Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/07/2008 00:00. Atualizada em: 16/07/2008 00:00.

BOLETIM (8ª Turma): Prestação de serviços de maneira não eventual, sob dependência econômica e mediante salário configura vínculo de emprego

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'27"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A prestação de serviços nos moldes do artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) impõe reconhecimento de vínculo empregatício. O artigo em questão prevê a consideração como empregado de “toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência econômica deste e mediante salário”, sem distinções relativas à espécie de emprego. Com base neste entendimento, os Desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul mantiveram o reconhecimento do vínculo empregatício de um trabalhador perfeitamente inserido na estrutura da empresa.

 O reclamante prestava serviços de manutenção de central telefônica, alarmes e parabólicas, recebendo da reclamada – cuja atuação é justamente na área de venda e manutenção de equipamentos eletro-eletrônicos - um percentual de 40% a 60% do serviço “contratado”.

Além da realização de serviços diretamente relacionados à atividade essencial da empresa, a relatora do processo, Desembargadora Maria Cristina Schaan Ferreira, ressaltou a existência de subordinação do empregado – que inclusive utilizava instrumentos e ferramentas fornecidos pela contratante.

Tais circunstâncias configuram a nulidade do contrato de prestação de serviços originalmente celebrado entre as partes. A decisão do Tribunal representa a manutenção da sentença proferida pelo juízo da Vara do Trabalho de Santo Ângelo. (RO 00816-2006-741-04-00-8)

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista