de liquidação e execução trabalhista; e as Ações Sociais e Inclusivas do Centro de Memória, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), que organiza exposições inclusivas, buscando envolver segmentos vulneráveis da comunidade.

Justiça Eleitoral e Federal

O projeto de Alinhamento Estratégico no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pertencente ao eixo de Planejamento e Gestão Estratégica, é mais uma das ações inseridas no Portal. Essa abordagem envolveu a definição de metas, indicadores e ações setoriais alinhados com os objetivos estratégicos, permitindo que cada unidade compreenda melhor sua contribuição e trabalhe de forma mais direcionada para alcançar os resultados desejados.

No mesmo eixo, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) teve aprovada a prática Governança na Construção do Portfólio de Iniciativas Estratégicas. A ação institui a utilização das melhores abordagens de governança e administração na formulação do Portfólio da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte e o estabelecimento de diretrizes para a gestão de iniciativas estratégicas através do Escritório de Projetos Estratégicos (EPE).

No eixo Acesso à Justiça, a ação Citação Inclusiva – anexo de visual law e legal design, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), também passa a integrar o portal. Ela garante que a parte sem representação de advogado compreenda o teor legal da decisão judicial que lhe é direcionada.

Já no ramo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) criou o Núcleo de Apoio Processual ao Primeiro Grau de Jurisdição, incorporado ao eixo Gestão Processual. Sua finalidade é atenuar as lacunas de pessoal nas zonas eleitorais, onde há escassez de analistas judiciários.

Histórico

O Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário é uma plataforma que visa receber, avaliar, divulgar e compartilhar as iniciativas exitosas adotadas por conselhos e tribunais do sistema judiciário. A plataforma, que conta com um acervo de mais de cem ações, destaca-se como um ponto de referência no registro de projetos passíveis de reprodução por todo o sistema judiciário. A ferramenta proporciona um espaço virtual tanto para submissão, quanto para a disseminação das práticas.

As propostas podem ser apresentadas por magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário que tenham cadastro no Sistema Corporativo do CNJ. As práticas são avaliadas de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria CNJ n. 140/2019. A inclusão no Portal demanda aprovação do Plenário do Conselho, como reconhecimento das ações implementadas pelos órgãos judiciais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) com informações e imagem do CNJ
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista