Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 03/03/2008 00:00. Atualizada em: 03/03/2008 00:00.

O Espaço Cultural do TRT da 4ª Região

Visualizações: 7
Início do corpo da notícia.
Jane Alice Machado*
Como uma forma de aproximar o Judiciário Trabalhista da sociedade, e objetivando propiciar aos artistas plásticos mais um local, em Porto Alegre, para exporem suas obras, o TRT gaúcho criou, em maio de 2005, por iniciativa da Administração encabeçada pelo então Presidente Juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci, o Espaço Cultural do Tribunal, localizado no saguão do prédio-sede, na capital, na av. Praia de Belas, nº 1.100.
A Administração que se sucedeu, tendo como Presidente o Juiz Denis Marcelo de Lima Molarinho, e a atual, que tem na Presidência o Juiz João Ghisleni Filho, seguiram no incentivo às atividades do Espaço Cultural.
Dirigido por uma Comissão nomeada pela Presidência do Tribunal, o Espaço apresenta exposições mensais de pintura, desenho, gravura, fotografia e escultura, que são inauguradas com um coquetel, podendo ser visitadas das 10h às 18h, de segundas a sextas-feiras.
Os artistas podem inscrever-se acessando a página da internet www.trt4.gov.br e clicando no link Espaço Cultural, onde encontram a Portaria que regula o seu funcionamento e a ficha de inscrição; imprimem, preenchem e juntam cinco fotos de obras recentes (não necessariamente as que pretendem expor), entregando o material na Secretaria do Espaço (na sala 1.107 do prédio-sede do Tribunal), ou na Assessoria de Juízes (na sala 304), ou, ainda, na Assessoria de Comunicação Social (na sala 605).
O Espaço Cultural, cujo endereço eletrônico é espacocultural@trt4.gov.br, envia seiscentos convites, por e-mail, para as inaugurações das mostras de arte.
Cinqüenta e três artistas se inscreveram para a escolha das doze exposições de 2008 e, até agora, sete já se habilitaram para o ano de 2009.
Integrando o TRT4 a administração direta da União, o artista, a quem o espaço é oferecido gratuitamente, deve, no final da exposição, doar uma obra ao Tribunal, a exemplo do que ocorre em outros espaços de arte em órgãos públicos. As obras doadas compõem o acervo artístico, exibido em sala especial do 10º andar do prédio-sede e também nos gabinetes da Direção e dos juízes integrantes do Tribunal.
Contando com boa aceitação no meio artístico e cultural de Porto Alegre, o Espaço apresentou dez exposições em 2005, treze em 2006 e onze em 2007. Atualmente, está sendo apresentada a 3ª das doze exposição previstas para este ano.
Na agenda das exposições de 2008, estão as pintoras Irma Koliver e Myriam Dutra, a fotógrafa digital Mara Radé e o escultor Hidalgo Adams. Em julho, haverá o lançamento de um número especial da Revista Dartis, dedicada às artes plásticas gaúchas. O lançamento da revista  será acompanhado da exposição das obras de vários artistas cujo trabalho a Dartis aborda.
Mas não só as artes plásticas têm sido contempladas. As letras já foram também otimamente representadas: dois livros - um de memórias da Porto Alegre dos anos 50 e outro de poemas - foram lançados no Espaço Cultural.
Entre os artistas que expuseram no Espaço, desde 2005, estão, a título ilustrativo, figuras renomadas como Zuppo, o aquarelista caxiense Antônio Giacomin, a pintora Daysy Viola (que foi diretora do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre), Hulda Russo, Analino Zorzi (fotógrafo digital), os escultores em vidro Rosa Groissman e Juan Motta, os escultores Kersting, Radomsky, Chesne Braitabach e Waldomiro Motta, o retratista Juarez Filho (radicado em Miami), os artistas pop Luciano Martins (radicado em Florianópolis) e Eduardo Uchôa, Belony Ferreira (que utiliza terra para pintar abstratos), a fotógrafa de espetáculos teatrais Luciana Mena Barreto e Milton Schaefer (que possui atelier em Picada Café), Inês Benneti (que, com seu traço e suas cores vivas, nos deleita com belos prédios de Porto Alegre e do interior do estado), além do desenhista de nus César Pires. Vale ressaltar, por fim, que vários servidores do Tribunal também tiveram seu talento valorizado pelos componentes do Espaço Cultural, reafirmando nossa crença na contribuição da arte para a valorização do espírito humano.
Em 2007, o TRT gaúcho, através do Espaço Cultural, apoiou a Bienal B. Dezessete artistas expuseram, nos meses de setembro, outubro e novembro, no Espaço B, localizado no prédio das Varas do Trabalho de Porto Alegre, na av. Praia de Belas, nº 1.432. No momento, o Espaço B - uma extensão do Espaço Cultural - exibe o aquarelista Antônio Giacomin; no final de março, Paulo Bender Leal (fotógrafo de Santo ¿?ngelo) trará fotografias dos índios guaranis, sendo que, no Dia do ¿?ndio, haverá a apresentação de um coral de Guaranis. As inscrições para expor no Espaço B devem ser efetuadas da mesma forma que aquelas endereçadas ao Espaço Cultural do TRT4.
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o seu Espaço Cultural, com muita honra, convidam o público para prestigiar nossas exposições de artes plásticas e demais atividades culturais.
* Juíza do Trabalho aposentada e Coordenadora do Espaço Cultural
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Jornal O Sul
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista