Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/05/2008 00:00. Atualizada em: 30/05/2008 00:00.

Escola Judicial promove seminário internacional sobre Direitos Humanos

Visualizações: 4
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista de Porto Alegre, sediou hoje (30) o "Seminário Internacional sobre Igualdade, Direito Antidiscriminatório e Ações Afirmativas", que teve renomados palestrantes estrangeiros de diferentes áreas dos Direitos Humanos. Contando com a presença do Juiz-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), João Ghisleni Filho, o evento foi coordenado pelo Diretor da Escola Judicial do TRT-RS, Juiz Flavio Portinho Sirangelo, e teve entre seu público mais de cem participantes, inclusive Magistrados e servidores.

O primeiro a falar foi o pesquisador Alexander Graser, do instituto alemão Max-Planck. A Sociedade Max-Planck é mundialmente conhecida como uma instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica. Doutor em Direito Público e Direito Comparado pela Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, Graser leciona sobre estes temas na Escola de Governança Hertie, de Berlim. Algumas obras de sua autoria: "Perspectivas da integração escolar de crianças com necessidades especiais - observações comparativas e interdisciplinares", editado em conjunto com Ulrich Beck; "Comunidades sem fronteiras: Por uma desconcentração da pertença jurídica a comunidades políticas", sua tese de habilitação; "Estatalidade descentralizada do bem-estar no mercado comum federal: - Um exame jurídico-constitucional e social à luz do exemplo dos Estados Unidos da América", sua tese de doutorado.

Logo após, teve a palavra Bernd Schulte, também pesquisador do instituto Max-Planck. Schulte é co-autor de livros e artigos sobre Direitos Fundamentais e Direito Social Comparado, alguns dos assuntos por ele estudados. Autor, também, do livro "Ajuda para Idosos na Europa".

Na seqüência, o professor de Direito do Trabalho na África do Sul, Ockert Dupper, fez sua exposição. Doutor pela Universidade de Harvard, Dupper leciona Direito na Universidade de Stellenbosch, onde trabalha especialmente com discriminação no trabalho, tema sobre o qual foi co-autor em diversos livros e publicações.

Fechou a programação o professor norte-americano Robert J. Cottrol, especialista em Direito Penal, história do Direito norte-americano, pena de morte, controle de armas e questões raciais. Atualmente, Cottrol pesquisa a influência das instituições legais nos processos sociais nos Estados Unidos e na América Latina.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista