Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/03/2023 17:16. Atualizada em: 16/03/2023 17:16.

Mais 30 alunos e alunas do Projeto Pescar iniciam formação em turmas do TRT-4 e da Escola Superior da Advocacia

Visualizações: 65
Início do corpo da notícia.
Turma do TRT-4
Turma do TRT-4

Duas novas turmas do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista iniciaram suas aulas na última quinta-feira (2/3). Com 15 participantes cada uma, elas completarão o curso "Iniciação em Serviços Administrativos" até o final do ano, num total de cerca de 800 horas-aula. As turmas funcionam no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e na Escola Superior da Advocacia (Esa), em Porto Alegre, sob a supervisão dos educadores sociais André Cintra e Valéria Neutzling, respectivamente. O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos.

Os conteúdos trabalhados no curso envolvem autoconhecimento e relacionamento interpessoal, postura ética e cidadania na vida pessoal e no ambiente de trabalho, além de conhecimentos sobre contratos e Lei de aprendizagem. São abordadas, ainda, as regras do Projeto e do ambiente profissional, introdução à Administração, à Informática e ao Direito. Comunicação escrita, fala, linguagem corporal e desinibição também integram o conteúdo. As vagas nas turmas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Desde 2017, o curso já formou 145 alunos. 

Turma da ESA
Turma da ESA

Além de oferecer aulas em diversos campos do conhecimento como forma de capacitação, O projeto também busca inserir alunas e alunos efetivamente no mercado de trabalho, por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas. Caso haja interesse em ofertar uma vaga a um dos alunos/as, basta entrar em contato pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br.

A iniciativa também tem contribuído para a inserção dos estudantes em cursos superiores. No início desse ano, três ex-alunas, que participaram do Projeto nos anos de 2020, 2021 e 2022, foram aprovadas em  vestibulares e ingressaram em cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Federal, campus Rio Grande do Sul. Segundo elas, o Projeto Pescar teve papel decisivo na conquista da vaga no ensino universitário.

As aulas são ministradas por voluntários. Para se tornar um voluntário ou voluntária do Projeto, entre em contato pelo e-mail projetopescar@trt4.jus.br.

Em 2021, o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista foi finalista do Prêmio Innovare, que contempla projetos de relevância elaborados pelos órgãos do Poder Judiciário. Para conhecer mais sobre a iniciativa, visite a página do Projeto no site do TRT-4.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista