Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/07/2008 00:00. Atualizada em: 04/07/2008 00:00.

BOLETIM (2ª Turma): Município de Sarandi é impedido de contratar serviços terceirizados

Visualizações: 2
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'26"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região manteve a sentença prolatada pelo Juízo da Vara de Palmeira das Missões que, julgando procedente a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, determinou que o Município se abstivesse de contratar mão-de-obra fornecida por empresas interpostas ou cooperativas.

O TRT-RS considerou que a contratação efetuada pelo ente público de trabalhadores nas mais diversas áreas, para exercerem funções vinculadas a cada uma das secretarias municipais, como as de técnico em enfermagem, agente administrativo, professor e enfermeiro, teve como objetivo suprir necessidades essenciais, preenchendo vagas atreladas à atividade-fim do Município, especialmente ante a ausência de prova de eventual necessidade temporária e emergencial de contratação.

Segundo o relator do acórdão, Desembargador Federal do Trabalho João Pedro Silvestrin, a contratação deveria ter ocorrido nos moldes preceituados no inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, o que não ocorreu. Em vista disso, considerou o Tribunal que a utilização de mão de obra terceirizada deu-se em fraude aos princípios que regem o direito laboral, assim como em afronta aos ditames aplicáveis à administração pública. Processo 00690-2006-541-04-00-5 RO.

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista