Plano Diretor de TIC

Última atualização: 24/04/2025 14:27
Fonte: SETIC

O PDTIC 2024-2026 tem por objetivo reunir e documentar o desdobramento das estratégias nacionais e regionais para o planejamento das ações e da operação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do TRT-4, garantindo a correta alocação de recursos nas ações e projetos de TI necessários à sustentação da prestação jurisdicional e da operação das áreas administrativas, para o alcance dos objetivos estratégicos definidos pelo TRT-4, CSJT e CNJ. 

O instrumento permite o acompanhamento da evolução das ações planejadas, a execução do orçamento e os resultados obtidos, viabilizando, também, o monitoramento dos níveis de serviço acordados e a avaliação de melhorias. 

Importante considerar que o PDTIC não é um plano estático, podendo sofrer alterações ao longo do seu ciclo de vida, a fim de atender às necessidades da Instituição e racionalizar os investimentos.

O PDTIC está alinhado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho (PDTIC-JT), estabelecido pelo Ato 66 / CSJT.GP.SG.SETIC, de 9 de agosto de 2023, além de observar conformidade com outras regulamentações, tais como a Resolução CSJT 292/2021, que dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com a Resolução CSJT 185/2017 (alterada pela Resolução CSJT 274/2020), que trata da padronização do uso, governança, infraestrutura e gestão do PJe instalado na Justiça do Trabalho.

Princípios e Diretrizes

A atuação da área de tecnologia da informação e comunicação é delimitada por uma série de normativos do CNJ, CSJT e TCU, que consideram, em sua elaboração, os guias de boas práticas relacionadas às diferentes disciplinas da governança de TIC. Os princípios e diretrizes identificados estão relacionados a esses normativos e devem atuar como balizadores para o processo decisório da área de tecnologia da informação no cumprimento de sua missão institucional.

  • Desenvolver, com prioridade, ações necessárias para a execução da estratégia do TRT.
  • Zelar pela interoperabilidade dos sistemas desenvolvidos e promover os dados abertos.
  • Desenvolver sistemas que possam ser reutilizados por outros órgãos do Poder Judiciário, eliminando dependências de sistemas legados.
  • Desenvolver soluções que otimizem os processos de trabalho internos do TRT, automatizando, sempre que possível, a realização de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado.
  • Adotar estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI suporte e aprimore os objetivos e estratégias do TRT da 4ª Região.
  • Zelar pelo alinhamento de sua atuação com o Planejamento Estratégico do TRT, bem como com a Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário.
  • Otimizar o uso de recursos e investimentos em tecnologia através da adoção de soluções que venham a promover ganhos efetivos à Justiça do Trabalho da 4ª Região.
  • As aquisições de bens e serviços de TI devem garantir a execução do PDTIC e serem realizadas através de processo formal de planejamento e gestão, necessário para que os investimentos nessa área agreguem efetivo valor ao TRT.
  • Prover soluções tecnológicas que ampliem o acesso à Justiça e agilizem o trâmite processual e o cumprimento das decisões judiciais.
  • Promover a inovação, integração e atualização da infraestrutura tecnológica e dos sistemas de informação, priorizando a prestação jurisdicional.
  • Primar pela equidade entre usuários internos que atuam na capital e no interior do Estado.
  • Disponibilizar as ferramentas necessárias para a execução das atividades na modalidade de teletrabalho, com segurança e desempenho adequados.
  • Estabelecer processos de trabalho e aprimorar os processos existentes de modo a adotar boas práticas de gestão e promover a governança de TIC.
  • Aproximar a área de TIC das demais áreas do Tribunal através do aprimoramento de sua comunicação.
  • Buscar a excelência no atendimento aos usuários dos serviços de TIC disponibilizados.
  • Fomentar a integração tecnológica do TRT com organizações públicas e privadas, promovendo o compartilhamento de experiências e a formação de parcerias.
  • Prover soluções tecnológicas que auxiliem o TRT a promover a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.
  • Mitigar riscos relacionados à segurança da informação, garantindo conformidade com requisitos de confidencialidade, integridade e disponibilidade dos serviços prestados pela área de tecnologia.
  • Promover a contínua qualificação dos servidores vinculados à Secretaria de TIC, através de capacitação técnica e gerencial.
  • Primar pelo adequado planejamento e pela gestão orçamentária de TIC, assegurando recursos para a execução dos projetos estratégicos, sem prejuízo das ações de manutenção e de outros projetos que venham a ser priorizados pela Administração.

Portfólio de Ações Estratégicas e Projetos 2024-2026

Atualizado pelo Escritório de Projetos de TIC

3. Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica (CIT)

 

NOME PONTUAÇÃO STATUS
Renovação do armazenamento (storage e rede SAN)Arquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 5250 Em execução
Aquisição de Firewall de datacenterArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 5250 Em execução
Compra de nova Virtual Tape Library (VTL)Arquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 4625 Cancelado
Renovação da garantia da Virtual tape Library (VTL) Em execução
Renovação das redes sem fio 2023 (PDTIC ANTERIOR)Arquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 4250 Em execução
Renovação dos roteadores internetArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 4250 Concluído
Renovação de nobreaks de médio porte 2024Arquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 3500 Concluído
Projeto executivo para novos geradoresArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 2875 Em execução
Substituição da Telefonia ConvencionalArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 2750 Concluído
Aquisição e instalação de novos geradores para os datacentersArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 2250 Não iniciado
Implantação de NOC terceirizadoArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 1625 Cancelado
Substituição do software de gerenciamento de imagens (VMS) de segurança (SETESE)Arquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 1500 Em execução
Instalação de alto falantes SIP de chamada às partesArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 1375 Em execução
Centralização do InFORArquivo tipo pdf de 162,6KBAbre em nova aba 1250 Concluído

Histórico de PDTICs

HISTÓRICO DOS DOCUMENTOS PDTICs

HISTÓRICO DO CONTEÚDO DO PORTAL

PDTIC 2022-2024 (Versão 2.0 - Revisado em Março 2023)Arquivo tipo pdf de 2,9MBAbre em nova aba

PDTIC 2022-2024 (Versão 1.0 - Abril 2022)Abre em nova abaArquivo tipo pdf de 2,5MB     

PDTIC 2022-2023 (revisão 2023 alinhamento PDTIC JT-CSJT)

PDTIC 2020-2021 (revisão 2021 alinhamento PDTIC JT-CSJT)Arquivo tipo pdf de 4,2MB

PDTIC 2020-2021 (versão inicial)Arquivo tipo pdf de 13,6MB

PDTIC 2819-2019 (revisão maio/2019)Arquivo tipo pdf de 2,8MBAbre em nova aba

PDTIC 2018-2019 (Versão inicial)Arquivo tipo pdf de 2,8MBAbre em nova aba

PDTIC 2016-2017 (Revisão - versão mai-17)Arquivo tipo pdf de 3,5MB

PDTIC 2016-2017 (Revisão - versão fev-17)Arquivo tipo pdf de 3,2MB

PDTIC 2016-2017 (abril-16)Arquivo tipo pdf de 1,3MB

PDTIC 2015Arquivo tipo pdf de 859,3KBAbre em nova aba (íntegra)

PDTIC 2014Arquivo tipo pdf de 562,6KBAbre em nova aba (íntegra)

Projetos e ações - PDTIC 2022-2023 - situação final Março/24Abre em nova aba

Projetos e ações - PDTIC 2020-2021 - situação Março/22Abre em nova aba

Projetos e ações - PDTIC 2020-2021 - situação 2020Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2018-2019 - situação Dezembro/2019Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2018 - situação em Dezembro/2018Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2017 - situação em Dezembro/2017Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2016 - situação em Dezembro/2016Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2015 - situação em Dezembro/2015Abre em nova aba

Projetos PDTIC 2014 - situação em Dezembro/2014Abre em nova aba