Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/10/2010 00:00. Atualizada em: 04/10/2010 00:00.

'Outras Figuras' é a nova exposição do Espaço B

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Telas prestigiam performances artísticas
Grande público esteve presente
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi aberta esta noite (4/10)  a mostra “Outras Figuras”, que traz obras em óleo sobre tela espatulado da servidora e artista plástica Dagmar Ranck (foto ao lado). O coquetel de inauguração teve diversos presentes, além da a participação especial de Helena Ranck Martins Costa, solo em violoncelo, e Luiz Otávio Visalli Gomes, solo em guitarra. Ao todo estão expostas 13 telas que retratam a vida de artistas de rua e cenas do cotidiano gaúcho. “Sempre gostei de músicos de rua. Músicos com seus instrumentos. Passeio pelas cidades tirando muitas fotografias”. É justamente a partir das cenas capturadas aleatoriamente pela artista nas ruas que nasce a inspiração para as telas. “Registro aqueles momentos sem ambição alguma, mas depois acabo utilizando as imagens como modelo. Não sou  uma retratista, mas  utilizo-as  muito como suporte”, explica.
 
Dagmar costuma utilizar a espátula ao invés de pincel. “Uso a espátula porque sou preguiçosa. Se eu utilizasse o pincel teria que ficar limpando toda a hora. Com a espátula tudo é mais prático”.  Nos seus quadros a óleo, a pintora utiliza muito do que aprendeu na técnica acrílica. “Apesar de muito diferentes, as duas técnicas se complementam”. Nas telas, é fácil perceber a esfera cênica dos artistas retratados. O contraste entre luz e sobra, próprio da iluminação de palco, é muito bem registrado por suas mãos. O fato de utilizar as cores na forma pura – ela não costuma misturar diferentes tons na paleta -  dá um tom único a cada uma de suas obras.

Relação com as tintas é antiga

A relação de Dagmar com as artes começou cedo. Natural de Lajeado, a primeira lembrança da artista plástica com as tintas vem da infância, quando passava as férias na casa da avó. No entanto, mesmo tendo um talento especial para a pintura, na hora de escolher uma carreira a então adolescente decidiu seguir a área das exatas. Foi somente em 1981, no mesmo ano em que se formou em Engenharia Civil na UFRGS, que Dagmar começou a frequentar um curso no Atelier Livre. A partir daí, estudou com grandes mestres, como Nataniel Guimarães, Plínio Bernhardt e Vera Wildner, e participou de exposições tanto individuais, quanto coletivas.  “Em 1987, foi a primeira vez que compraram uma obra minha. Perceber que as pessoas gostariam de comprar as telas que eu produzia foi algo que me marcou bastante”, conta.

Com um ritmo sazonal, Dagmar explica que sua produção varia conforme o tempo disponível. A única exigência para pintar é a luz do sol. “Preciso da luz do sol, não sei trabalhar com luz artificial”, afirma. Em 1997, depois de se desligar de uma grande empresa e abrir escritório próprio, pôde retomar a produção com mais intensidade. Em 2008, ingressou na Justiça do Trabalho, sendo inicialmente lotada na 2ª Vara do Trabalho de Cachoeirinha. Desde março deste ano, Dagmar integra a equipe da 17ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.
 
O Espaço B se localiza no saguão do Prédio II do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432). As obras que compõem a mostra “Outras Figuras” permanecerão em exibição até o dia 29 de outubro. o horário de visitação é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas por (51) 3255-2186 ou espacocultural@trt4.jus.br.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista