Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/11/2022 08:35. Atualizada em: 28/11/2022 08:37.

Artigo: "Segurança Cibernética", de autoria do presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.
Des. Francisco Rossal
Des. Francisco Rossal

O recente episódio ocorrido na 80ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, de expedição de alvarás com a utilização fraudulenta de certificado digital de magistrado, acendeu-nos um sinal de alerta sobre os sistemas de segurança digital da Justiça do Trabalho e da Justiça como um todo.

A crescente onda de ataques cibernéticos contra órgãos públicos nos últimos anos, cada vez mais complexos e impactantes, levou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região a ampliar as iniciativas para aumentar o nível de proteção do ambiente tecnológico e dos dados, alinhado à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. 

O investimento em segurança da informação no TRT da 4ª Região foi de R$ 3,1 milhões em 2021 e de R$ 3,9 milhões em 2022, aumentando a efetividade na proteção cibernética, com a contenção de uma média mensal de aproximadamente 52.000 eventos potencialmente maliciosos.

A Justiça do Trabalho gaúcha suspendeu imediatamente o acesso aos sistemas utilizados para pagamento de alvarás eletrônicos pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, sendo a primeira a restabelecê-los adotando medidas restritivas de acesso, com o objetivo de conferir maior segurança aos advogados e à população. Tal medida reveste-se de especial importância no final do ano, época propícia à realização de acordos e à regularização de pagamentos, com a consequente maior demanda na expedição de alvarás. Tal procedimento beneficia partes e procuradores, além da sociedade como um todo.

O grau de confiança no sistema consiste na capacidade de reação e na rapidez com que tal reação é executada. A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul mostrou que está preparada e capacitada para o devido tratamento de ataques cibernéticos.

Desembargador Francisco Rossal de Araújo
Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Texto publicado no jornal Zero Hora, edição de 28 de novembro de 2022.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom (TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
artigo
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista