Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/10/2009 00:00. Atualizada em: 27/10/2009 00:00.

Aberto oficialmente o X Encontro de Bibliotecários e Documentalistas

Visualizações: 32
Início da galeria de imagens.
Des. Ghisleni dirige-se aos participantes do encontro
Des. Sirangelo observou a inovação trazida pelas escolas judiciais
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Desembargador João Ghisleni Filho, e o Diretor da Escola Judicial do TRT-RS, Desembargador Flavio Portinho Sirangelo, fizeram hoje (27) pela manhã a abertura oficial do “X Encontro de Bibliotecários e Documentalistas da Justiça do TrabalhoAbre em nova aba”, para um público de cerca de 30 participantes, reunidos na Sala 1 da EJ. O evento iniciou-se ontem e transcorre até quinta-feira, nas dependências da EJ, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432, prédio III, 2º andar), tendo entre seus objetivos propiciar a troca de experiências entre os técnicos em documentação dos TRTs, garantindo um espaço para a discussão de temas como a padronização de procedimentos e o estabelecimento de modelos de rotinas e de padrões mínimos de acervo e serviços.

Em sua manifestação, o Des. Ghisleni destacou a importância do trabalho dos bibliotecários para o melhor exercício da magistratura, valorização expressada por sua administração na preocupação em melhor acomodar a biblioteca do TRT-RSAbre em nova aba. Mencionou a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que começa na sexta-feira (30) e terá pioneira participação da Justiça do Trabalho gaúchaAbre em nova aba. Comentando ainda a evolução tecnológica que culmina nos acervos digitais das bibliotecas e, mais recentemente, nos livros eletrônicos, corroborou a analogia feita pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa, em entrevista publicada no jornal Zero Hora de ontem (caderno sobre a 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo), pela qual “quando alguém compra vinho, o mais importante não é o recipiente, mas o líquido, a substância”.

Após renovar as boas-vindas aos presentes, o Des. Sirangelo ponderou que o hábito em termos a informação de forma cada vez mais imediata e facilitada torna natural o surgimento de modernidades como o livro eletrônico. Avaliando como “recentíssimo” o surgimento das escolas judiciais (a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – Enamat – foi fundada em 2007, exemplificou), vê nelas a possibilidade de as instituições terem acesso a um vasto campo de literatura jurídica, mesmo porque grande parte deste ramo do conhecimento já encontra-se disponível no meio digital. Concluiu desejando um grande encontro a todos, certo de que o evento vai “iluminar o projeto em construção que é a Escola Judicial”.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista