Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/02/2008 00:00. Atualizada em: 11/02/2008 00:00.

Por dentro da lei

Visualizações: 7
Início do corpo da notícia.

Existe legislação que proíba as pessoas de fumar em ambientes de trabalho fechados, como fábricas e escritórios? E se a empresa permite que fumem, tem de pagar insalubridade aos funcionários?

A Lei n° 9.294, de 15/07/1996, estabelece restrições ao uso e à propaganda de diversos produtos, dentre eles os "fumígeros". No artigo 2°, está previsto: "É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbo ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente".

O parágrafo 1° esclarece: "Incluem-se nas disposições deste artigo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema".

O Decreto n° 2.018/96. que regulamentou a lei, prevê, no inciso II do artigo 2°, serem "recintos de trabalho coletivo as áreas fechadas, em qualquer local de trabalho, destinadas a utilização simultânea por várias pessoas que nela exerçam, de forma permanente, suas atividades". Essas regras devem ser cumpridas pelas empresas, que estão sujeitas à fiscalização, que pode aplicar multas e até interditar o estabelecimento. Em certos casos, o Ministério Público do Trabalho pode tomar medidas judiciais e extrajudiciais no sentido da regularização da situação.

Relativamente ao adicional de insalubridade, segundo jurisprudência do TRT da 4ª Região, não obstante a evidente novicidade da fumaça, inclusive para os fumantes "passivos", o adicional de insalubridade só é devido quando as condições de trabalho estiverem incluídas em alguma das hipóteses previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece, em portarias os casos de pagamento do adicional. Alguns peritos têm concluído pelo enquadramento da situação no anexo 13 da NR-15 daquela portaria (Operações Diversas - efeitos tóxicos de benzopireno", mas as decisões do TRTI não acolhem os laudos nesse sentido, pois a regra exige "operação" com a substância, e não a simples "exposição". Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Zero Hora, Empregos e Oportunidades
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista