Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/06/2008 00:00. Atualizada em: 30/06/2008 00:00.

BOLETIM (8ª Turma): Relação de representação comercial é de competência da Justiça do Trabalho

Visualizações: 11
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'47"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A relação de representação comercial é de competência da Justiça do Trabalho. A decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho foi publicada nesta segunda-feira (30), provendo o recurso ordinário interposto por um representante comercial contra seus representados. Com o advento da Emenda Constitucional nº 45, com vigência desde de 31.12.2004, a competência para apreciar e julgar as ações que envolvem controvérsias atinentes à relação de trabalho foi deslocada da Justiça Estadual para a Justiça do Trabalho.

A 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul havia declarado não caber à Justiça do Trabalho julgar essa ação. O trabalhador recorreu, argumentando tratar-se relação de trabalho a representação comercial. A relatora do processo, Juíza Ana Luiza Kruse, afasta a pertinência do artigo 39 da Lei 4.886/65, o qual dispõe ser da Justiça Comum a competência para o julgamento das controvérsias existentes entre representante e representado.

A magistrada cita recente decisão da 3ª Turma, na qual estabelece-se que, pelo pequeno porte de empresa de representação comercial, o que leva o trabalhador a prestar os serviços sozinho, está preenchido o requisito do artigo 3º da CLT (a pessoalidade do prestador de serviços). E como não foi produzida qualquer prova capaz de afastar a alegação da inicial de que se trata de relação de trabalho, opina a magistrada que devem os autos retornar à Vara de origem para o prosseguimento do processo. (Proc. 01551-2007-402-04-00-9)

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista