Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 31/07/2008 00:00. Atualizada em: 31/07/2008 00:00.

BOLETIM (8ª Turma): Alta rotatividade de trabalhadores embasa pagamento de indenização rescisória a empregada que pediu demissão

Visualizações: 2
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'58"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A existência da praxe de rotatividade de  empregados, que nunca permanecem por mais de três meses no emprego e sempre saem por pedido de demissão, poder ser o suficiente para sustentar condenação a pagamento de parcelas rescisórias. Com base nesse entendimento, os integrantes da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) mantiveram a sentença proferida pelo Juízo da Vara do Trabalho de Vacaria, que condenou o dono de uma padaria a pagar aviso prévio,  40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a multa prevista no artigo 477 da CLT.

Segundo a Relatora do processo no Tribunal, Juíza-Convocada Carmen Izabel Centena Gonzalez, o fato de a maioria dos trabalhadores do estabelecimento pedir demissão após curto período de trabalho demonstra uma prática da empresa de induzir ou coagir seus empregados à resilição contratual. O segundo grau de jurisdição também manteve a condenação do empregador ao pagamento de indenização por dano moral devido à falta de urbanidade de familiares do réu no trato com os empregados.

De acordo com o acórdão, a prova oral confirma a existência de um tratamento desrespeitoso dos membros da família do réu em relação à reclamante. O depoimento das testemunhas demonstra a ocorrência das humilhações e constrangimentos, como acusações de roubo e tratamento de burra, entre outros.

“A característica que define o assédio moral, justificando a respectiva identificação como uma categoria jurídica específica em relação ao gênero dano moral, é justamente a repetição, ao longo do tempo, de agressões veladas, muito embora ligadas entre si, que têm o propósito final de desestabilizar o empregado. Em muitos casos, essas situações, se fossem isoladas, seriam irrelevantes ou toleráveis”, observa a Juíza Relatora. Da decisão, cabe recurso. (00262-2007-461-04-00-0 RO)  

 

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista