Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/11/2019 17:35. Atualizada em: 29/11/2019 11:48.

Aberto o 14º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, no Plenário do TRT-RS

Visualizações: 2
Início da galeria de imagens.
Imagem da mesa de abertura.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Teve início, na manhã dessa quinta-feira (28/11), o 14º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O evento reúne juízes do Trabalho de todo o país, para palestras, debates e outras atividades relacionadas ao TJC. 

O encontro ocorre no Plenário Milton Varela Dutra, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre e prosseguirá com atividades nesta sexta-feira (29/11). A ideia do evento realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) é promover a troca de experiências sobre as atividades desenvolvidas e que seguem as diretrizes do TJC, ou seja, práticas voltadas à educação e ao pleno exercício da cidadania.

A solenidade de abertura contou com a participação do vice-presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, que representou a Presidência da instituição (acesse aqui seu discurso), e com os juízes do Trabalho Rosemeire Lopes Fernandes, da 5ª Região (BA) e coordenadora nacional do TJC, Carolina Hostyn Gralha, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Aline Doral Stefani Fagundes, coordenadora do TJC na Amatra IV, Luiz Antonio Colussi, titular da 9ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, e Gustavo Fontoura Vieira, titular da 1ª Vara do Trabalho de Santa Maria. Na ocasião, os participantes do evento também prestigiaram a apresentação da Orquestra Pequena Casa da Criança.

Como surpresa da organização do evento, foram entregues placas de homenagens ao juiz Gustavo Fontoura Vieira, idealizador do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Santa Maria, e para a juíza Carolina Hostyn Gralha, que foi responsável pelas atividades do TJC no âmbito da 4ª Região por cerca de quatro anos. “Esse diálogo com a sociedade, promovido pelo TJC há 15 anos, é responsável por levar os juízes do Trabalho às escolas para participar de encontros com professores e alunos. E essa é uma experiência muito transformadora para todos os envolvidos”, avalia a magistrada.

Confira, neste linkAbre em nova aba, a programação completa do evento.

TJC

– Por intermédio do TJC, a comunidade escolar recebe esclarecimentos sobre os temas trabalho infantil, contrato de estágio, trabalho do aprendiz, direitos e deveres do trabalhador, segurança no ambiente de trabalho, assédio moral, formas de rompimento do contrato de trabalho e a respeito da estrutura da Justiça do Trabalho, entre outros de relevante discussão no cotidiano.

– Também integra a série de medidas ligadas ao TJC a chamada culminância: encontro final das atividades em que as crianças e os adolescentes da escola envolvida expressam o conteúdo assimilado por meio de apresentações artísticas (peças de teatro, músicas, danças, maquetes e cartazes).

– Através da Anamatra, o TJC é aplicado em todo o Brasil e já atingiu mais de 100 mil alunos e professores.

– A Amatra IV é a entidade responsável pelo desenvolvimento das atividades do Programa no Rio Grande do Sul. O TJC nasceu em solo gaúcho, na cidade de Santa Maria, por meio da iniciativa do juiz do Trabalho Gustavo Vieira.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado, com informações de Isabel Araujo (Amatra IV)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista