Responsável pelo Processo |
|
---|---|
EPTIC |
Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo de TIC |
Papéis |
|
---|---|
Solicitante |
Pessoa que realiza uma solicitação de projeto |
Coordenador |
Coordenador de equipe da SETIC, responsável juntamente com o GP e equipe do projeto pela análise das solicitações de projeto, pelo planejamento e execução do projeto. Responsável também pelo monitoramento e subsídio de informações para a atualização do portfólio de projetos da SETIC |
GP (Gerente de Projeto) |
Responsável juntamente com o Coordenador e equipe de projeto pela análise das solicitações de projeto, pelo planejamento e execução do projeto. Responsável também pelo monitoramento e subsídio de informações para a atualização do portfólio de projetos da SETIC |
Equipe de projeto |
Equipe de projeto, responsável juntamente com o Coordenador e GP pela análise das solicitações de projeto, pelo planejamento e execução do projeto |
EPTIC |
Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo de TIC, responsável pelo acompanhamento de todo o ciclo de vida do portfólio de projetos da SETIC, desde sua elaboração, execução, monitoração e encerramento. Responsável também pela formatação, ajuste e atualização do portfólio de projetos da SETIC |
Subcomitê de TIC |
Subcomitê de TIC, formado pelo diretor e coordenadores da SETIC e o representante do Escritório de Projetos de TIC. Responsável por revisar o planejamento e as estimativas |
Comitê de Governança de TIC |
Comitê de Governança de TIC, composto por magistrados e pelo diretor SETIC, com o objetivo, entre outros, de propor as estratégias e orientar as metas institucionais para a área de tecnologia da informação e comunicações. Responsável por revisar o portfólio de projetos proposto e aprová-lo ou não |
Termos / Artefatos |
|
---|---|
Proposta de Portfólio |
Planilha mantida no Google Drive, contendo o detalhe de todos os projetos candidatos para a formação do portfólio de projetos da SETIC |
Portfólio |
Mesma planilha descrita acima, após ser aprovada pelo Comitê de Governança de TIC, tornando-se oficialmente o portfólio de projetos da SETIC |
Portal de Governança |
Portal de Governança de TIC é um sítio eletrônico mantido pela SETIC, que divulga interna e externamente informações sobre essa área, incluindo a situação do portfólio de projetos da SETIC. Ele é acessado em: https://www.trt4.jus.br/portais/governanca Link com informações sobre o PDTIC e os projetos contidos no portfólio: https://www.trt4.jus.br/portais/governanca/plano-diretorAbre em nova aba Link com o resumo da situação dos projetos. No segundo quadrante apresenta um histórico com link para todos os relatórios de acompanhamento: https://www.trt4.jus.br/portais/governanca/acompanhamento-projetosAbre em nova aba Link para os projetos concluídos e benefícios gerados: https://www.trt4.jus.br/portais/governanca/monitoracao-de-projetosAbre em nova aba |
Ferramentas |
|
---|---|
Google Drive |
A planilha com a proposta e posteriormente com o portfólio, é mantida no Google Drive do Escritório de Projetos |
GitLab |
GitLab é a ferramenta utilizada pela SETIC para registro e acompanhamento das atividades do backlog de cada equipe. Sugere-se que essa ferramenta também seja utilizada para os projetos. Para isso, devem ser criadas issues com marcação (label) específicas e nelas devem ser registrados o andamento e o histórico do projeto. Além disso, sugere-se que a documentação gerada durante o projeto também seja anexada na issue. Orientações sobre a utilização do gitlab para projetos pode ser consultadas em: https://docs.google.com/document/d/1s6Ejj0iH3qW70rHG7jLi9A6IkoUcswlNj7Um96K5Upo/editAbre em nova aba |
Indicador de benefício do processo |
||
---|---|---|
Descrição |
Método de apuração/fórmula cálculo |
Frequência |
Percentual de projetos concluídos no final do PDTIC |
Percentual=(Total de projetos concluídos x 100)/total de projetos do PDTIC Meta: 60% |
Bianual (no final do PDTIC) |
Controle de execução do processo |
||
---|---|---|
Controle |
Método de execução |
Frequência |
Subcomitê de TIC |
Em uma reunião periódica do Subcomitê de TIC, avaliar a aderência e as oportunidades de melhoria do processo. A reunião deve indicar se o processo necessita de revisão ou não. |
Anual |
Encaminhar Solicitação (III) |
||
---|---|---|
Descrição |
Solicitante encaminha a solicitação de projeto, isto é, encaminha a sua necessidade |
|
Papéis |
Solicitante |
|
Considerações importantes |
Na elaboração ou revisão do PDTIC, o Diretor da SETIC define se os usuários da área de negócio serão consultados sobre a solicitação de novos projetos, ou se as necessidades serão encaminhadas pelos próprios Coordenadores SETIC, com base no backlog registrado em cada área. A forma como as solicitações serão recebidas também é definido a cada PDTIC, não precisando ser em formulário ou sistema específico. O essencial é que as informações para a identificação correta da necessidade sejam encaminhadas, como: nome, objetivo, problema a ser resolvido (justificativa), benefícios estimados e restrições existentes. A atividade está representada com o símbolo (III), que indica repetição. Isto é, várias solicitações podem ser encaminhadas |
|
Entradas |
Necessidade de projeto |
|
Saídas |
Informações sobre a solicitação de projeto |
|
Atividades |
Identificar a necessidade |
Identificar a necessidade de projeto |
Detalhar e encaminhar informações da solicitação |
Detalhar e encaminhar as informações referente à solicitação de projeto |
|
Ferramentas |
De acordo com o definido a cada PDTIC |
Analisar Solicitação (III) |
||
---|---|---|
Descrição |
Responsáveis analisam as informações da solicitação de projeto a fim de verificar se tem características de projeto ou demanda, se é viável de ser atendida e de realizar seu planejamento |
|
Papéis |
Coordenador, GP e equipe de projeto |
|
Considerações importantes |
Caso os responsáveis precisem, podem colher informações adicionais para um maior detalhamento da solicitação de projeto. A atividade está representada com o símbolo (III), que indica repetição. Isto é, várias solicitações podem ser analisadas |
|
Entradas |
Informações sobre a solicitação de projeto |
|
Saídas |
Solicitação de projeto a planejar ou Solicitação com característica de demanda |
|
Atividades |
Verificar se é projeto |
Verificar se a solicitação tem característica de projeto CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO: Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. No portfólio, a orientação é que sejam consideradas como projeto solicitações com alguma (ou combinação) das características abaixo:
Caso não tenha características de projeto, encaminhar a solicitação para a fila de demandas. |
Verificar se será atendido |
Nessa etapa, já pode ser identificada a viabilidade ou não da execução da solicitação, principalmente se for técnica. Ou se a necessidade já está sendo ou será atendida por outro projeto, por exemplo. Inviabilidade por incompatibilidade estratégica normalmente é indicada nos níveis acima (Subcomitê de TIC ou Comitê de Governança de TIC) |
|
Encaminhar solicitação para planejamento |
As solicitações com características de projeto e viáveis tecnicamente, são encaminhadas para serem planejadas |
|
Ferramentas |
De acordo com o definido a cada PDTIC |
Colocar na fila de demandas |
||
---|---|---|
Descrição |
Caso a solicitação não tenha características de projeto, colocá-la na fila de demandas |
|
Papéis |
Coordenador, GP e equipe de projeto |
|
Entradas |
Solicitação com característica de demanda |
|
Saídas |
Registro de demanda |
|
Atividades |
Colocar na fila de demandas |
Caso a solicitação não tenha características de projeto, colocá-la na fila de demandas |
Ferramentas |
NA |
Comunicar reprovação |
||
---|---|---|
Descrição |
Caso a solicitação não seja incluída no portfólio, comunicar reprovação |
|
Papéis |
Coordenador, GP e equipe de projeto |
|
Entradas |
Solicitação de projeto inviável |
|
Saídas |
Solicitação não atendida |
|
Atividades |
Comunicar reprovação |
Caso a solicitação não seja incluída no portfólio, comunicar ao solicitante que foi reprovada, bem como, informar o motivo |
Ferramentas |
NA |
Planejar projeto (III) |
||
---|---|---|
Descrição |
Realizar o planejamento inicial do projeto |
|
Papéis |
Coordenador, GP e equipe de projeto |
|
Considerações importantes |
A atividade está representada com o símbolo (III), que indica repetição. Isto é, vários projetos podem ser planejados. Essas etapas iniciais do processo representam os vários projetos, que formarão um único portfólio de projetos |
|
Entradas |
Solicitação de projeto a planejar |
|
Saídas |
Informações sobre o planejamento inicial do projeto (gerente do projeto, início e fim previsto, custo estimado, o link da issue no GitLab, indicação se o projeto pode ser classificado como uma transformação digital e sugestão de priorização e alinhamento aos objetivos estratégicos). |
|
Atividades |
Identificar Riscos |
O risco do projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provoca um efeito positivo (oportunidade) ou negativo (ameaça) em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. A identificação dos riscos no planejamento do projeto visa principalmente levantar as situações que possam impactar negativamente no andamento do projeto, possibilitando que os envolvidos estabeleçam antecipadamente ações a fim de contornar resultados indesejados. Os riscos identificados devem ser considerados para o planejamento do projeto |
Planejar o projeto |
Realizar o planejamento inicial do projeto, revisando e completando alguma informação em relação ao objetivo, justificativa e benefícios esperados, estimando início e fim previsto, e informando o link da issue criada no GitLab |
|
Informar o custo estimado |
Apenas custos com aquisições são computados nos projetos. Custos internos, como de pessoal, não são registrados. Os custos decorrentes das aquisições são obrigatoriamente estimados e aprovados no Plano de Contratações, que segue seu processo específico e também faz parte do PDTIC. Tanto a estimativa de custo inicial como a estimativa atualizada a ser informada no portfólio, deve seguir o valor aprovado no Plano de Contratações, constando no portfólio apenas como informação |
|
Indicar Transformação Digital |
Indicar se o projeto faz parte de uma transformação digital. Projetos com essa indicação formam o Plano de Transformação Digital da SETIC, conforme descrito no PDTIC |
|
Sugerir priorização |
Sugerir a priorização para o projeto, conforme a tabela abaixo denominada de “Critérios de Priorização”. A maior priorização sugere os projetos que devem ser iniciados primeiro dentro de uma equipe. Como as equipes são diferentes, projetos com menor prioridade podem iniciar/terminar primeiro que outros com maior prioridade, de acordo com a capacidade de cada equipe responsável |
|
Sugerir o alinhamento estratégico |
Sugerir o alinhamento estratégico, isto é, indicar a qual objetivo estratégico (da EnticJud e/ou do CSJT) o projeto está alinhado (objetivos descritos no PDTIC). |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Proposta de Portfólio Obs.: Todas as informações sobre o planejamento devem ser consolidadas na Planilha Proposta de Portfólio |
Os critérios abaixo visam sugerir a ordem de priorização do portfólio de projetos. Estão baseados na versão 1.0 da Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP.
O valor da priorização equivale ao somatório dos critérios. Quanto maior o valor, mais prioritário será o projeto para o Tribunal. Os critérios são:
Importância Estratégica: Representa o impacto nos objetivos estratégicos da organização. Deve ser definido um percentual aproximado de contribuição do projeto ao objetivo estratégico ao qual está alinhado. Um impacto igual ou superior a 70% é considerado Alto, entre 40% e 70% é considerado Médio e o impacto inferior a 40% é classificado como Baixo.
Abrangência dos Resultados: a abrangência dos resultados não diz respeito apenas a capilaridade dos resultados, mas também a sua relevância para o Tribunal.
Urgência do Projeto: Alta (resultados em menos de 3 meses após o término do projeto ou durante a execução do projeto). Média (resultados entre 3 meses e 6 meses após o término do projeto) e Baixa (resultados a partir de 6 meses após o término do projeto).
Tempo Estimado do Projeto: Curto (duração estimada inferior a 6 meses), Médio (duração estimada superior a 6 meses e inferior a 12 meses) e Longo (duração estimada superior a 12 meses).
Tendência: Irá piorar rapidamente (se nada for feito, a situação vai piorar em até 3 meses); Irá piorar em curto prazo (se nada for feito, a situação vai piorar em até 6 meses) e Não irá piorar (se nada for feito, a situação vai piorar em até 12 meses ou poderá até melhorar).
Formatar Proposta de Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Formatar Proposta de Portfólio |
|
Papéis |
EPTIC |
|
Considerações importantes |
Até a atividade anterior, os responsáveis receberam e planejaram várias solicitações de projetos. O planejamento foi sendo registrado na planilha de Proposta de Portfólio. A partir dessa etapa, as atividades são em relação ao portfólio como um todo. Essa parte do fluxo é executada quando for novo ciclo, isso é, elaboração de novo portfólio |
|
Entradas |
Planilha Proposta de Portfólio a formatar |
|
Saídas |
Planilha Proposta de Portfólio formatada |
|
Atividades |
Formatar Proposta de Portfólio |
Organizar e formatar a planilha que contém as informações dos projetos planejados até o momento. Chama-se de Proposta de Portfólio, pois somente será um portfólio oficial, após revisão e aprovação pelos responsáveis |
Encaminhar Proposta de Portfólio para revisão |
Encaminhar a Proposta de Portfólio para revisão |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Proposta de Portfólio |
Revisar estimativas |
||
---|---|---|
Descrição |
Revisar as estimativas planejadas para os projetos |
|
Papéis |
Subcomitê de TIC (sendo quórum mínimo formado pelo Diretor da SETIC, Coordenador da área cujo os projetos estejam sob revisão e EPTIC) |
|
Entradas |
Planilha Proposta de Portfólio formatada |
|
Saídas |
Planilha Proposta de Portfólio com estimativas revisadas |
|
Atividades |
Revisar as estimativas iniciais planejadas para os projetos |
Revisar as informações fornecidas sobre o planejamento inicial dos projetos, como nome, objetivo, problema a ser resolvido (justificativa), benefícios estimados, início e fim previsto e custo estimado. Revisar também se o projeto está classificado corretamente como uma transformação digital |
Ferramentas |
Google drive: Planilha Proposta de Portfólio |
Revisar alinhamento estratégico e priorização |
||
---|---|---|
Descrição |
Revisar as informações sobre o alinhamento estratégico e a priorização dos projetos |
|
Papéis |
Subcomitê de TIC (sendo quórum mínimo formado pelo Diretor da SETIC, Coordenador da área cujo os projetos estejam sob revisão e EPTIC) |
|
Entradas |
Planilha Proposta de Portfólio com estimativas revisadas |
|
Saídas |
Planilha Proposta de Portfólio revisada |
|
Atividades |
Revisar as informações sobre o alinhamento estratégico e a priorização dos projetos |
Revisar as informações fornecidas sobre o alinhamento estratégico e a priorização dos projetos |
Avaliar se necessita ajustes |
Caso necessitar de qualquer ajuste nas estimativas realizadas, encaminhar novamente para “Analisar Solicitação” |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Proposta de Portfólio |
Avaliar Proposta de Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Avaliar a Proposta de Portfólio |
|
Papéis |
Comitê de Governança de TIC |
|
Entradas |
Planilha Proposta de Portfólio revisada |
|
Saídas |
Planilha Proposta de Portfólio avaliada |
|
Atividades |
Avaliar a Proposta de Portfólio |
Avaliar a Proposta de Portfólio, com as informações planejadas e revisadas |
Avaliar se necessita ajustes |
Caso necessitar de qualquer ajuste nas estimativas realizadas, encaminhar novamente para “Analisar Solicitação” |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Proposta de Portfólio |
Aprovar Proposta de Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Aprovar a Proposta de Portfólio |
|
Papéis |
Comitê de Governança de TIC |
|
Entradas |
Planilha Proposta de Portfólio avaliada |
|
Saídas |
Planilha Portfólio aprovada |
|
Atividades |
Aprovar a Proposta de Portfólio |
Aprovar a Proposta de Portfólio avaliada. A partir dessa etapa, o Portfólio de Projetos para o período está instituído. É a mesma planilha, no entanto, a partir de agora está oficialmente aprovada |
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio |
Incluir Portfólio no PDTIC |
||
---|---|---|
Descrição |
Incluir Portfólio de Projetos no PDTIC |
|
Papéis |
EPTIC |
|
Entradas |
Planilha Portfólio aprovada |
|
Saídas |
PDTIC atualizado com a Planilha Portfólio aprovada |
|
Atividades |
Incluir Portfólio no PDTIC |
Incluir no PDTIC a Planilha Portfólio aprovada |
Atualizar Portal de Governança |
Atualizar o Portal de Governança com as informações do PDTIC e do Portfólio de Projetos |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Portal de Governança |
Gerenciamento de Projetos/Executar projeto (III) |
||
---|---|---|
Descrição |
Gerenciamento de Projetos/Executar projeto |
|
Papéis |
Coordenador, GP e equipe de projeto |
|
Entradas |
Planilha Portfólio aprovada |
|
Saídas |
Projeto executado |
|
Atividades |
Selecionar projeto a ser executado |
A partir do portfólio aprovado, selecionar o(s) projeto(s) a ser(em) executado(s). A orientação é que os projetos de maior priorização iniciem primeiro, conforme as características e restrições de cada equipe responsável |
Executar projeto |
Executar o(s) projeto(s) selecionados, conforme o processo definido de Gerenciamento de Projetos |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio |
Gerenciamento de Projetos/Monitorar projeto (III) |
||
---|---|---|
Descrição |
Gerenciamento de Projetos/Monitorar projeto |
|
Papéis |
EPTIC, GP e Coordenador |
|
Entradas |
Planilha Portfólio aprovada |
|
Saídas |
Informações sobre o gerenciamento/monitoramento dos projetos |
|
Atividades |
Realizar reunião de acompanhamento |
Realizar as reuniões de acompanhamento dos projetos contidos no portfólio. As reuniões são organizadas pelo EPTIC e marcadas por área (coordenadoria/seção), na qual são monitorados os projetos daqueles responsáveis. Participam o EPTIC, os GPs e normalmente os coordenadores de cada área. As reuniões acontecem trimestralmente. Caso seja preciso alguma atualização adicional, poderá ser realizada |
Monitorar projeto |
O gerenciamento/monitoração de cada projeto é um processo constante, desde seu início até a sua conclusão. Essa atividade está contida no processo de Gerenciamento de Projetos e é executada por cada GP, tendo o apoio do coordenador e do EPTIC sempre que preciso. No momento da reunião de acompanhamento do portfólio, cada projeto que ainda não foi concluído é verificado. Com isso, independente do constante monitoramento que acontece em cada projeto individual, esse momento é utilizado para verificar o andamento de cada projeto |
|
Gerenciar mudança no portfólio |
São consideradas alterações no portfólio:
Caso alguma dessas situações seja identificada, deve ser destacada no Relatório de Acompanhamento e encaminhada para aprovação pelo Comitê de Governança de TIC, via PROAD do PDTIC (atividade Aprovar alterações de Portfólio) OBS.: Alterações individuais em datas previstas nos projetos são apenas registradas na Planilha Portfólio para serem consultadas conforme o interesse, não necessitando destaque nem aprovação |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio |
Atualizar Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Atualizar Portfólio |
|
Papéis |
EPTIC, GP e Coordenador |
|
Entradas |
Planilha Portfólio aprovada e Informações sobre o gerenciamento/monitoramento dos projetos |
|
Saídas |
Planilha Portfólio atualizada Portal de Governança atualizado |
|
Atividades |
Atualizar portfólio |
Atualizar a Planilha Portfólio com as informações coletadas durante a reunião de acompanhamento. A atualização é feita pelo EPTIC, com a participação dos demais responsáveis |
Atualizar portal de governança |
Atualizar o Portal de Governança com as informações dos projetos que não necessitam de aprovação referente à mudanças |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Portal de Governança |
Aprovar alterações de Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Aprovar alterações de Portfólio |
|
Papéis |
Comitê de Governança de TIC como aprovador formal Subcomitê de TIC (Diretor da SETIC e Coordenador da área cujo os projetos sofreram alterações no portfólio) como validador prévio |
|
Considerações importantes |
A maioria das solicitações dos projetos ocorrem no início do ciclo do portfólio. No entanto, durante seu ciclo de vida, novos projetos podem ser inseridos, bem como, projetos podem ser cancelados e/ou suspensos |
|
Entradas |
Planilha Portfólio atualizada OBS.: O EPTIC deve destacar as inclusões, os cancelamentos e as suspensões de projetos, a fim de facilitar a identificação e aprovação. Além das informações destacadas, o portfólio atualizado como um todo deve ser enviado para conhecimento |
|
Saídas |
Necessidade de ajustes Planilha Portfólio com alterações aprovadas |
|
Atividades |
Avaliar alterações no portfólio |
Avaliar as alterações destacadas no portfólio |
Avaliar se necessita ajustes |
Caso necessitar ajustes, encaminhar novamente para “Analisar Solicitação” |
|
Aprovar alterações de portfólio |
Aprovar a nova versão do portfólio, contendo as alterações destacadas na reunião de acompanhamento e/ou os ajustes solicitados pelos aprovadores |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio |
Ajustar Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Ajustar Portfólio |
|
Papéis |
EPTIC |
|
Entradas |
Planilha Portfólio com alterações aprovadas e/ou ajustadas |
|
Saídas |
Planilha Portfólio ajustada |
|
Atividades |
Verificar se as alterações no portfólio foram aprovadas |
Verificar se as alterações no portfólio foram aprovadas |
Ajustar o portfólio conforme retorno dos aprovadores |
Caso os aprovadores realizaram alguma indicação diferente do sugerido na reunião de acompanhamento, realizar os ajustes no portfólio |
|
Atualizar Portal de Governança |
Atualizar o Portal de Governança com as informações dos projetos que passaram por aprovação (inclusão de novos, cancelamentos e suspensões) |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Portal de Governança |
Finalizar Portfólio |
||
---|---|---|
Descrição |
Finalizar Portfólio |
|
Papéis |
EPTIC |
|
Entradas |
Planilha Portfólio (última Planilha Portfólio) |
|
Saídas |
Planilha Portfólio (Planilha Portfólio finalizada) |
|
Atividades |
Verificar fim do ciclo do PDTIC |
Verificar fim do ciclo do PDTIC, o que acontece a cada 2 anos |
Formatar portfólio contendo sua última versão |
Antes dessa atividade, ocorre a última reunião de acompanhamento. Nessa última reunião, são coletadas as informações do projetos, de acordo com a situação do final do ciclo |
|
Disponibilizar última versão do portfólio |
Disponibilizar a última versão do portfólio para prestação de contas do PDTIC |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio |
Responsável pelo Processo |
|
---|---|
EPTIC |
Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo de TIC |
Papéis |
|
---|---|
GP (Gerente de Projeto) |
Gerente do projeto, responsável por selecionar o projeto a ser executado, bem como, pela execução de todo o projeto. Responsável também por monitorar o projeto em todo seu ciclo de vida, verificando a necessidade ou não de replanejamento e/ou de suspensão e acompanhando seu andamento, até que esteja concluído ou cancelado |
Equipe de projeto |
Equipe de projeto, responsável por dar subsídios ao GP para selecionar o projeto a ser executado, bem como, pela execução de todo o projeto |
Coordenador |
Coordenador de equipe da SETIC, responsável juntamente com o GP e EPTIC pelo monitoramento do projeto em todo seu ciclo de vida |
EPTIC |
Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo de TIC, responsável por monitorar o projeto em todo seu ciclo de vida, verificando a necessidade ou não de replanejamento e/ou de suspensão e acompanhando seu andamento, até que esteja concluído ou cancelado |
Termos / Artefatos |
|
---|---|
Portfólio |
Planilha mantida no Google Drive, contendo o detalhe de todos os projetos contidos no portfólio de projetos da SETIC |
Ferramentas |
|
---|---|
Google Drive |
A planilha com o portfólio é mantida no Google Drive do Escritório de Projetos |
GitLab |
GitLab é a ferramenta utilizada pela SETIC para registro e acompanhamento das atividades do backlog de cada equipe. Sugere-se que essa ferramenta também seja utilizada para os projetos. Para isso, devem ser criadas issues com marcação (label) específicas e nelas devem ser registrados o andamento e o histórico do projeto. Além disso, sugere-se que a documentação gerada durante o projeto também seja anexada na issue. Orientações sobre a utilização do gitlab para projetos pode ser consultadas em: https://docs.google.com/document/d/1s6Ejj0iH3qW70rHG7jLi9A6IkoUcswlNj7Um96K5Upo/edit |
Indicador de benefício do processo |
||
---|---|---|
Descrição |
Método de apuração/fórmula cálculo |
Frequência |
Percentual de benefícios alcançados |
A cada projeto concluído, medir o percentual de benefícios alcançados: Percentual=(Total de benefícios alcançados x 100)/total de benefícios estimados para o projeto Meta por projeto: 90% Obs.: o percentual pode ser maior que 100%, para projetos que superaram os benefícios estimados. Meta para o percentual geral de projetos concluídos: 95% |
Anual |
Controle de execução do processo |
||
---|---|---|
Controle |
Método de execução |
Frequência |
Subcomitê de TIC |
Em uma reunião periódica do Subcomitê de TIC, avaliar a aderência e as oportunidades de melhoria do processo. A reunião deve indicar se o processo necessita de revisão ou não |
Anual |
Selecionar Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
A partir do portfólio de projetos previamente aprovado, selecionar o projeto a executar ou a verificar |
|
Papéis |
GP e equipe de projeto |
|
Considerações importantes |
Devem ser selecionados para a execução projetos de maior priorização, conforme pontuação contida no portfólio de projetos, considerando a disponibilidade e capacidade da(s) equipe(s) envolvida(s). Essa escolha deve ser negociada e seguir orientações do(s) responsável(is) pela(s) equipe(s) (chefes de seção/coordenadores/diretor SETIC) |
|
Entradas |
Projeto contido no portfólio, aprovado e priorizado |
|
Saídas |
Projeto a ser executado |
|
Atividades |
Selecionar projeto |
Consultar o portfólio e selecionar o projeto a ser iniciado/verificado |
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro do projeto |
Executar Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Executar o projeto, conforme sua natureza |
|
Papéis |
GP e equipe de projeto |
|
Considerações importantes |
Cada coordenadoria da SETIC possui processos mapeados para a execução de suas atividades principais. A execução em si dos projetos de cada área segue esses processos. Por exemplo, projetos de desenvolvimento de software seguem o “Processo de Desenvolvimento e Sustentação de Software”, definido na Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas. Da mesma forma, um projeto que necessite de aquisições, utilizará o “Processo de Planejamento de Contratações de TIC” para essa etapa, e assim por diante. Por isso, está descrito que a execução do projeto é conforme sua natureza. Abaixo, os processos internos de cada coordenadoria, que provavelmente serão utilizados na execução dos projetos, bem como, a indicação da coordenadoria responsável:
Obs.: A lista acima é dinâmica e pode sofrer alterações. Com isso, consta aqui como informação e com o objetivo de ilustrar a diversidade da execução dos projetos, não sendo um fator limitante. |
|
Entradas |
Projeto a ser executado |
|
Saídas |
Entregas do projeto |
|
Atividades |
Executar projeto |
Executar o projeto, conforme sua natureza, até que suas entregas estejam concluídas |
Ferramentas |
Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Verificar Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Verificar projeto. Faz parte do grupo de atividades do monitoramento do projeto |
|
Papéis |
GP com o apoio do EPTIC e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O monitoramento dos projetos é uma atividade constante e ocorre durante todo o ciclo de vida do projeto, até que ele esteja concluído ou cancelado. O registro da situação individual de cada projeto é feito pelo GP no GitLab, para o acompanhamento da equipe. A nível gerencial, esse registro é feito pelo EPTIC na planilha Portfólio de Projetos. Esse registro pode ser feito quando o evento acontece. No entanto, é feito normalmente durante a reunião de acompanhamento de projetos, descrita no processo de Gestão do Portfólio de Projetos de TIC. Nessa reunião, o EPTIC verifica os projetos de cada equipe a fim de validar seu andamento, fazendo o registro da situação no Portfólio de Projetos, caso ainda não tenha sido feito |
|
Entradas |
Projeto em execução |
|
Saídas |
Projeto verificado, necessidade de replanejamento, suspensão, cancelamento ou conclusão |
|
Atividades |
Verificar projeto |
Verificar o projeto em questão, a fim de monitorar sua situação, conforme critérios abaixo:
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Replanejar Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Replanejar projeto. Faz parte do grupo de atividades do monitoramento do projeto |
|
Papéis |
GP com o apoio do EPTIC e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O monitoramento dos projetos é uma atividade constante, até que o projeto esteja concluído ou cancelado |
|
Entradas |
projeto verificado com necessidade de replanejamento |
|
Saídas |
Projeto replanejado |
|
Atividades |
Replanejar projeto |
Replanejar o projeto. Envolve rever as estimativas anteriores, principalmente: objetivo, data de início prevista, data de entrega do produto final prevista e custo estimado. É de responsabilidade do GP, que pode solicitar apoio ao EPTIC sempre que necessário. |
Avaliar Riscos |
Caso houver, avaliar como os riscos identificados previamente estão se comportando, bem como, a existência de novos riscos. Verificar o impacto dos riscos no replanejamento do projeto |
|
Gerenciar mudança nos projetos |
|
|
Registrar novas estimativas |
A atualização do projeto no GitLab é de responsabilidade do GP. No portfólio, a atualização é feita pelo EPTIC. Pode ser feita quando o replanejamento for realizado. No entanto, normalmente é feita durante a reunião de acompanhamento de projetos, descrita no processo de Gestão do Portfólio de Projetos de TIC. |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Suspender Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Suspender projeto. Faz parte do grupo de atividades do monitoramento do projeto |
|
Papéis |
GP com o apoio do EPTIC e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O monitoramento dos projetos é uma atividade constante, até que o projeto esteja concluído ou cancelado |
|
Entradas |
Projeto verificado com necessidade de suspensão |
|
Saídas |
Projeto suspenso |
|
Atividades |
Suspender projeto |
Suspender o projeto. Essa atividade é realizada quando o projeto já estava em andamento e por algum motivo, interno ou externo, sua execução ficou suspensa, isto é, aguardando alguma ação para ser possível continuar. Esse status é utilizado para demonstrar que, no momento, nenhuma atividade está sendo realizada nesse projeto. Mas que após a questão ser resolvida, o projeto poderá retornar à sua execução. É de responsabilidade do GP, que pode solicitar apoio ao EPTIC sempre que necessário. |
Registrar suspensão |
A atualização do projeto no GitLab é de responsabilidade do GP. No portfólio, a atualização é feita pelo EPTIC. Pode ser feita quando o projeto for suspenso. No entanto, normalmente é feita durante a reunião de acompanhamento de projetos, descrita no processo de Gestão do Portfólio de Projetos TIC. Importante registrar o motivo e a data da suspensão. |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Cancelar Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Cancelar projeto |
|
Papéis |
GP com o apoio do EPTIC e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O projeto está sempre sendo monitorado, até que ele seja concluído ou cancelado |
|
Entradas |
Projeto verificado com necessidade de cancelamento |
|
Saídas |
Projeto cancelado |
|
Atividades |
Cancelar projeto |
Cancelar o projeto significa que esse projeto não irá mais acontecer. Isso pode ser feito a qualquer momento antes do projeto ser concluído, isto é, em projetos ainda não iniciados, já em execução ou suspensos. Pode acontecer até mesmo em projetos que já tiveram entregas parciais realizadas. Nesse caso, essas entregas devem ser registradas. Após o cancelamento do projeto, caso a mesma necessidade seja encaminhada para a SETIC, um novo projeto deve ser aberto |
Solicitar permissão para o cancelamento |
O GP deve comunicar o EPTIC sobre essa necessidade. O EPTIC solicita permissão para o cancelamento ao Diretor da SETIC. |
|
Registrar cancelamento |
A atualização do projeto no GitLab é de responsabilidade do GP. No portfólio, a atualização é feita pelo EPTIC. Pode ser feita quando o projeto for cancelado. No entanto, normalmente é feita durante a reunião de acompanhamento de projetos, descrita no processo de Gestão do Portfólio de Projetos de TIC. Importante registrar o motivo e a data do cancelamento. |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Registrar Benefícios |
||
---|---|---|
Descrição |
Registrar benefícios |
|
Papéis |
EPTIC, GP e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O projeto está sempre sendo monitorado, até que ele seja concluído ou cancelado |
|
Entradas |
Projeto verificado com necessidade de conclusão |
|
Saídas |
Benefícios registrados |
|
Atividades |
Registrar benefícios |
|
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |
Concluir Projeto |
||
---|---|---|
Descrição |
Concluir projeto |
|
Papéis |
EPTIC, GP e Coordenador |
|
Considerações importantes |
O projeto está sempre sendo monitorado, até que ele seja concluído ou cancelado |
|
Entradas |
Projeto verificado com necessidade de conclusão Benefícios registrados |
|
Saídas |
Projeto concluído |
|
Atividades |
Concluir projeto |
Ao concluir o projeto, além do registro dos benefícios, devem ser atualizadas informações como:
No GitLab, o GP deve concluir a issue referente ao projeto. A atualização é feita no portfólio pelo EPTIC. Pode ser feita quando o projeto for concluído. No entanto, normalmente é feita durante a reunião de acompanhamento de projetos, descrita no processo de Gestão do Portfólio de Projetos de TIC. |
Ferramentas |
Google drive: Planilha Portfólio Gitlab: registro e acompanhamento do projeto |