Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/08/2008 00:00. Atualizada em: 08/08/2008 00:00.

BOLETIM (8ª TURMA): Mecânico de máquinas agrícolas tem direito a periculosidade

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'20"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

A exposição habitual e rotineira ao agente periculoso, mesmo que por tempo reduzido, assegura ao empregado o pagamento do adicional correspondente. De acordo com esse entendimento, os Desembargadores da 8ª Turma do TRT-RS condenaram um empregador a pagar adicional de periculosidade a mecânico de máquinas agrícolas. O trabalhador era responsável pelo recebimento de caminhão que entregava combustível óleo diesel em uma granja, o que ocorria em média a cada 20 ou 30 dias, realizando a descarga do produto e manipulando o mesmo para limpeza de peças e maquinário.

O empregador interpôs recurso no Tribunal contra sentença do Juízo da 1ª Vara do Trabalho de Rio Grande, alegando que a exposição do empregado ao perigo era eventual. O TRT-RS manteve a sentença, declarando que, ainda que por tempo reduzido, a exposição era habitual e rotineira.

De acordo com a relatora do acórdão, Desembargadora Maria Cristina Schaan Ferreira, tal fato se justifica diante da imprevisibilidade da ocorrência de um acidente, bastando pouco tempo de contato para determinar, inclusive, a morte do empregado. Da decisão, cabe recurso. (Processo n°01077-2006-121-04-00-8)

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista