O Plano Anual de Capacitação é um instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituído pelo Decreto nº 5.707 de 23 de fevereiro de 2006.
O modelo estabelecido por este Tribunal foi considerado achado positivo na Auditoria do CSJT realizada em 2017, com recomendação de divulgação como boa prática, no âmbito da Justiça do Trabalho (CSJT-A-4654-15.2017.5.90.0000). |
![]() |
Planilha com a descrição de todos os perfis técnicos existentes na secretaria, composto da descrição das principais atribuições e dos conhecimentos necessários para desempenho das atividades realizadas por cada perfil de profissional.
O levantamento dos perfis técnicos da SETIC foi realizado com o apoio dos gestores da SETIC, seguindo o macroprocesso e as atribuições das respectivas unidades da SETIC.
Quadros com Mapeamento das Competências dos Servidores da SETIC
Planilhas onde são mapeados os perfis técnicos e o nível de capacitação de cada servidor nos conhecimentos necessários para execução das atividades relacionadas ao seu perfil.
A análise dos perfis de cada servidor foi realizada com o apoio dos gestores da SETIC e dividida conforme as coordenadorias:
- Coordenadoria de Gestão e Apoio à Governança de TICArquivo tipo pdf de 78KB
- Coordenadoria de Serviços de TICArquivo tipo pdf de 78,7KB
- Coordenadoria de Desenvolvimento de SistemasArquivo tipo pdf de 85,9KB
- Coordenadoria de Infraestrutura TecnológicaArquivo tipo pdf de 86,1KB
- Coordenadoria de Implantação de SistemasArquivo tipo pdf de 62,2KB
Os níveis de capacitação de cada servidor estão indicados pelos seguintes indicadores: “Capacitado”, “Aprimorar/Atualizar Capacitação”, “Iniciar Capacitação”.
Planilha com a descrição dos treinamentos previstos para o ano, composta das seguintes informações: dados do servidor, nome do treinamento, relação com o perfil técnico, valores estimados, carga horária prevista, número de vagas e possíveis fornecedores.
A escolha dos treinamentos foi realizada com o apoio dos servidores e respectivos gestores da SETIC, observando os seguintes critérios:
- Os cursos planejados para cada servidor deverão estar relacionados a pelo menos um dos seus perfis técnicos;
- Atingir os indicadores estabelecidos no Plano Estratégico de TIC da Justiça do Trabalho (Resolução CSJT 158/2015) relacionados a seguir:
• 75% dos ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na área de TIC, capacitados no ano em no mínimo 40 horas de cursos gerenciais de TIC;
• 60% de servidores não ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na área de TIC, capacitados no ano em no mínimo 40 horas de cursos técnicos de TIC.
- Os servidores realizarão entre 40 e 80 horas de treinamento por ano, visando a capacitação contínua de todos os servidores da SETIC e de modo que o tempo afastado do trabalho para capacitação não comprometa as atividades da secretaria. Cabe referir ainda que algumas áreas demandam maior volume de treinamento devido às peculiaridades e tecnologias utilizadas pela equipe.
Planilha com resumo dos dados dos treinamentos previstos por setorArquivo tipo pdf de 55,6KB e dos treinamentos previstos por participantesArquivo tipo pdf de 60,5KB, composta das seguintes informações: nº de vagas contratadas, valor estimado e carga horária.
As informações constantes do quadro síntese são utilizadas pelas chefias da secretaria para a gestão da capacitação dos seus servidores.