Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/08/2019 18:38. Atualizada em: 12/08/2019 10:50.

Candidatos a cargos diretivos do TRT-RS e da Escola Judicial para o biênio 2020/2021 são anunciados

Visualizações: 4
Início do corpo da notícia.

09-Pleno-810p.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) anunciou os candidatos à Presidência e Vice-presidência da Corte e à Direção e Vice-direção da Escola Judicial para o biênio 2020-2021.

Em sessão do Tribunal Pleno nesta sexta-feira (9/8), foram confirmados os nomes dos desembargadores Ricardo Carvalho Fraga, João Pedro Silvestrin, Carmen Izabel Centena Gonzalez e Maria da Graça Centeno como candidatos à Presidência; Alexandre Corrêa da Cruz, Maria da Graça Centeno, Francisco Rossal de Araújo e Manuel Cid Jardon à Vice-Presidência; Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, à Direção da Escola Judicial; e João Paulo Lucena, Brígida Joaquina Charão Barcelos e Marcelo José Ferlin D'Ambroso, à Vice-Direção da EJud4.

Entre os dias 23 e 25 de setembro, as candidaturas serão submetidas a consulta não-vinculativa junto aos desembargadores e juízes de primeiro grau da 4ª Região. Os votos dos membros da segunda instância terão peso maior, equivalente à divisão do número de juízes do Trabalho titulares e substitutos pelo número de desembargadores que estiverem na ativa 30 dias antes da consulta.

A eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá em 4 de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o corregedor e o vice-corregedor do próximo período, cargos não contemplados na consulta prévia. A posse dos eleitos ocorrerá em 13 de dezembro, no Plenário.

Comissão

A consulta aos magistrados do TRT-RS será coordenada por uma Comissão, composta pelos desembargadores João Alfredo Borges Antunes de Miranda e Ana Luiza Heineck Kruse e pela juíza do Trabalho Carolina Hostyn Gralha.

Saiba mais sobre os candidatos:

Presidência

Ricardo Carvalho Fraga
Ingressou no cargo de juiz do Trabalho em 1985. Foi juiz titular na 2ª VT de Rio Grande e na 9ª VT de Porto Alegre. Em 2002, foi promovido a desembargador do TRT-RS. É o atual vice-presidente da Instituição.

João Pedro Silvestrin
Tomou posse como desembargador em 2004, em vaga do Quinto Constitucional reservada a membro da Advocacia. A partir de abril de 2013, atuou por dois anos como juiz convocado na 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foi vice-presidente do TRT-RS em 2016/2017.

Carmen Izabel Centena Gonzalez
Assumiu o cargo de juíza do Trabalho substituta em 1989. Promovida à titularidade em 1992, passou pelas varas do Trabalho de Ijuí e Guaíba, além da 2ª e da 30ª VT de Porto Alegre. Em 2008, foi promovida ao cargo de desembargadora. Foi vice-corregedora do TRT-RS no biênio 2014-2015 e, atualmente, é diretora da Escola Judicial.

Maria da Graça Ribeiro Centeno
Iniciou a carreira como servidora concursada do TRT-RS em 1983. Tomou posse como juíza do Trabalho substituta no TRT da 12ª Região em outubro de 1987, retornando ao TRT-RS em 1992, por permuta. Passou pelas varas do Trabalho de Taquara, Viamão e 14ª de Porto Alegre. Promovida por merecimento a desembargadora, tomou posse em 2010. Foi corregedora do TRT-RS em 2016/2017.

Vice-Presidência

Alexandre Corrêa da Cruz
Ingressou no TRT-RS em 1993 como técnico judiciário. Depois, atuou como fiscal do Trabalho e procurador do Trabalho no Ministério do Trabalho. Em 2010, tomou posse como desembargador no TRT-RS, ocupando vaga destinada a membros do Ministério Público do Trabalho. Foi diretor da Escola Judicial em 2016/2017. 

Maria da Graça Ribeiro Centeno
Leia acima o currículo da desembargadora, entre os candidatos que concorrem à Presidência.

Francisco Rossal de Araújo
Ingressou na magistratura em 1990, quando tomou posse como juiz do TRT-RS. Passou pelas varas do Trabalho de Erechim, São Gabriel, 27ª VT de Porto Alegre, Rosário do Sul e 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em 2012 e atuou como desembargador convocado no Tribunal Superior do Trabalho duas vezes em 2015.

Manuel Cid Jardon
Ingressou na magistratura em 1992, na Justiça do Trabalho gaúcha. Foi promovido a juiz titular em janeiro de 1995, por merecimento, e ocupou a titularidade na 1ª VT de Erechim, na 3ª VT de Sapiranga e, até 2018, na 21ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador do TRT-RS em março de 2018.

Direção da Escola Judicial

Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa
Ingressou na magistratura trabalhista em 1990, como juiz substituto. Em 1993, foi promovido pelo critério de merecimento, assumindo a titularidade da Vara do Trabalho de Santo Ângelo. Também passou pelas unidades de Montenegro, Guaíba, Viamão, 10ª VT de Porto Alegre e 2ª VT de Gramado. A primeira vez que foi convocado ao TRT4 ocorreu em 1999. É vice-diretor da Escola Judicial.

Vice-Direção da Escola Judicial

João Paulo Lucena
Foi nomeado desembargador para ocupar a vaga destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia trabalhista em junho de 2013.

Brígida Joaquina Charão Barcelos
Tomou posse como juíza substituta da 4ª Região Trabalhista em 1992. Foi promovida a juíza titular em 1994, na 1ª VT de Uruguaiana. Também atuou na VT de Guaíba, na 1ª VT de Sapiranga, na 1ª VT de Santa Cruz do Sul, na 6ª VT de Porto Alegre e na VT de Viamão. Foi empossada no cargo de desembargadora em 2014.

Marcelo José Ferlin D'Ambroso
Ingressou no TRT4 pelo Quinto Constitucional, tomando posse como desembargador em 2013.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista