Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/06/2008 00:00. Atualizada em: 02/06/2008 00:00.

Mais do que eventos - Fórum Mundial de Juízes

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

O Forum Mundial de Juízes é um movimento. Originou-se das oficinas jurídicas realizadas durante o I Forum Social Mundial. Diversos operadores do Direito estiveram reunidos, nas sedes da Amatra-RS4 e Ajuris, em janeiro de 2001. Desde lá, tem se expandido.

A característica mais importante é ser promovido por todas as entidades de magistrados de âmbito nacional e todas as entidades regionais do Estado. 0 FMJ - Forum Mundial de Juízes está inserido no FSM – Forum Social Mundial – www.forumsocialmundial.org.br. Observa seus mesmos princípios, defende a democratização e independência dos sistemas judiciais de todos os povos e a efetivação dos direitos fundamentais.

Já foram realizadas quatro edições do FMJ, três em Porto Alegre, nos anos de 2002, 2002 e 2005 e uma na cidade de Buenos Aires em 2004. Além disso, no ano de 2004, realizou uma oficina na cidade de Mumbai, na Índia, quando o Forum Social Mundial ocorreu naquela cidade e em janeiro de 2006, realizou oficinas na cidade de Caracas, Venezuela, quando do II Forum Social das Américas.

Desde sua primeira edição, tem sido prestigiado, contando com participantes de projeção mundial como o indiano P. Bawhghatti, ex-presidente da Suprema Corte; Mary Robinson, do Comissariado das Nacões Unidas para os Direitos Humanos; o festejado juiz espanhol Baltazar Garzon; e o juiz argentino Rodolfo Capon Fillas, entre outros destaques.

Em 2003, teve como destaques Boaventura Santos, sociólogo português; Mireille Delmas-Marty, da França, ex-integrante da Corte Européia de Direitos Humanos. Em Buenos Aires, em 2004, estiveram Raul Zaffarani e Leandro Despouys da Argentina, Franco Ippolito da Itália, integrante da Magistratura Democrática – www.magistraturademocrática.it.
 
O IV FMJ, em 2005 trouxe a Porto Alegre, o juiz da Suprema Corte e vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça da Espanha Fernando Salinas; o jornalista francês Ignacio Ramonet, membro do conselho internacional do Forum Social Mundial, o juiz taiwanes Yang-Fu-Chiang, o italiano Gherardo Colombo, integrante da Operacão Mãos Limpas entre outros importantes participantes.
 
Afirma-se que o FMJ é um movimento e não apenas um evento. Tem tido desdobramentos relevantes. 0 FMJ, que em sua primeira edição deu ênfase ao tema do acesso à justiça, contribui, de algum modo, para a criação da ONG Instituto de Acesso à Justiça, em atividade em Porto Alegre.
Como desdobramento do II FMJ, ocorreu no Chile, em 2004, o Encontro Fundacional da Rede Iberoamericana de Juízes, que reuniu colegas de dez países da América Latina e Península Ibérica, o qual tem atuado em casos de desrespeito à independência do Judiciário e denunciado casos de desrespeito aos direitos fundamentais.
 
Os juízes do trabalho, há menos de dois anos fundaram a ALJT- Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho, que promoveu, em abril deste ano, o II Congresso Internacional dos Juízes do Trabalho Latino-americanos, na cidade de Manaus. A nova entidade tem como princípios, assim como o FMJ, a defesa da independência e democratização do Poder Judiciário e a efetividade dos direitos sociais, incluídos também entre os direitos fundamentais.
 
Avizinha-se mais um Forum Social Mundial, agora na cidade de Belém, capital do Pará. Já está no ar “a consulta proposta pelo Conselho Internacional do FSM, que busca identificar objetivos de ação que potencializem o diálogo”, no espaço virtual www.fsm2009amazonia.org.br.
Igualmente, como não poderia deixar de ser, já se imagina a realização, em dias próximos, ao início de 2009, de mais uma edição do FMJ. Os temas estão sendo examinados e serão definidos após consultas a diversas associações de magistrados, nacionais e estaduais. Certamente, apontarão para a organização de um Poder Judiciário que seja o “amparo judicial” e consiga “dar continuidade” à busca dos direitos sociais, nas expressões lembradas pelo Juiz do Trabalho José Fernando Ehlers de Moura (“Condições para a Democracia”, Porto Alegre: Sérgio Fabris, 2007, p. 71).
 
Maria Madalena Telesca
Ricardo Carvalho Fraga
Juízes do Trabalho –RS 

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: O Sul, 1°/6
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista