Elaboração e Revisão do PDTIC

Última atualização: 07/02/2025 14:04
Fonte: SETIC
desenho do processo

Controle de Versões

Versão e data

Alterações

2.0 - 28/10/2024

  • Revisão e remodelagem completa do processo

Definições


Objetivo Processo

Orientar a Gestão de TIC, por meio da elaboração, acompanhamento e revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, a fim de planejar, coordenar e monitorar as atividades de responsabilidade da SETIC e produzir resultados que atendam aos objetivos estratégicos do TRT-4.


O processo definido engloba tanto a confecção de um novo PDTIC, a cada dois anos, coincidindo com as trocas de administrações do TRT-4, quanto a revisão anual feita ao final do primeiro ano da gestão.


Responsável pelo Processo

Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo


Papéis

Subcomitê de TIC

Subcomitê de TIC, formado pelo Diretor e Coordenadores da SETIC e representante da Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo de TIC.

Comitê de Governança de TIC

Comitê de Governança de TIC, formado por 5 Magistrados, pelo Diretor(a) Geral, pelo Secretário(a)-Geral Judiciário, por um representante da Secretaria-Geral da Presidência e um da Secretaria da Corregedoria e pelo Diretor(a) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Diretoria da SETIC

Responsável pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações.

Presidência do TRT4

Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região


Termos / Artefatos

PAC - Plano de Capacitação de TIC

Planilha contendo o detalhe de todos os treinamentos que integram o plano de capacitação da SETIC

Plano de Contratações de TIC

Planilha contendo o detalhe de todas as compras e contratações do plano de contratações da SETIC

Portfólio de Projetos de TIC

Planilha contendo o detalhe de todos os projetos do portfólio da SETIC

Portal de Governança

Portal de Governança de TIC é um sítio eletrônico mantido pela SETIC, que divulga interna e externamente informações sobre essa área, incluindo a situação do portfólio de projetos da SETIC. Ele é acessado em: https://www.trt4.jus.br/portais/governanca



Ferramentas

Google Drive

A planilha com a proposta e posteriormente com o PDTIC, é mantida no Google Drive da Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo

Google E-mail

Aplicativo de e-mail da empresa Google, canal oficialmente utilizado pelo TRT4

Google Agenda

Serviço de agenda e calendário on-line da empresa Google, oficialmente utilizado pelo TRT4

PROAD

Sistema de processos administrativos utilizado no TRT-4

Connect-Jus

Plataforma de Governança Digital Colaborativa do Poder Judiciário, é um espaço colaborativo criado para a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de materiais estratégicos.



Indicador de benefício do processo

Descrição do indicador

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Percentual de indicadores de desempenho da gestão de TIC

Alcançar a meta em pelo menos 70% dos indicadores contidos no PDTIC, na “Monitoração de desempenho da gestão de TIC” 


Obs.: As metas desses indicadores são definidas no PDTIC

Anual, na revisão ou encerramento do PDTIC



Controle de execução do processo

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

Anual


Descrição das Tarefas



Avaliar resultados PDTIC anterior

Descrição

Apurar os resultados do portfólio de projetos / plano de contratações / plano de capacitação do PDTIC anterior ou do período anterior

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

Os resultados são elaborados pelas equipes da Divisão de Projetos (resultados dos projetos do PDTIC do ano ou do período anterior), da Seção de Conformidade (resultados do PAC do ano anterior) e  da Divisão de Apoio a Contratações de TIC (resultados do Plano Orçamentário do ano anterior).

Entradas

Resultados dos planos executados

Saídas

Planos PDTIC anterior avaliados - projetos, PAC e contratações

Atividades

Apurar o Portfólio de Projetos

Apuração dos resultados do portfólio de projetos

Apurar o Plano de Contratações

Apuração dos resultados do Plano de Contratações

Apurar o Plano de Capacitação

Apuração dos resultados do Plano de Capacitação

Ferramentas

Google Drive



Fazer diagnóstico de governança e gestão de TIC

Descrição

O diagnóstico de Governança de TIC e Gestão de TIC abrange a identificação e a análise do quadro de pessoal da SETIC, levantamento das principais entregas realizadas pela Secretaria, além de dados sobre sua infraestrutura, indicadores, análise do planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades realizadas pela SETIC em consonância com os direcionamentos definidos pelas estruturas de governança, a fim de atingir os objetivos corporativos.

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

A Coordenadoria de Gestão e Apoio à Governança de TIC e a Diretoria da Setic são os principais elementos no diagnóstico.

O diagnóstico de governança e gestão de TIC atualizado conterá no mínimo as seguintes informações:

  • Estruturas de governança de TIC, respectivos normativos, atribuições e links relacionados 

  • Estruturas de gestão de TIC, respectivos normativos, atribuições e links relacionados

  • Processos de gestão

  • Resultados dos levantamentos de governança

  • Gestão de pessoas (estrutura organizacional, força de trabalho, capacitação)

  • Princípios e diretrizes da Setic

  • Monitoração de indicadores de gestão de tic

Entradas

Indicadores de desempenho da gestão de TIC

Monitoramento da gestão dos níveis de serviços de TIC

Pesquisa de satisfação de usuários

Dados de pessoal de TIC

Resultados do iGovTIC-JUD

Princípios e diretrizes de TIC do TRT4 e de órgãos superiores (CNJ, CSJT) 

Saídas

Diagnóstico de governança e gestão de TIC atualizado

Atividades

Listar os Processos de Gestão

Listar todos os processos da Setic publicados no portal de Governança de TIC.

Avaliar os levantamentos de governança de TIC pelos órgãos de controle

Avaliar os levantamentos e as auditorias dos órgãos de controle interno e externo (em especial a Secretaria de Auditoria do TRT4, o CSJT, o CNJ e o TCU).

Avaliar a Gestão de Pessoas

Revisar os processos contínuos de planejamento e de alocação da força de trabalho da SETIC, a fim de garantir a realização dos projetos e das ações a serem executadas a cada ciclo do PDTIC:

  • Estrutura organizacional da Setic

  • Força de Trabalho

  • Análise de rotatividade de pessoal

Revisar os Princípios e Diretrizes

Revisar os princípios e diretrizes da SETIC, os quais atuam como balizadores para o processo decisório da área de TIC no cumprimento de sua missão institucional.

Consolidar a monitoração de desempenho da gestão de TIC

Consolidar os dados dos principais indicadores de gestão definidos para a Setic


  • Índice de satisfação dos usuários internos com os serviços de TIC

  • Índice de satisfação dos usuários internos com os sistemas de TIC

  • iGOV-TIC-JUD

  • Percentual de controles de implementados* em relação ao total de controles considerados aplicáveis (índice de conformidade) da ISO 27002:2013. (IN04)

  • Percentual de execução orçamentária de TIC em relação ao planejado

  • Percentual de execução do Plano Anual de Capacitação

  • Percentual dos atendimentos realizados dentro do SLA acordado

  • Percentual de projetos concluídos no final do PDTIC (bianual)

  • Percentual de benefícios alcançados

Ferramentas

Google Drive



Revisar as atribuições do Subcomitê

Descrição

Revisar as atribuições do Subcomitê de TIC, para verificar se estão de acordo com as definidas pela EnticJud (ou norma similar que venha a substituí-la)

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

Entradas

Portaria que institui o subcomitê e suas atribuições (PORTARIA GP.TRT4 Nº 5.042, DE 25 DE OUTUBRO DE 2022)

Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD)

Saídas

Atribuições do subcomitê revisadas.

Se for necessário alterar: solicitação para a Presidência de inclusão / exclusão de atribuições

Se não for necessário alterar: ata da reunião na qual o assunto foi pautado.

Atividades

Revisar as atribuições

Verificar se houve alterações na Entic-Jud em relação às atribuições do subcomitê e inclusão do assunto em pauta de reunião, para revisão ou ratificação das atribuições

Solicitar alteração da Portaria

Se for necessário alterar as atribuições, encaminhar e-mail à Presidência solicitando alteração na norma que define as atribuições do subcomitê.

Incluir as atribuições

Incluir as atribuições na proposta do PDTIC

Ferramentas

Google Drive, Google e-mail



Revisar as atribuições do Comitê de Governança

Descrição

Revisar as atribuições para verificar se estão de acordo com as definidas pela EnticJud (ou norma similar que venha a substituí-la) para o comitê de Governança de TIC

Papéis

Comitê de Governança de TIC

Considerações importantes

A Diretoria da Setic (unidade de apoio) propõe ao Coordenador do Comitê de Governança

Entradas

Regimento Interno

Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD)

Saídas

Atribuições do Comitê revisadas

Se for necessário alterar: solicitação para a Presidência de alteração no Regimento Interno

Se não for necessário alterar: ata da reunião na qual o assunto foi pautado.

Atividades

Revisar as atribuições

Verificar se houve alterações na Entic-Jud em relação às atribuições do Comitê. Inclusão do assunto em pauta na primeira reunião ordinária anual, para revisão ou ratificação das atribuições

Solicitar alteração do Regimento Interno

Se for necessário alterar: solicitação para a Presidência de alteração no Regimento Interno

Incluir as atribuições

Incluir as atribuições revisadas na proposta do PDTIC

Ferramentas

Google Drive



Avaliar resultados

Descrição

Avaliar os resultados dos planos executados apresentados pelo Subcomitê de TIC

Papéis

Comitê de Governança de TIC

Considerações importantes

Entradas

Planos PDTIC anterior avaliados - projetos, PAC e contratações
Diagnóstico de governança e gestão de TIC atualizado

Atribuições do subcomitê revisadas

Atribuições do comitê revisadas

Saídas

Planos executados no período anterior e atribuições revisados

Atividades

Avaliar projetos

Avaliar prestação de contas dos projetos do PDTIC anterior e deliberar sobre: continuidade dos projetos não iniciados ou em andamento, propostas de cancelamento e projetos suspensos.

Avaliar benefícios

Avaliar os benefícios trazidos pelos projetos de TIC concluídos

Avaliar contratações

Avaliar resultados do Plano de Contratações de TIC

Avaliar capacitação

Avaliar resultados do Plano de Capacitação de TIC

Ferramentas

Google Drive



Incluir Plano de capacitação para o próximo período

Descrição

Inclusão do plano compilado de treinamentos necessários aos servidores das diferentes áreas e especialidades da SETIC, de acordo com as demandas de capacitação, a fim de atualizar e aperfeiçoar suas competências técnicas e gerenciais

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

Os resultados são fornecidos pela Seção de Conformidade e Processos de TIC

Entradas

Plano de capacitação para servidores da SETIC

Saídas

Plano de capacitação para servidores da SETIC incluído na proposta do PDTIC

Atividades

Incluir PAC

Inserir o plano de capacitação de TIC na proposta do PDTIC 

Ferramentas

Google Drive



Incluir Plano de contratações para o próximo período

Descrição

Inclusão de plano compilado de compras e de contratações necessárias à SETIC para o próximo período

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

O plano de contratações é fornecido pela Divisão de Apoio a Contratações de TIC

Entradas

Plano de contratações e compras para a SETIC

Saídas

Plano de contratações e compras para a SETIC incluído na proposta do PDTIC

Atividades

Incluir plano de contratações

Inserir o plano de contratações e compras de TIC

Ferramentas

Google Drive



Incluir Portfólio de TIC

Descrição

Inclusão de portfólio de projetos

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

A elaboração do portfólio de projetos segue processo específico e o resultado, fornecido pela Divisão de Projetos e Assessoramento Administrativo, é inserido no PDTIC

Entradas

Portfólio de Projetos

Saídas

Portfólio de Projetos de TIC incluído na proposta do PDTIC

Atividades

Incluir portfólio

Inserir o portfólio de projetos de TIC na proposta do PDTIC

Ferramentas

Google Drive



Consolidar proposta de PDTIC

Descrição

Consolidar as informações do PDTIC (Plano de Capacitação, Plano de Contratações, Portfólio de Projetos) com o diagnóstico de TIC e todas as demais informações que compõem o documento. 

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

Atividade conduzida pela Divisão de Projetos

Entradas

Plano de capacitação para servidores da SETIC incluído na proposta do PDTIC

Plano de contratações e compras para a SETIC incluído na proposta do PDTIC

Portfólio de Projetos de TIC incluído na proposta do PDTIC

Planos executados no período anterior e atribuições revisados

Saídas

Proposta final do PDTIC

Atividades

Elaborar/revisar documento

Elaborar/revisar documento consolidado com todos os planos e anexos, com no mínimo os seguintes itens / capítulos:

  • Processo do PDTIC

  • Referencial estratégico e normativo

  • Catálogo e Gerenciamento de Níveis de Serviços

  • Gestão de Operações

  • Gestão de Segurança da Informação e Proteção de Dados

  • Gestão de Produtos

  • Catálogo de Sistemas e gestores de produtos

  • Planejamento e Gestão das Contratações

  • Contratações ano anterior

  • Contratações ano atual

  • Gestão da capacitação

  • Planejamento e Gestão de Projetos

  • Utilização de OKR (Objectives and Key Results)

  • Gestão de Atividades

  • Conclusão do PDTIC anterior

  • Portfólio de projetos PDTIC atual

  • Plano de Transformação Digital

  • Anexos 


Revisar dados da Administração, Comitê de Governança e Subcomitê de TIC


Revisar fontes e glossário

Aprovar a minuta de PDTIC

Consolidar a versão da minuta a ser submetida ao Comitê de Governança

Agendar reunião do Comitê de Governança

Se proposta aprovada, agendar reunião com o Comitê de Governança de TIC, para apresentação da proposta PDTIC.

Enviar e-mail 

Enviar e-mail para os integrantes do Comitê de Governança com a proposta consolidada

Ferramentas

Google Drive, Google E-mail, Google Agenda



Analisar proposta de PDTIC

Descrição

Analisar a viabilidade da proposta apresentada e apontar as adequações necessárias

Papéis

Comitê de Governança de TIC

Considerações importantes

Arquivo de apresentação com resumo do PDTIC (caso a aprovação seja feita em reunião)

Entradas

Proposta final do PDTIC

Saídas

Proposta do PDTIC validada pelo Comitê de Governança ou

Proposta do PDTIC com solicitações de adequação

Atividades

Validar proposta

Validar a proposta de PDTIC apresentada previamente via e-mail

Registrar ata

Registrar a ata da reunião

Incluir ata no Proad

Juntada da ata da reunião no Proad do Comitê de Governança de TIC

Ferramentas

Google Drive, Google e-mail, PROAD



Adequar proposta de PDTIC

Descrição

Realizar as adequações solicitadas

Papéis

Subcomitê de TIC

Considerações importantes

Atividade conduzida pela Divisão de Projetos

Entradas

Proposta do PDTIC com solicitações de adequação

Saídas

Proposta final do PDTIC

Atividades

Realizar os ajustes solicitados

Retificar as proposta do PDTIC de acordo com as solicitações do Comitê de Governança

Ferramentas

Google Drive



Encaminhar PDTIC para aprovação pela Presidência do TRT4

Descrição

Encaminhar PDTIC para aprovação pela Presidência do TRT4

Papéis

Diretoria SETIC

Considerações importantes

O PDTIC enviado para a Presidência pode ou não ser aprovado

Entradas

Proposta do PDTIC validada pelo Comitê de Governança

Saídas

PDTIC aprovado pela Presidência ou

Proposta do PDTIC com solicitações de adequação

Atividades

Cadastrar o processo administrativo 

Criar o Proad em caso de novo PDTIC ou inserir a atualização do PDTIC no Proad do ano anterior.

Encaminhar para a Presidência

Encaminhar o Processo para a Presidência, solicitando aprovação

Ferramentas

PROAD



Encaminhar para publicação

Descrição

Realizar os trâmites para a publicação e divulgação do PDTIC

Papéis

Diretoria SETIC

Considerações importantes

Caso não haja sugestões de adequações ao PDTIC, este será encaminhado para publicação no Portal de Governança de TIC

Entradas

PDTIC aprovado pela Presidência

Saídas

PDTIC publicado no Portal de Governança de TIC

Divulgação do PDTIC no Connect-Jus

Atividades

Publicar o PDTIC 

Publicar o PDTIC no Portal de Governança de TIC

Publicar e divulgar o PDTIC no Connect-Jus

Publicar no Portal Connect-Jus

Ferramentas

Connect-Jus