Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/10/2019 15:39. Atualizada em: 19/03/2024 16:50.

TRT-RS promove evento aberto sobre acessibilidade, empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Participe!

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.

17---Encontro-Servidores-com-Deficiência.jpgO 2º Encontro dos Servidores com Deficiência do TRT-RS será realizado nos dias 24 e 25 de outubro (próximas quinta e sexta-feira), no Auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Avenida Praia de Belas, 1.432, prédio 3, 2º andar). O tema desta edição é “Desconstruindo barreiras: Acessibilidade, empregabilidade, previdência e inclusão de pessoas com deficiência”.

O evento também é aberto à comunidade em geral. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (21/10), neste link. As vagas são limitadas. Ao público externo poderá ser fornecido certificado de participação de 12 horas-aula, mediante solicitação pós-evento.

O Encontro debaterá temas atuais relacionados a acessibilidade e inclusão, de modo a possibilitar a melhoria contínua das rotinas de trabalho e dos relacionamentos, bem como a disseminação de boas práticas relativas ao acolhimento de pessoas com deficiência em suas unidades de trabalho. Também haverá um painel sobre aposentadoria especial de pessoas com deficiência e as mudanças previstas na Reforma da Previdência a respeito do assunto.

A promoção é da Escola Judicial do TRT-RS, em parceria com o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

Confira a programação completa:

24/10 (quinta-feira)

  • 13h: Credenciamento

  • 13h30min - 14h: Acolhida: Administração do TRT4, Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde e Acessibilidade e Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

  • 14h - 15h: Palestra de Abertura: Como promover a inclusão no ambiente de trabalho. Palestrante: Rafael Giguer, Auditor Fiscal do Trabalho. Debatedores: Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre – Coedepe; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre – Comdepa; Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS – FADERS. Mediador: Elton Decker, servidor do TRT4.

  • 15h – 15h30min: Intervalo

  • 15h30min - 17h: Painel “Acessibilidade e Empregabilidade: Desafios e Perspectivas”. Palestrantes: Liliane Moraes, Mestre em Ciências Sociais; Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; Ivo Cleiton de Oliveira Ramalho, integrante da equipe da Seção de Acessibilidade e Inclusão e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT2. Mediador: Ari Heck, servidor aposentado do TRT4.

  • 17h - 18h: Superação e Inspiração: uma experiência de qualidade de vida para deficientes. Palestrantes: Cláudio Luciano Duzik, Psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e coordenador do polo UAB Esteio (Universidade Aberta do Brasil - CAPES, do Ministério da Educação). Mediador: Elton Decker, servidor do TRT4.

  • 18h - 18h15min: Apresentação do documentário “Quem somos nós?”, com depoimentos dos servidores com deficiência do TRT4, produzido pela Secom e pela Escola Judicial.

  • 18h15min - 19h: Reunião com o Sintrajufe para reorganização do Núcleo de Pessoas com Deficiência.

25/10 (sexta-feira)

  • 9h - 10h30min: Aqueles que cuidam: Relatos de famílias de pessoas com deficiência. Palestrantes: Raquel Nenê Santos, Juíza do TRT4, mãe de um menino autista; Cristiane Estela Martins, Servidora do TRT4, mãe de um menino com Síndrome de Down; Mediadora: Ewelin Monica Canizares, da ONG Inclusivass.

  • 10h30min - 11h: Intervalo.

  • 11h - 12h30min: Painel “Aposentadoria Especial e Mudanças da Reforma da Previdência nos Direitos das Pessoas com Deficiência”. Palestrante: Thiago Helton Miranda Ribeiro, Advogado e palestrante. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG e membro da Comissão Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. Mediador: Sadi Pierozan, Servidor aposentado do TRT4.

  • 12h30min - 14h: Intervalo para almoço.

  • 14h - 15h30min: Roda de Debates: Como (não) se comportar na presença de pessoas com deficiência – Dicas para a sociedade. Debatedores: Luciano Dávila e Vania Teresinha Oliveira Soutinho, Servidores do TRT4. Mediador: Juliano Machado dos Santos, Servidor do TRT4.

  • 15h30min - 16h: Intervalo.

  • 16h - 17h: Discussões em grupos: Desafios para o TRT4 e a sociedade – Elaboração de carta à Administração. Mediadores: Elton Decker e Alessandra Pereira de Andrade, Servidores do TRT4.

  • 17h - 17h30min: Apresentação dos resultados das discussões dos grupos em plenária.

  • 17h30min - 18h: Encerramento.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
horizonteinclusão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista