Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/07/2008 00:00. Atualizada em: 02/07/2008 00:00.

Informática comemora novidades no site

Visualizações: 2
Início do corpo da notícia.

Um dos projetos prioritários do Plano Diretor de Informática deste exercício era a migração do servidor de aplicações do TRT, infra-estrutura responsável pelo site do TRT na Internet. A substituição da atual plataforma Oracle Application Server era necessária devido aos recorrentes problemas não solucionados pelo seu fabricante, que ocasionaram sérios prejuízos à disponibilidade e performance de importantes serviços prestados pelo TRT através do seu site.

A decisão técnica foi adotar a plataforma alternativa JBoss Application Server, reconhecida pelo mercado de tecnologia como confiável e que vem se tornando um padrão de fato em diversos Tribunais da Justiça do Trabalho, sendo ainda baseada em softwares de código aberto.

Na primeira etapa, iniciada no final de fevereiro, foram totalmente redesenvolvidas 51 aplicações do portal e convertidas mais 13 aplicações tipo iFrames para a nova plataforma. A migração definitiva do site para a nova estrutura ocorreu nos dias 31/5 e 1º/6/2008. Os resultados puderam ser sentidos de imediato: estabilidade do site, melhoria na performance de navegação e disponibilidade dos serviços. Antes da migração, segundo dados obtidos junto à Seção de Gerenciamento de Banco de Dados,  tínhamos cerca de 6 manutenções mensais decorrentes da indisponibilidade do site ou dos serviços, causadas exclusivamente pela plataforma até então utilizada e que muitas vezes não eram resolvidas antes de 24h (sem considerar aqueles chamados decorrentes de “lentidão” no site).

Após a migração, decorridos apenas 30 dias, em que se deve considerar a necessidade de adaptação à nova plataforma, houve apenas duas manutenções, devidamente autorizadas, em que o período máximo de indisponibilidade foi de uma hora. Por outro lado, as reclamações recebidas via web master e pela Seção de Atendimento ao Usuário, relativas à lentidão e impossibilidade de acesso ao site e aos serviços, praticamente desapareceram no último mês. Nesse primeiro momento, houve um pequeno incremento (cerca de 10%) na velocidade e um significativo aumento (mais de 20%) no número de consultas, decorrente provavelmente da disponibilidade dos serviços.

Em 14 e 15/6/2008, ocorreu a migração da infra-estrutura de banco de dados - troca do sistema operacional (de 32bits para 64bits), troca de equipamento (mais memória e capacidade de processamento), aumento do número de nodes que compõe o cluster de banco de dados (de 4 para 5), em face do que houve uma sensível melhora da velocidade de atendimento à consulta processual e de jurisprudência, serviços mais utilizados em nosso site.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista