Processo de Homologação e Implantação de Sistemas

Última atualização: 18/08/2022 10:06
Fonte: Grupo de Segurança do Portal Governança

Processo de Homologação e Implantação de Sistemas

O processo de Homologação e Implantação de Sistemas está regulamentado na Portaria n° 7.309/2018.

HOMOLOGAÇÃO E IMPLANTAÇÃO 2020-08.png

Definições

Responsável pelo Processo

Coordenadoria de Implantação de Sistemas – CIS

Papéis

CSJT / CDS

Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do TRT da 4ª Região, responsáveis por encaminhar sistemas ou novas versões de sistemas. As versões do sistema PJe são encaminhadas pelo CSJT, sendo que os demais sistemas são encaminhados pela CDS.

CIS

Coordenadoria de Implantação de Sistemas, responsável por conduzir o planejamento e a homologação de sistemas ou versões de sistemas no âmbito do TRT da 4ª Região.

CIT e CDS

Coordenadoria de Infraestrutura do TRT da 4ª Região e Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas do TRT da 4ª Região, responsáveis por instalar as versões de testes

Comitê Gestor de TIC

Comitê composto pela Diretora, Coordenadores e representantes da área de segurança e projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Tribunal, responsável pelo acompanhamento e deliberações referentes à gestão de TIC.

Comitê Gestor Regional do PJe

Comitê responsável pelo PJe no Tribunal, nos termos da resolução 185/2017 do CSJT.

Áreas de negócio

Central de Atendimento ao Público (CAP), Assessoria Técnico-Operacional da Corregedoria (ASSTECO), Secretaria-Geral Judiciária (SEGJUD), áreas do Tribunal responsáveis pelos testes

Termos / Artefatos

Cenários de testes

Conjunto de operações que serão executadas no software para validar ou identificar erros no seu funcionamento.

Changelog

Arquivo contendo a lista das melhorias e correções implementadas em uma versão do software.

PJe

Processo Judicial Eletrônico

Versão RC

Versão do PJe, disponibilizada pelo CSJT, para identificação de erros no software. Não é uma versão que será instalada em produção.

Sistemas Satélites

Sistemas integrados ao PJe (e-Jus, AUD, Pje-Calc) conforme definição do CSJT.

Ferramentas

TestLink

Ferramenta instalada no CSJT que armazena os cenários de testes a serem executados nas versões RC.

Template para Cenários de Teste

Planilhas no Google Drive contendo a orientação para criação de cenários de testes, nas versões não RC.

Google Drive

Planilhas e textos compartilhados na ferramenta de armazenamento do Google.

Jira

Ferramenta disponibilizada pelo CSJT para abertura de chamados relativos ao PJe e Sistemas Satélites.

Redmine

Gerenciador de projetos e incidentes.

Assyst

Ferramenta de gestão de chamados de TIC do TRT4.

MOODLE

Ferramenta para a implementação de treinamentos em EAD.

ORACULUM

Sistema que contém o portfólio de sistemas do TRT, com as informações sobre cada um

Indicador de benefício do processo

Descrição do indicador

Método de apuração / fórmula de cálculo

Frequência

Quantidade de erros não conhecidos

Quantidade de erros significativos identificados após a implantação de uma versão.

Serão considerados erros significativos erros de impacto médio e alto ou que tenham grande abrangência (ocorra para diversos usuários).

Meta: quantidade de erros menor ou igual a 5

quadrimestral

Controle de execução do processo

Controle

Método de execução

Frequência

Auditoria

Realizar uma reunião com as equipes executoras do processo, para avaliar a aderência, os benefícios gerados e oportunidades de melhoria do processo.

Essa reunião deve identificar se o processo necessita de revisão.

anual

Etapas

Organizar homologação

Descrição

Analisar as alterações da versão do sistema a ser disponibilizada e planejar as atividades a serem executadas no processo de homologação.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Nas versões RC o prazo de homologação e a meta de cenários de testes a serem executados são definidos pelo CSJT.

Nas versões RC os cenários de testes estão descritos na ferramenta TestLink.

Nas versões não RC, é utilizado o Template para Cenários de Teste.

Para cada sistema/serviço novo, os coordenadores deverão indicar um responsável em cada coordenadoria.

Entradas

Versão de software a ser testada

Changelog

Saídas

Versão de software a ser testada

Cenários de teste

Cronograma de atividades para os testes, com os responsáveis definidos

Atividades

Analisar changelog

Identificar as alterações na versão através da análise do changelog.

Criar cenários de teste

Criar novos cenários de testes e atualizar os cenários existentes.

Identificar testadores

Identificar os responsáveis pelos testes, sejam eles testes técnicos ou de negócio.

Registrar responsáveis

Registrar no sistema ORACULUM o nome da pessoa responsável por cada sistema/serviço, em cada coordenadoria

Planejar

Planejar o cronograma das atividades.

Distribuir

Distribuir e comunicar as atividades para as áreas envolvidas.

Ferramentas

TestLink, Template para Cenários de Teste

Aprovar planejamento

Descrição

Aprovar o prosseguimento da homologação da nova versão.

Papéis

Comitê Gestor de TIC e Áreas de Negócio

Considerações importantes

Quando tratar-se de uma versão RC é necessário cumprir as metas (cenários de testes e prazos) estabelecidas pelo CSJT.

Entradas

Cronograma de atividades para os testes, com os responsáveis definidos

Saídas

Cronograma de atividades para os testes, aprovado

Atividades

Aprovar

Aprovar o prosseguimento em uma reunião do Comitê Gestor de TIC.

Acordar

Caso seja necessário, acordar com as áreas de negócio o planejamento da homologação e implantação.

   

Gerenciar versão de testes

Descrição

Gerenciar versão no ambiente de testes do Tribunal.

Papéis

CIS

Entradas

Versão de software a ser testada

Cenários de teste

Cronograma de atividades para os testes, aprovado

Base de testes instalada / ajustada

Saídas

Base de testes pronta para os testes

Atividades

Solicitar instalação de nova versão

Definir em qual ambiente de teste a versão será instalada e solicitar instalação de nova versão de testes, quando necessário

Solicitar ajustes

Verificar se a versão necessita de ajustes e solicitar os ajustes, se necessário

Gerenciar

Acompanhar a instalação da versão e/ou ajustes.

Instalar / ajustar versão de testes

Descrição

Instalar ou ajustar a versão no ambiente de testes do Tribunal.

Papéis

CIT e CDS

Considerações importantes

A instalação da versão de testes será coordenada pela CIS e implementada por CIT e CDS

Entradas

Versão de software a ser testada

Cenários de teste

Cronograma de atividades para os testes, com os responsáveis definidos

Saídas

Base de testes instalada / ajustada

Atividades

Preparar ambiente

Preparar o ambiente onde a versão será instalada, quando necessário

Instalar / ajustar

Instalar ou ajustar a versão de testes

Executar testes Técnicos

Descrição

Executar os testes técnicos na nova versão.

Papéis

CIS

Considerações importantes

São considerados testes técnicos as atividades de identificação de compatibilidade de configuração do computador e de todos os softwares que suportam o sistema (resolução de tela, versão do navegador, certificado digital, comunicação com os demais sistemas do Tribunal).

Entradas

Base de testes pronta para os testes

Cronograma de atividades para os testes, aprovado

Saídas

Resultado da execução dos testes Técnicos

Atividades

Executar

Executar os testes de acordo com os cenários criados.

Registrar

Registrar o resultado de cada teste.

Ferramentas

TestLink, Planilhas no Google Drive

Executar testes de Negócio

Descrição

Executar os testes de negócio na nova versão.

Papéis

Áreas de negócio

Considerações importantes

São considerados testes de negócio a simulação das funcionalidades do sistema para identificar o correto funcionamento em conformidade com os cenários de testes.

Testes de negócio também envolvem os testes exploratórios, que são testes envolvendo a entrada de dados inválidos, não preenchimento de dados, sequenciamento aleatório de preenchimento e situações não usuais de utilização.

CAP - Execução dos testes relativos ao público externo
ASSTECO - Execução dos testes relativos ao 1º grau
SEGJUD - Execução dos testes relativos ao 2º grau

Entradas

Base de testes pronta para os testes

Cronograma de atividades para os testes, aprovado

Saídas

Resultado da execução dos testes de Negócio

Atividades

Executar

Executar os testes das funcionalidades.

Registrar

Registrar o resultado de cada teste.

Ferramentas

TestLink, Planilhas no Google Drive

Registrar defeitos 

Descrição

Registrar os defeitos encontrados nos testes técnicos e de negócio 

Papéis

CIS

Entradas

Resultado da execução dos testes Técnicos

Resultado da execução dos testes de Negócio

Saídas

Registro dos defeitos na ferramenta

Atividades

Abrir chamado

Abrir um chamado na ferramenta relatando o erro encontrado e anexando as devidas evidências.

Acompanhar

Acompanhar o retorno da equipe responsável por atender ao chamado registrado.

Responder

Responder os questionamentos e executar as ações solicitadas pela equipe que atendeu ao chamado.

Ferramentas

Jira, Redmine, Assyst e demais ferramentas de gestão de chamados.

Elaborar relatório de homologação

Descrição

Compilar o resultado dos testes em um relatório final.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Se for PJe, o relatório deve conter a lista dos chamados registrados no Jira.

Entradas

Resultado da execução dos testes Técnicos

Resultado da execução dos testes de Negócio

Registro dos defeitos no Jira

Saídas

Relatório de homologação

Atividades

Analisar

Analisar o resultado dos testes.

Relacionar

Relacionar a lista dos chamados abertos no Jira, se necessário.

Elaborar

Elaborar o relatório final.

Ferramentas

Jira, Texto no Google Drive

Elaborar manuais de usuário

Descrição

Elaborar manuais de usuário informando as novidades na versão e soluções de contorno para eventuais problemas não resolvidos.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Esta etapa pode ser suprimida ou executada de forma resumida conforme a natureza da versão do software que está sendo disponibilizada.

Esta Etapa pode ser executada com o apoio das Áreas de negócio.

Entradas

Relatório de homologação

Saídas

Manual de usuário para a versão de software

Atividades

Identificar

Identificar as alterações e possíveis problemas.

Definir

Definir as soluções de contorno para os problemas encontrados.

Elaborar

Elaborar o manual para o usuário.

Ferramentas

Texto no Google Drive, MOODLE

Analisar defeitos reportados por outros TRT's

Descrição

Análise e acompanhamento do registro do JIRA por outros TRT's a fim de identificar o impacto dos defeitos encontrados e se os mesmos estão sendo contornados ou corrigidos pelo CSJT.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Só é executado quando for uma versão não RC do PJe.

Entradas

Jiras dos outros TRTs

Saídas

Análise do Jira dos outros TRTs realizada

Atividades

Pesquisar

Pesquisar no Jira chamados abertos por outros TRT's, referentes à versão disponibilizada.

Analisar

Analisar se os defeitos relatados são impeditivos bem como se existem soluções de contorno.

Ferramentas

Jira

Instalar no ambiente piloto

Descrição

Instalação da nova versão em um ambiente piloto.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Esta tarefa é coordenada pela CIS mas envolve outras áreas da SETIC.

Entradas

Relatório de homologação

Saídas

Versão de software instalada no ambiente piloto

Atividades

Definir

Definir quais serão as unidades piloto.

Planejar

Planejar e distribuir as tarefas de instalação entre as áreas da SETIC envolvidas.

Acompanhar

Acompanhar se a instalação foi realizada dentro dos parâmetros estabelecidos.

Utilizar no ambiente piloto

Descrição

Utilizar a versão instalada no ambiente piloto a fim de identificar se está apta a ser ampliada para as demais unidades.

Papéis

Áreas de negócio

Entradas

Versão de software instalada no ambiente piloto

Saídas

Resultado da utilização da versão no ambiente piloto

Atividades

Utilizar

Utilizar a versão.

Reportar

Reportar os resultados.

Monitorar no ambiente piloto

Descrição

Monitorar o uso da versão instalada no ambiente piloto.

Papéis

CIS

Considerações importantes

Quando houver erros impeditivos, será necessário voltar à fase “Gerenciar versão de teste”

Não havendo mais erros, a monitoração é concluída

Entradas

Versão de software instalada no ambiente piloto

Saídas

Análise da utilização da versão no ambiente piloto

Atividades

Obter

Obter o retorno dos usuários quanto à conformidade da versão.

Analisar

Analisar se o retorno dos usuários identificou erros impeditivos.

Atualizar o relatório de homologação

Descrição

A partir da análise dos chamados abertos no Jira ou do resultado do uso no ambiente piloto, atualizar o relatório de homologação.

Papéis

CIS

Entradas

Relatório de homologação

Resultado da utilização da versão no ambiente piloto

Análise da utilização da versão no ambiente piloto

Saídas

Relatório de homologação atualizado

Atividades

Listar

Listar os problemas remanescentes bem como as possíveis soluções de contorno.

Atualizar

Atualizar o relatório de homologação.

Pré-aprovar instalação

Descrição

Decisão de prosseguir com a implantação da nova versão para todo o ambiente de produção do Tribunal.

Papéis

Comitê Gestor de TIC

Considerações importantes

Caso a nova versão não seja do PJe esta tarefa autoriza (ou não) a implantação.

Entradas

Relatório de homologação atualizado

Saídas

Aprovação do prosseguimento da instalação

Atividades

Analisar

Analisar o relatório de homologação.

Aprovar

Aprovar ou não o prosseguimento de instalação da nova versão.

Autorizar instalação do PJe

Descrição

Decisão de autorizar a instalação da nova versão para todo o ambiente de produção do Tribunal, quando tratar-se de uma versão do Pje.

Papéis

Comitê Gestor Regional do PJe

Entradas

Relatório de homologação atualizado

Saídas

Autorização da instalação em ambiente de produção

Atividades

Analisar

Analisar o relatório de homologação.

Autorizar

Autorizar ou não a instalação da nova versão.