Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/07/2008 00:00. Atualizada em: 02/07/2008 00:00.

BOLETIM (8ª Turma): Juízo não pode limitar efeitos de ajuste conciliatório

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'05"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

Ao Juiz do Trabalho é vedado alterar ajuste conciliatório efetivado entre as partes. De acordo com decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, publicada no Diário Oficial de hoje (2), a  atuação do Juiz conciliador, dentro do ordenamento processual protetivo trabalhista,  na hipótese do acordo conter fundados indícios de vícios sociais, é restrita  ao  indeferimento  da homologação do ajuste firmado entre as partes. Segundo a relatora do acórdão, Juíza convocada no Tribunal, Carmen Gonzalez,  a homologação feita pelo Juiz é mera  chancela do acordo estipulado, sendo vedado ao Juiz alterar o ajuste estipulado.

No caso em questão, a empresa e o empregado haviam ajustado, em juízo de conciliação, a quitação do contrato de trabalho. A sentença de primeiro grau limitou os efeitos do ajuste, atribuindo amplitude menor à quitação outorgada.  O TRT-RS deu provimento ao recurso da empresa, determinando que o acordo homologado abranja, também, a quitação do contrato. Processo 01648-2007-511-04-00-0 ROPS.

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista