Responsável pelo Processo |
|
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Divisão de Apoio a Contratações de TIC |
Papéis |
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---|---|
Requisitante da Contratação |
Responsável pela área requisitante da solução de TIC a ser contratada. |
Equipe de Planejamento da Contratação |
Composta pelos integrantes: Requisitante, Técnico, Administrativo da SA, Administrativo da SETIC |
Integrante Requisitante |
Representante da área Requisitante na Equipe de Planejamento da Contratação. |
Integrante Técnico |
Representante da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações na Equipe de Planejamento da Contratação. |
Integrante Administrativo da SA |
Representante d Secretaria Administrativa do Tribunal na Equipe de Planejamento da Contratação. |
Integrante Administrativo da SETIC |
Representante da Coordenadoria de Gestão de TIC, pertencente à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, na Equipe de Planejamento da Contratação. |
Direção da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e Ordenador de Despesas |
Diretor(a) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e Ordenador de Despesas do Tribunal |
Comitê de Governança de TIC |
Comitê de Governança de TIC do Tribunal |
Equipe de Apoio à Contratação |
Representante da unidade de apoio a contratações de TIC |
Ferramentas |
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---|---|
Google Drive |
Documento de texto compartilhado pelo Google. |
PROAD |
Ferramenta para criar e acompanhar processos administrativos no TRT4 |
Indicador de benefício do processo |
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---|---|---|
Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
Percentual de contratações encaminhadas no Prazo |
Quantidade de contratações encaminhadas dentro dos prazos previstos no Plano Geral de Contratações / Quantidade de contratações previstas no período Meta: Manter 100% |
Trimestral |
Controle de execução do processo |
||
---|---|---|
Controle |
Método de execução |
Frequência |
Auditoria |
Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
anual |
1. Elaborar Documento de Oficialização da Demanda |
||
---|---|---|
Descrição |
Formalizar a demanda de uma contratação, justificando a necessidade a ser atendida. |
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Papéis |
Requisitante da Contratação, Integrante Requisitante |
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Entradas |
Necessidade da contratação |
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Saídas |
Documento de Oficialização da Demanda |
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Atividades |
Elaborar Documento de Oficialização da Demanda |
Preencher o Documento de Oficialização da Demanda de acordo com o modelo de documento |
Indicar Integrante Requisitante |
Indicar Integrante Requisitante que participará da Equipe de Planejamento da Contratação |
|
Encaminhar Documento de Oficialização da Demanda |
Encaminhar o Documento de Oficialização da Demanda, por e-mail, à Seção de Apoio a Contratações de TIC |
|
Modelo de Documento |
DOD - Documento de Oficialização da DemandaArquivo tipo pdf de 78,9KB |
2. Autuar Processo Administrativo |
||
---|---|---|
Descrição |
Criar um Processo Administrativo Eletrônico para a tramitação da contratação. |
|
Considerações importantes |
Caso o Processo Administrativo – PA tenha sido autuado previamente pela área requisitante essa tarefa não é executada. |
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Papéis |
Equipe de Apoio à Contratação |
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Entradas |
Documento de Oficialização da Demanda |
|
Saídas |
Processo Administrativo – PA |
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Atividades |
Criar o PA |
Criar o processo administrativo eletrônico conforme o manual |
Anexar documentos |
Anexar os documentos no processo administrativo. |
3. Instituir a Equipe de Planejamento da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
A Direção da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e o Ordenador de Despesas do Tribunal instituem a equipe que trabalhará no planejamento da contratação. |
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Papéis |
Direção da Secretaria de Tecnologia da Informação e Ordenador de Despesas do Tribunal |
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Entradas |
Documento de Oficialização da Demanda; Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação |
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Atividades |
Indicar Equipe de Planejamento da Contratação |
Indicar Integrantes Requisitante, Técnico, Administrativo da SA e Administrativo da SETIC para compor a equipe de planejamento da contratação. |
Colher Ciência Equipe de Planejamento |
Colher ciência da Equipe de Planejamento da Contratação sobre o conhecimento da Resolução 182.2013 do CNJ. |
|
Modelo de Documento |
Instituição da Equipe de Planejamento da ContrataçãoArquivo tipo pdf de 71KB |
4. Analisar Viabilidade da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Realização de estudos técnicos preliminares para demonstrar a viabilidade técnica e econômica da contratação. |
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Papéis |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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Entradas |
Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Análise de Viabilidade da Contratação |
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Atividades |
Identificar requisitos |
Identificar os requisitos a serem atendidos pela contratação. |
Identificar as diferentes soluções |
Realizar consultas de mercado, estudos técnicos e estimar custos para identificar as diferentes soluções que atendam às necessidades da contratação. |
|
Escolher a solução |
Identificar a solução mais vantajosa técnica e economicamente dentre as avaliadas, justificando a escolha. |
|
Modelo de Documento |
5. Autorizar Prosseguimento da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
O Comitê de Governança de TIC autoriza ou não a contratação da solução escolhida. |
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Papéis |
Comitê de Governança de TIC |
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Entradas |
Análise de Viabilidade da Contratação; Processo Administrativo - PA |
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Saídas |
Parecer do Comitê de Governança de TIC |
|
Alternativas |
Caso a contratação tenha sido previamente deliberada, essa tarefa deve ser substituída pela evidência da deliberação. |
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Atividades |
Avaliar |
Avaliar o documento de Análise de Viabilidade da Contratação (quando aplicável) |
Emitir Parecer |
Emitir parecer com as seguintes possibilidades: * negar a contratação; * autorizar a contratação; * solicitar novos estudos; |
6. Elaborar Plano de Sustentação da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Identificar as informações necessárias para garantir a continuidade do negócio durante e após a implantação da Solução de Tecnologia da Informação que está sendo contratada, bem como após o encerramento do contrato. |
|
Considerações importantes |
No desenvolvimento desta tarefa é importante observar a ocorrência de riscos que necessitam ser tratados na tarefa “Analisar Riscos da Contratação”. |
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Papéis |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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Entradas |
Análise de Viabilidade da Contratação; Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Plano de Sustentação |
|
Atividades |
Planejar os recursos da contratação |
Identificar os recursos, providos pelo Tribunal, necessários à execução do objeto que está sendo contratado, bem como à continuidade do negócio. Devem ser identificados recursos humanos e recursos materiais. |
Planejar a continuidade do fornecimento |
Identificar os elementos necessários à continuidade do fornecimento da Solução de Tecnologia da Informação em eventual interrupção contratual. |
|
Planejar a transição e encerramento contratual |
Planejar as atividades de transição e encerramento contratual, tais como: a) a entrega de versões finais dos produtos e da documentação; b) a transferência final de conhecimentos sobre a execução e a manutenção da Solução de Tecnologia da Informação; c) a devolução de recursos; d) a revogação de perfis de acesso; e) a eliminação de caixas postais; f) outras que se apliquem. |
|
Planejar a estratégia e independência da Administração |
Planejar a estratégia de independência do Tribunal em relação à contratada, que deve contemplar, pelo menos: a) forma de transferência de conhecimento tecnológico; b) direitos de propriedade intelectual e direitos autorais da Solução de Tecnologia da Informação sobre os diversos documentos e produtos produzidos ao longo do contrato, incluindo a documentação, os modelos de dados e as bases de dados, justificando os casos em que tais direitos não vierem a pertencer à Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal. |
|
Modelo de Documento |
7. Elaborar Estratégia de Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Definir critérios técnicos, obrigações contratuais, responsabilidades e definições de como os recursos humanos e financeiros serão alocados para atingir o objetivo da contratação. |
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Papéis |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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Entradas |
Análise de Viabilidade da Contratação; Plano de Sustentação; Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Estratégia da Contratação |
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Atividades |
Descrever Solução |
Detalhar os bens e serviços que compõem o objeto da solução a ser contratada, contendo no mínimo: a) natureza do objeto com a indicação dos elementos necessários para caracterizar o bem e/ou serviço a ser contratado; b) o parcelamento do objeto com a demonstração da viabilidade ou não da divisão; |
Definir Prazos Contratuais |
Descrever os principais prazos contratuais, incluindo prazo de vigência com a indicação do prazo de garantia dos bens e/ou serviços. |
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Elaborar orçamento detalhado |
Elaborar o orçamento detalhado da solução com base em pesquisa de preços de mercado, informando a classificação orçamentária e indicação da fonte de recursos. |
|
Definir forma de seleção do fornecedor |
Definir a modalidade e o tipo de licitação com a indicação e a justificativa para as escolhas. |
|
Instituir Equipes de Apoio e Gestão da Contratação |
Instituir a Equipe de Apoio a Contratação e a Equipe de Gestão e Fiscalização da Contratação. |
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Modelo de Documento |
ETP - Estudo Técnico PreliminarArquivo tipo pdf de 125,1KB |
8. Analisar Riscos da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Identificar e analisar os riscos e ameaças que possam vir a comprometer o sucesso em todas as fases da contratação. |
|
Considerações importantes |
A análise de riscos permeia todas as tarefas da fase de Planejamento da Contratação e será consolidada no documento final Análise de Riscos da Contratação. |
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Papéis |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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Entradas |
Análise de Viabilidade da Contratação; Plano de Sustentação; Estratégia da Contratação; Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Análise de Riscos da Contratação |
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Atividades |
Identificar os riscos |
I – identificar os principais riscos que possam comprometer o sucesso dos processos de contratação e de gestão contratual; II – identificar os principais riscos que possam fazer com que a Solução de Tecnologia da Informação não alcance os resultados que atendam às necessidades da contratação. |
Planejar ações para os riscos |
I – mensurar as probabilidades de ocorrência e os danos potenciais relacionados a cada risco identificado; II – definir as ações a serem tomadas para reduzir ou eliminar as chances de ocorrência dos eventos relacionados a cada risco; III – definir as ações de contingência a serem tomadas caso os eventos correspondentes aos riscos se concretizem; IV – definir os responsáveis pelas ações de prevenção dos riscos e dos procedimentos de contingência. |
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Modelo de Documento |
9. Elaborar Termo de Referência da Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Consolidar em um único documento todos os critérios e requisitos necessários para a realização da contratação, contendo, no mínimo, as seguintes informações:
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|
Considerações importantes |
Nas contratações por coparticipação em atas de registros de preços, a elaboração do Termo de Referência será realizada de forma conjunta pelos órgãos participantes. |
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Papéis |
Equipe de Planejamento da Contratação |
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Entradas |
Análise de Riscos da Contratação; Análise de Viabilidade da Contratação, Documento de Oficialização da Demanda, Estratégia de Contratação, Plano de Sustentação, Processo Administrativo – PA |
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Saídas |
Termo de Referência |
|
Atividades |
Descrever objeto |
Descrever o objeto a ser contratado e detalhar os bens e serviços que compõem a solução, com base no quadro "Detalhamento dos Bens e Serviços que compõem a Solução" da Estratégia de Contratação. |
Justificar a Contratação |
Descrever a fundamentação da contratação com base nos estudos técnicos preliminares realizados. |
|
Elaborar Especificações Técnicas |
Elaborar as especificações técnicas da contratação com base no quadro “Requisitos da Contratação” da Análise de Viabilidade da Contratação, quando necessário. |
|
Descrever o Modelo de Prestação do Objeto |
Descrever o Modelo de Prestação do Objeto com base nos estudos técnicos preliminares realizados. |
|
Descrever os Elementos para Gestão do Contrato |
Com base nos estudos técnicos preliminares, descrever os seguintes elementos para gestão do contrato: 1. Indicação do Gestor e Fiscal do Contrato; 2. Procedimentos de Gestão e Fiscalização do Contrato; 3. Deveres e Responsabilidades do Tribunal; 4. Deveres e Responsabilidades da Contratada; 5. Critérios de aceitação e Cronograma Físico e Financeiro; 6. Descontos aplicáveis por descumprimento dos níveis de serviço (quando cabível); 7. Propriedade, Sigilo e Restrições; 9. Transferência de Conhecimento; 8. Mecanismos Formais de Comunicação. |
|
Estimar Preço |
1. Elaborar a estimativa de preços com base no quadro “Orçamento Detalhados da Solução” da Estratégia de Contratação; 2. Descrever a adequação orçamentária. |
|
Descrever Sanções |
Descrever as sanções aplicáveis com base no quadro “Regras para Aplicação de Sanções” da Estratégia de Contratação. |
|
Indicar Forma de Seleção do Fornecedor |
Indicar forma de seleção do fornecedor com base no quadro “Forma de Seleção do Fornecedor” da Estratégia de Contratação. |
|
Indicar Critérios de Seleção do Fornecedor |
Indicar os requisitos de seleção do fornecedor, de qualificação da equipe técnica e da licitação, quando necessário. |
|
Anexar o Termo de Compromisso com a Segurança da Informação |
Anexar modelo do Termo de Compromisso com a Segurança da Informação definido pelo Tribunal, quando necessário. |
|
Modelo de Documento |
Termo de Referência e Termo de Compromisso com a Segurança da InformaçãoArquivo tipo pdf de 116,7KB |
10. Aprovar Termo de Referência |
||
---|---|---|
Descrição |
O Requisitante da Contratação aprova ou não o Termo de Referência elaborado pela Equipe de Planejamento da Contratação. |
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Papéis |
Requisitante da contratação |
|
Entradas |
Termo de Referência |
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Saídas |
Parecer do Requisitante da Contratação |
|
Atividades |
Analisar |
Analisar se o Termo de Referência atende a necessidade descrita no Documento de Oficialização da Demanda (DOD). |
Emitir Parecer |
Emitir parecer com as seguintes possibilidades: * Aprovar o Termo de Referência; * Não aprovar o Termo de Referência, solicitando e justificando as alterações necessárias; |
|
11. Comunicar Indeferimento da Contratação |
||
---|---|---|
Descrição |
Comunicar o Requisitante da Contratação acerca do eventual indeferimento da contratação. |
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Papéis |
Integrante de planejamento |
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Entradas |
Parecer do Comitê de Governança de TIC; Processo Administrativo – PA |
|
Saídas |
Comunicação do Indeferimento da Contratação |
|
Atividades |
Comunicar requisitante |
Enviar uma Comunicação do Indeferimento ao Requisitante da Contratação. |
Arquivar PA |
Arquivar o Processo Administrativo Eletrônico, juntando a cópia da Comunicação do Indeferimento ao Requisitante da Contratação. |
12. Solicitar Contratação por Dispensa de Licitação por Valor |
||
---|---|---|
Descrição |
Solicitar a contratação de bens ou serviços cuja despesa anual para a mesma classe de objeto seja inferior ao limite legal para dispensa de licitação. |
|
Papéis |
Requisitante da Contratação, Equipe de Apoio à Contratação |
|
Entradas |
DOD, orçamentos preliminares encaminhados pelo Requisitante da Contratação, Análise de Viabilidade da Contratação |
|
Saídas |
Formulário de SOLICITAÇÃO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAL / CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO POR DISPENSA |
|
Atividades |
Revisar orçamentos |
Revisar os orçamentos preliminares encaminhados pelo Requisitante da Contratação e solicitar novos, quando necessário. |
Preencher formulário |
Preencher formulário próprio da Secretaria de Administração para contratações por dispensa. |
|
13. Conferir e Encaminhar Contratação |
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---|---|---|
Descrição |
Conferir se todos os documentos obrigatórios foram devidamente elaborados nos estudos técnicos preliminares e encaminhar processo para contratação |
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Papéis |
Diretora da SETIC |
|
Entradas |
PA |
|
Saídas |
Parecer com Check List |
|
Atividades |
Conferir |
Conferir através de um check list se todos os documentos obrigatórios foram devidamente elaborados nos estudos técnicos preliminares da contratação |
Encaminhar |
Encaminhar PA com a documentação para a área responsável pela contratação. |
|
Responsável pelo Processo |
|
---|---|
Divisão de Apoio a Contratações de TIC |
Papéis |
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---|---|
Gestor do Contrato |
Responsável por todas as etapas da gestão do contrato e ateste de serviços e materiais |
Equipe de Gestão de Fiscalização |
Equipe composta pelos fiscais técnico, requisitante, administrativo e gestor do contrato.. |
Fiscal técnico |
Responsável por monitorar níveis de serviço, emitir chamados/ordens de serviço, acompanhar tecnicamente a execução do objeto e avaliar o cumprimento dos requisitos técnicos da contratação. |
Fiscal requisitante |
Responsável por emitir chamados/ordens de serviço, acompanhar a execução do objeto e avaliar o cumprimento dos requisitos de negócio da contratação. |
Fiscal administrativo |
Responsável por reunir informações dos fiscais técnico e requisitante para conferência do cumprimento das exigências técnicas, de negócio e administrativas da contratação, conferir níveis mínimos de serviço, conferir e encaminhar notas fiscais para pagamento. |
Responsável Recebimento de Bens |
Responsável pelo recebimento de materiais e softwares em caráter provisório (quantitativo) e definitivo (atendimento aos requisitos da contratação). O recebimento provisório pode ser realizado por um representante da SETIC, do Cadastramento de Bens/Almoxarifado ou da unidade em que o objeto será entregue. O recebimento definitivo será realizado pela equipe de gestão e fiscalização do contrato e/ou por uma comissão designada para tal finalidade. |
Ferramentas |
|
---|---|
Solução de Monitoramento de Infraestrutura |
Software utilizado pela Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica para monitoramento de disponibilidade dos serviços |
Sistema de Gestão de Serviços de TIC |
Software de gestão de demandas de serviços da SETIC, no qual são registrados os chamados e ordens de serviços. |
Planilhas de Controle de Contratos de TIC |
Conjunto de planilhas utilizadas para controle dos contratos de TIC, tais como prazos, níveis de serviços, faturamento, etc. |
Sistema de Compras |
Sistema de compras do Tribunal |
Processo Administrativo |
Processo Administrativo Eletrônico do Tribunal |
Indicador de benefício do processo |
||
---|---|---|
Descrição do indicador |
Método de apuração / fórmula de cálculo |
Frequência |
Percentual de Processos de Fiscalização com Registros Atualizados |
Quantidade de Processos de Fiscalização com Registros Atualizados / Quantidade Total de Contratos Vigentes no período Meta: Manter 100% |
Trimestral |
Controle de execução do processo |
||
---|---|---|
Controle |
Método de execução |
Frequência |
Auditoria |
Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo. Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão. |
anual |
1. Iniciar Gestão |
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---|---|---|
Descrição |
Comunicar aos interessados os detalhes do objeto a ser executado, os papéis e responsabilidades. |
|
Papéis |
Gestor do contrato Equipe de Gestão e fiscalização |
|
Considerações importantes |
A contratada (Empresa contratada pelo Tribunal para a execução do objeto) deve participar da reunião inicial. Em contratos com gestão simplificada, a reunião poderá ser substituída por um e-mail com as informações do contrato |
|
Entradas |
Contrato, Edital de licitação |
|
Saídas |
Ciência da nomeação do gestor e fiscais, Registro de reunião |
|
Atividades |
Dar ciência ao Gestor, fiscais do contrato e substitutos |
Dar ciência da nomeação, atribuições e responsabilidades ao gestor, fiscais do contrato e substitutos, dando possibilidade de se declarar impedido, quando cabível. |
Realizar reunião inicial |
Realizar reunião inicial com a contratada, gestor e fiscais do contrato. |
|
Enviar registro de reunião |
Enviar e-mail a todos os participantes e demais interessados com os assuntos tratados na reunião inicial. |
|
Template |
Registro de reunião Ciência Nomeação Equipe de Gestão e Fiscalização do Contrato |
2. Monitorar Disponibilidade |
||
---|---|---|
Descrição |
Verificar os níveis de disponibilidade dos serviços prestados e comparar os resultados com os requisitos estipulados no contrato. |
|
Papéis |
Fiscal Técnico |
|
Entradas |
Contrato, dados de monitoramento e de gestão de serviços |
|
Saídas |
Relatório de disponibilidade |
|
Atividades |
Monitorar |
Monitorar a disponibilidade dos serviços |
Ferramentas |
Solução de Monitoramento de Infraestrutura, Sistema de Gestão de Serviços de TIC |
3. Emitir Chamado |
||
---|---|---|
Descrição |
Abrir chamado junto à contratada para execução de serviços estipulados no contrato. |
|
Papéis |
Fiscal Técnico/Requisitante |
|
Entradas |
Problema técnico detectado, necessidade prevista no contrato |
|
Saídas |
Registro do chamado |
|
Atividades |
Abrir chamado |
Abrir o chamado junto à contratada conforme mecanismos definidos no contrato (por telefone, email, integração de sistemas, aplicativo web, …), registrando-o no sistema próprio. |
4. Acompanhar a Execução do Chamado |
||
---|---|---|
Descrição |
Acompanhar a execução do serviço previsto no chamado. |
|
Papéis |
Fiscal Técnico/Requisitante |
|
Entradas |
Registro do chamado |
|
Saídas |
Registro das ocorrências do chamado |
|
Atividades |
Acompanhar a execução |
Verificar a execução do serviço demandado, acompanhando os técnicos da contratada, quando necessário. |
Registrar ocorrências |
Registrar as datas e horários de início de atendimento, conclusão e demais prazos. Registrar não conformidades na execução do serviço. |
|
Absorver conhecimento |
Absorver o conhecimento gerado na execução do serviço, quando aplicável. |
5. Emitir Ordem de Serviço |
||
---|---|---|
Descrição |
Emitir ordem para a execução de serviço, conforme previsto no contrato. |
|
Papéis |
Fiscal Técnico/Requisitante |
|
Entradas |
Escopo do serviço a ser executado |
|
Saídas |
Ordem de serviço emitida |
|
Atividades |
Emitir Ordem de Serviço |
Enviar ordem de serviço, descrevendo detalhadamente o escopo, prazo, custo, datas, entregas e demais informações definidas no contrato. |
Template |
Ordem de Serviço |
|
Observação |
Nos contratos em que as entregas forem definidas por cronograma prévio, este substituirá as ordens de serviços. |
6. Acompanhar a Execução da Ordem de Serviço |
||
---|---|---|
Descrição |
Acompanhar a execução do serviço previsto |
|
Papéis |
Fiscal Técnico/Requisitante |
|
Entradas |
Ordem de Serviço |
|
Saídas |
Registro das ocorrências da ordem de serviço |
|
Atividades |
Acompanhar a execução |
Verificar a execução do serviço demandado, acompanhando os técnicos da contratada, quando necessário. |
Registrar ocorrências |
Registrar as datas e horários de início de atendimento, conclusão e demais prazos. Registrar não conformidades na execução do serviço. |
|
Absorver conhecimento |
Absorver o conhecimento gerado na execução do serviço, quando aplicável. |
7. Verificar os Níveis Mínimos de Serviço |
||
---|---|---|
Descrição |
Verificar se o serviço executado atendeu os níveis mínimos contratados |
|
Papéis |
Fiscal Administrativo, Fiscal Técnico e Fiscal Requisitante |
|
Entradas |
Contrato, ordens de serviço, registros de chamados, relatórios |
|
Saídas |
Comunicação à contratada de eventuais descontos por descumprimento dos níveis de serviço; Encaminhamento de sanções administrativas quando cabíveis. |
|
Atividades |
Conferir relatórios |
Conferir ordens de serviço, registros de chamados e relatórios emitidos pela contratada e/ou pelo Tribunal, conforme o caso. |
Calcular valores |
Calcular valores a serem faturados, de acordo com a natureza do contrato, e eventuais descontos aplicáveis, informando à contratada. |
|
Ferramentas |
Planilhas de controle |
8. Receber Provisoriamente |
||
---|---|---|
Descrição |
Efetuar o recebimento provisório de materiais, softwares e serviços associados |
|
Papéis |
Responsável Recebimento de Bens |
|
Entradas |
Nota fiscal, material e/ou software |
|
Saídas |
Recibo atestando a entrega quantitativa de material e/ou software adquirido |
|
Atividades |
Verificar quantitativo |
Contar as quantidades entregues |
Assinar recibo de entrega |
Assinar o recibo de entrega, apontando eventuais não conformidades. |
9. Avaliar o Objeto quanto aos Requisitos da Contratação |
||
---|---|---|
Descrição |
Avaliar se o material/software entregue está de acordo com as especificações técnicas previstas na contratação. |
|
Papéis |
Fiscal Técnico/Requisitante |
|
Entradas |
Edital, proposta da contratada, material/software |
|
Saídas |
Informação sobre atendimento dos requisitos |
|
Atividades |
Conferir especificação técnica |
Conferir se o material/software recebido possui as especificações técnicas constantes na contratação. Essa conferência pode ser realizada sobre uma amostra do material adquirido. |
Emitir informação |
Emitir informação atestando se a especificação confere. Dependendo da natureza da contratação, a informação poderá ser prestada por meio de memorando, email ou ateste na nota fiscal. Caso o material/software não esteja de acordo com a especificação, entrar em contato com a empresa para que tome a ação necessária. |
10. Conferir Nota Fiscal |
||
---|---|---|
Descrição |
Conferir os dados da nota fiscal |
|
Papéis |
Fiscal Administrativo |
|
Entradas |
Nota fiscal, Processo Administrativo |
|
Saídas |
Nota fiscal conferida |
|
Atividades |
Conferir |
Conferir os dados da nota fiscal como: valor, descrição dos serviços e/ou materiais, CNPJ, nota de empenho. Caso a Nota Fiscal apresente problemas, encaminhá-la para correção. |
Ferramentas |
Planilhas de controle, Sistema de Compras, Sistema de Processo Administrativo Eletrônico |
11. Lavrar Termo de Recebimento Definitivo |
||
---|---|---|
Descrição |
Realizar o recebimento definitivo do material e/ou software |
|
Papéis |
Responsável Recebimento de Bens |
|
Considerações importantes |
Nas compras diretas, o Termo de Recebimento Definitivo poderá ser substituído por ateste na nota fiscal |
|
Entradas |
Nota fiscal, contrato, edital, informação sobre atendimento dos requisitos |
|
Saídas |
Termo de Recebimento Definitivo |
|
Atividades |
Elaborar o termo de recebimento definitivo |
Elaborar o termo de recebimento, informando dados como: dados da contratação, descrição dos itens recebidos, datas de recebimento, número de notas fiscais de entrega |
Verificar não conformidades |
Verificar e informar atrasos e outras não conformidades ocorridas |
|
Colher assinaturas |
Colher as assinaturas dos responsáveis pelo recebimento |
|
Template |
Termo de Recebimento Definitivo |
12. Atestar a Nota Fiscal |
||
---|---|---|
Descrição |
Atestar a nota fiscal |
|
Papéis |
Gestor do Contrato |
|
Entradas |
Nota fiscal, Processo Administrativo |
|
Saídas |
Ateste da nota fiscal |
|
Atividades |
Firmar ateste |
Fimar ateste da nota fiscal e documentação referente à fiscalização do contrato. |
Templates |
Ateste de Serviço e Ateste de Entrega de Material |
|
Ferramentas |
Sistema de Processo Administrativo Eletrônico |
13. Encaminhar para Pagamento |
||
---|---|---|
Descrição |
Encaminhar a nota fiscal para pagamento |
|
Papéis |
Fiscal Administrativo |
|
Entradas |
Nota fiscal, Processo Administrativo |
|
Saídas |
Nota fiscal encaminhada para pagamento |
|
Atividades |
Encaminhar Pagamento |
Encaminhar o Processo Administrativo para a Seção de Liquidação |
Ferramenta: |
Sistema de Processo Administrativo Eletrônico |
14. Verificar sanção |
||
---|---|---|
Descrição |
Verificar se ocorreu descumprimento de alguma cláusula contratual e encaminhar possíveis sanções |
|
Papéis |
Equipe de Gestão de Fiscalização |
|
Considerações importantes |
Qualquer integrante da equipe de gestão e fiscalização do contrato pode identificar a necessidade de encaminhamento de sanção |
|
Entradas |
Processo administrativo de contratação |
|
Saídas |
Processo administrativo de sanção |
|
Atividades |
Verificar |
Verificar se ocorreu descumprimento de alguma cláusula contratual |
Reunir |
Reunir evidências |
|
Encaminhar sanções |
Encaminhar processo de sanção informando não conformidades passíveis de aplicação de sanções à área competente do Tribunal. |
|
Template |
Formulário de Encaminhamento de Sanções |
15. Registrar evidências de gestão contratual |
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Descrição |
Registrar no processo administrativo as evidências de gestão e fiscalização contratual |
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Papéis |
Equipe de Gestão e Fiscalização |
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Considerações importantes |
A periodicidade do registro pode variar de acordo com cada contrato, variando de 1 a 3 meses. |
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Entradas |
Processo administrativo de contratação Processo administrativo de fiscalização |
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Saídas |
Processo administrativo de fiscalização atualizado |
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Atividades |
Reunir |
Reunir evidências de gestão contratual |
Juntar |
Juntar as evidências no processo administrativo de fiscalização |