Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/10/2009 00:00. Atualizada em: 30/10/2009 00:00.

Justiça do Trabalho na Praça

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho da 4ª Região está entre os expositores da 55ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, a maior feira a céu aberto da América Latina, que começa hoje e estende-se até o dia 15 de novembro. O horário de funcionamento da Feira é das 12h30 às 21 horas.

Esta é a primeira vez que um órgão do Poder Judiciário participa da Feira do Livro. Em 1997, o Tribunal teve a experiência de ocupar durante um dia, 9 de novembro, um ponto chamado "Espaço TRT" dentro do Pavilhão Internacional da Feira. Na mesma data, às 14 horas, ocorreu o lançamento do livro "A Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul". 

Considerada o evento mais importante do calendário do Estado, a Feira do Livro mobiliza anualmente milhares de pessoas. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro – divulgados em julho, pela Revista Exame –, trata-se do maior evento literário do País, reunindo algo em torno de 1,7 milhão de pessoas na edição passada.

A presença da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul na Feira do Livro foi articulada a partir de uma proposta da Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS, que resultou na formalização de parceria entre as administrações do Tribunal e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) com a Câmara Rio-Grandense do Livro.

Durante os 17 dias do evento, servidores e magistrados da Justiça do Trabalho darão plantão no estande montado no centro da Praça da Alfândega (clique aqui para ver o mapaAbre em nova aba) prestando informações institucionais. Estarão à disposição do público folderes e marcadores de livro com conteúdo institucional, livreto infantil e material informativo audiovisual. 

Nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro será possível acompanhar as transmissões das sessões das 3ª e 5ª Turmas do Tribunal via internet diretamente do estande montado na Feira do Livro. 

Nos dias 6, 10 e 11 de novembro, magistrados do TRT-RS irão proferir palestras na Sala Leste do Santander Cultural, às 16 horas. Os temas a serem abordados são, respectivamente: Trabalho Doméstico (Juiz Rafael da Silva Marques); Seguro Desemprego (Juiz Luiz Antonio Colussi); e Trabalho do Menor e Trabalho Aprendiz (Juíza Valdete Souto Severo).

No dia 13 de novembro, às 19 horas, está agendada sessão coletiva de autógrafos de obras de autoria de magistrados e servidores do Judiciário Trabalhista gaúcho, bem como o lançamento da Revista do Tribunal. A Sessão de Autógrafos será realizada na Sede do Memorial do Rio Grande do Sul.

Histórico - A primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre foi realizada em 1955. Seu idealizador foi o jornalista Say Marques, então diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

Localização do evento: 

  • Praça da Alfândega 
  • Cais do Porto (Avenida Mauá, altura da Praça da Alfândega) 
  • Avenida Sepúlveda
  • Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
  • Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223) 
  • Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº) 
  • Santander Cultural (Praça da Alfândega, s/nº) 
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista