Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/07/2023 09:02. Atualizada em: 21/07/2023 09:02.

Vencedor do Nobel da Paz, Kailash Satyarthi abrirá Seminário Internacional Trabalho Decente

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.
Banner do Seminário Internacional Trabalho DecenteO ativista indiano Kailash Satyarthi fará a conferência de abertura do “Seminário Internacional Trabalho Decente:  Proposições para a construção de uma agenda de Saúde e Segurança, Equidade, Proteção à Infância e Erradicação do Trabalho InfantilAbre em nova aba”, que acontece de 1º a 3 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho. Em 2014, Kailash recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação contra o trabalho infantil, que já libertou mais de 80 mil crianças de diversas formas de escravidão e contribuiu para sua reintegração social.

As inscrições estão abertasAbre em nova aba, e as vagas são limitadas. 

O evento reúne os programas institucionais da Justiça do Trabalho (Trabalho Seguro e Combate ao Trabalho Infantil) e conta com o apoio da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Haverá certificação para os participantes.

Programação

Além da conferência de abertura, a temática de combate ao trabalho precoce e o estímulo à aprendizagem será discutida em painel no segundo dia do seminário. Os painelistas são o professor Guilherme Linchand,  da Universidade de Zurique, na Suíça, e a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov.

Acerca da saúde e da segurança no ambiente de trabalho, o ex-diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Jean-Michel Servais falará sobre o papel do órgão. No mesmo painel estará a advogada Victoriana Leonora Corte Gonzaga, especializada em direitos humanos e direito internacional.

Confira a programação completa.

Filme 

Abre em nova aba
A programação também prevê a exibição do filme “Pureza”, que conta a história real da saga de uma mãe que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar seu filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira. Após a exibição, uma roda de conversa reunirá a atriz Dira Paes (protagonista do longa), Dona Pureza, que teve a vida retratada, o diretor Renato Barbieri e o jornalista Leonardo Sakamoto.

Gente que Inspira

Também dentro da programação, será realizada a segunda edição do projeto “Gente que Inspira”, iniciativa da Presidência do TST para reconhecer talentos nacionais em várias áreas que tenham contribuído efetivamente para a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Dessa vez, os homenageados são jovens que se destacaram na defesa de causas de relevante interesse socialAbre em nova aba. Os escolhidos foram a líder indígena Txai Suruí, o ativista no combate ao trabalho infantil Felipe Caetano e a cientista Aira Beatriz.

Trabalho escravo

Durante o seminário, será lançada a Política Trabalho Decente da Justiça do TrabalhoAbre em nova aba, que tem o objetivo de auxiliar no enfrentamento ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas e na proteção do trabalho de imigrantes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4 com informações do CSJT
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista