Gestão de Configuração e Ativos de TIC

Última atualização: 23/06/2023 17:05
Fonte: SETIC

O processo de Gestão de Configuração e Ativos de TIC está regulamentado na Portaria nº 6.371/2016.

Desenho do Processo

Gestão de configuração e ativos_revisado.png

Definições

Nomenclatura

Item de Configuração (IC)

Todo e qualquer recurso necessário para a sustentação dos serviços de TI. Agrega valor à entrega dos serviços. Ex.: Equipamentos, licenças, ativos de rede, etc.

Atributo de Item de Configuração (AIC)

Porção de informação que define e identifica cada IC e suas características. O nível de profundidade dos AICs deve ser elaborado para que a informação a ser gerida seja adequada. Muitos AICs, mais informações porém, maior complexidade no uso das mesmas. EX.: IC = Computador, AIC: Processador, memória, disco, etc.

Gerenciamento da Configuração

Disciplina que visa o gerenciamento de todos ICs, seus relacionamentos e provê gestão destes para a entrega dos serviços de TI.

Banco de Dados do Gerenciamento da Configuração (BDGC)

Repositórios que centralizam as informações referentes aos ICs utilizados no ambiente de TI. Podem haver um ou mais BDGCs, desde que hajam vínculos entre os mesmos.

Obs.: No TRT4 há controles específicos (não centralizados), mantidos pelas áreas que atendem às necessidades da SETIC.

Gerenciamento de Ativos

Disciplina que tem foco no controle de todos os ativos de TI no que diz respeito aos responsáveis pelos mesmos, localização, detalhes, etc.

Automações

Método de coleta e auditoria das informações sobre os ativos e configurações existentes no ambiente. Devem estar disponíveis para viabilizar o controle sobre os mesmos. Essa atividade é normalmente executada por ferramentas de coleta de dados e análises dos responsáveis pelos processos.

Gerenciamento de Mudanças

Processo responsável pelo gerenciamento das alterações nos Ics e que dispara as atualizações nos BDGCs, decorrentes das atualizações ou modificações do ambiente.


Papéis

Área responsável pelo IC

Equipes que controlam o ciclo de vida dos ativos e configurações atualmente utilizados no ambiente do TRT4.



Ferramentas

AssystWEB, Word, Excel, Zabix e Sistema de Patrimônio do TRT4

Ferramentas utilizadas pelas equipes do TRT4 no processo de gerenciamento e configuração de ativos.

Indicador de benefício do processo

Descrição do controle / indicador

Método de apuração (controle) ou fórmula de cálculo (indicador)

Frequência

 
Percentual de bens de informática sem tipo de bem registrado

 
Será medido através do indicador: Percentual de bens de informática sem tipo de bem registrado
 

Fórmula:
Número de bens que estão com o tipo de bem como "Sem agrupamento" dividido pelo total de bens de TIC. (*)

(*) Serão considerados apenas os bens de TIC com modelo informado, incluindo os bens de infraestrutura.


Meta: manter abaixo de 3%

 
quadrimestral

Etapas

1. Designar identificadores únicos para os ICs

Descrição

Estabelecer a nomenclatura padrão para os ICs, definindo como serão armazenados nos bancos de dados de gerenciamento da configuração

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Inserção de novos recursos no ambiente de TI

Saídas

Documentação que determina um padrão de nomenclatura e identificadores únicos dos recursos.

2. Designar responsáveis pelos ICs

Descrição

Identificar responsabilidades e responsabilizados pelos ICs em questão

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Necessidade de identificar responsáveis pelos ICs

Saídas

Documentação formalizada sobre estas responsabilidades, formalmente aprovadas dentro da SETIC e comunicadas aos setores inerentes ao processo.

3. Inserir dados dos ICs no BDGC

Descrição

Alimentar o banco de dados de gerenciamento com informações sobre o IC e seus AICs. As informações devem ser criadas e disponibilizadas a todos os envolvidos.

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Necessidade de adições, alterações ou atualizações de ICs e seus AICs

Saídas

Informação atualizada e refletida no BDGC

4. Novo IC Disponível – Coletar dados

Descrição

No caso de haver um novo IC, é necessário que sejam coletadas as informações dos AICs, já com suas premissas estipuladas. Essa coleta pode ser manual ou automatizada e registrada no BDGC.

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Novo IC disponível à SETIC

Saídas

Informação sobre o novo IC cadastrada no BDGC

5. Nova versão de IC disponível - Coletar dados atualizados no IC

Descrição

Coletar informação atualizada do IC, identificar o IC no BDGC e inserir informação atualizada no BDGC(de forma manual ou automatizada)

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Necessidade de alteração de informações específicas de ICs.

Saídas

Informação cadastrada na BDGC atualizada para refletir a realidade da SETIC

6. Desativar IC no BDGC

Descrição

Caso seja necessário desativar ICs no BDGC, seja por uma alteração do mesmo ou ainda por não ser mais necessário, altera-se o status deste no BDGC para desativado.

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Necessidade em desativar um IC ou remover o mesmo do ambiente

Saídas

Atualização do BDGC, ou controles, de cada área.

7. Atualizar lista de atributos do BDGC

Descrição

Manter a lista de atributos atualizada de forma a refletir a realidade e necessidades específicas da SETIC e TRT4. Esta atividade foca em garantir que os AICs estão de acordo com a profundidade de informações esperadas pela gestão e controles específicos

Papéis

Área responsável pelo IC

Entradas

Avaliação das informações no BDGC, ICs e AICs

Saídas

Lista atualizada dos ICs e respectivos AICs que atendam às necessidades da SETIC