Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/10/2010 00:00. Atualizada em: 07/10/2010 00:00.

Mediação na Justiça do Trabalho promove acordo entre indústria e sindicato

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Desembargadora Maria Helena Mallmann, no exercício da Presidência da Seção de Dissídios Coletivos, mediou na manhã de hoje, 07/10, reunião entre a Dana Indústrias Ltda. - requerente - e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Gravataí (SINGRA) – requerido.

O requerente ajuizou ação declaratória de abusividade de greve no último dia 6 de outubro, havendo um grupo significativo de trabalhadores parados. A empresa destacou que há menos de uma semana houve a celebração de convenção coletiva e que causou surpresa a deflagração da paralisação.

O sindicato afirmou que há uma diferença salarial entre os empregados das unidades de Gravataí/RS e Sorocaba/SP. Referiu que os trabalhadores de Sorocaba perceberam reajuste de 9% e os  de Gravataí 7%, e que a categoria profissional aceitou o índice de reajuste. Porém, os empregados da Dana procuraram, em expressivo número, a entidade sindical reivindicando reajuste igual ao concedido aos empregados da unidade de Sorocaba.

Após negociações, as partes entram em consenso sobre as seguintes propostas:

- Reajuste imediato de 7%, conforme já concedido à categoria;
- Reajuste de 2%, sobre o salário atual (ou seja, não reajustado  com 7%), em 01/11/2010, com limitação ao teto da convenção;
- Acréscimo de R$ 500,00 ao PLR, independentemente do atingimento de metas,  em janeiro de 2011;
- Não desconto dos dias parados, mas compensação destes até 31 de dezembro de 2010 e garantia de que não influenciem na apuração do PLR.

A Desª. Maria Helena e o Ministério Público do Trabalho endossaram as propostas apresentadas.

A empresa garantiu ao quadro atual o pagamento das condições ora negociadas e facultou, ainda, que a assembleia seja realizada no pátio destinado a parada dos ônibus, limitado o acesso aos empregados da Dana e à Diretoria do Sindicato e departamento jurídico.

O sindicato realizou assembleia da categoria à tarde, no pátio da empresa e, aprovou por unanimidade a proposta, pondo fim ao estado de greve.

Clique aqui para acessar a ata da reunião na íntegra.

Fim do corpo da notícia.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista