Plano Anual de Capacitação

Última atualização: 19/04/2024 15:52
Fonte: SETIC
O Plano Anual de Capacitação é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituído pelo Decreto nº 5.707 de 23 de fevereiro de 2006.


Trata-se de um processo contínuo de gestão da capacitação que compreende as definições dos temas e metodologias de capacitação a serem implementadas, as ações de capacitação voltadas à habilitação de seus servidores e o monitoramento dos resultados
.

images.jpg

 

Componentes

Planilha com a descrição de todos os perfis técnicos existentes na secretaria, composto da descrição das principais atribuições e dos conhecimentos necessários para desempenho das atividades realizadas por cada perfil de profissional.

O levantamento dos perfis técnicos da SETIC foi realizado com o apoio dos gestores da SETIC, seguindo o macroprocesso e as atribuições das respectivas unidades da SETIC.

  • Quadros com Mapeamento das Competências dos Servidores da SETIC

Planilhas onde são mapeados os perfis técnicos e o nível de capacitação de cada servidor nos conhecimentos necessários para execução das atividades relacionadas ao seu perfil.

A análise dos perfis de cada servidor foi realizada com o apoio dos gestores da SETIC e dividida conforme as coordenadorias:

- Coordenadoria de Gestão e Apoio à Governança de TICAbre em nova aba
- Coordenadoria de Serviços de TICAbre em nova aba
- Coordenadoria de Desenvolvimento de SistemasAbre em nova aba
- Coordenadoria de Infraestrutura TecnológicaAbre em nova aba
- Coordenadoria de Implantação de SistemasAbre em nova aba
- Coordenadoria de Segurança da Informação e Proteção de DadosAbre em nova aba  

Os níveis de capacitação de cada servidor estão indicados pelos seguintes indicadores: “Capacitado”, “Aprimorar/Atualizar Capacitação”, “Iniciar Capacitação”.

Planilha com a descrição dos treinamentos previstos para o ano, composta das seguintes informações: dados do servidor, nome do treinamento, relação com o perfil técnico, valores estimados, carga horária prevista e número de vagas.

A escolha dos treinamentos foi realizada com o apoio dos servidores e respectivos gestores da SETIC, observando os seguintes critérios:

- Mínimo de 16 horas anuais de treinamento, para no mínimo 60% do quadro de servidores ativos da SETIC;
- Atingir 100% dos servidores ativos a cada 2 anos;
- Para 100% dos gestores, mínimo de 16 horas anuais de treinamento gerencial, não sendo estabelecido um número mínimo de horas para treinamentos técnicos;
- Máximo de 60 horas anuais de treinamento (pago ou não) por servidor. Situações que excederem esse limite devem ser justificadas junto à chefia imediata;
- Todas as horas de treinamento contidas no PAC são consideradas como horas trabalhadas, independente do horário que forem realizadas;
- Devem contar no PAC todos os treinamentos realizados em parceria com fornecedores ou que fizerem parte de contratos de aquisição de ferramentas, independente se o orçamento utilizado está contido ou não do PAC;
- Todos os treinamentos devem estar relacionados ao trabalho que o servidor desempenha ou ao seu plano de desenvolvimento, de acordo com seu perfil e conhecimento necessários.               

  • Quadro com Síntese do Plano de Capacitação

Planilha com resumo dos dados dos treinamentos previstos por setorAbre em nova aba e dos treinamentos previstos por participantesAbre em nova aba, composta das seguintes informações: nº de vagas contratadas, valor estimado e carga horária.

As informações constantes do quadro síntese são utilizadas pelas chefias da secretaria para a gestão da capacitação dos seus servidores.