Catálogo de Serviços

Última atualização: 01/04/2024 15:33
Fonte: SETIC
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O Catálogo de Serviços de TI representa o subconjunto de todos os serviços ativos e aprovados que podem ser oferecidos aos usuários de TI de uma determinada organização. 
O seu principal papel é estabelecer um ponto central com todos os serviços acordados e atualizados, oferecendo visibilidade e transparência na entrega de valor por parte da TI.
Normalmente, cada serviço constante do catálogo é acompanhado de uma descrição e do prazo acordado para a finalização da solicitação, denominado acordo de nível de serviço (ANS) ou, do inglês, service level agreement (SLA).

Acesso aos serviços de TI do TRT4

      Para entrar em contato com a SETIC, utilize sempre a Central de Serviços de TIC, clicando aqui. Nesse sistema devem ser cadastradas as solicitações e enviadas dúvidas ou sugestões. Ele também permite que os usuários acompanhem seu atendimento e, até mesmo, incluam novas informações. 

Nosso horário de Atendimento é das 07:30min às 19h, de segunda a sexta-feira.

Lembrando que a SETIC presta os serviços listados no Catálogo de Serviços de TIC, disponível na seção "Serviços com Prazos". Os prazos indicados para atendimento e retorno sobre as solicitações são contabilizados em horas/dias úteis.



Catálogo de Macrosserviços

Serviço

Descrição

1

Suporte remoto a usuários internos e externos

Atendimento para solução de dúvidas ou problemas no uso dos serviços suportados pela TI.

2

Suporte presencial a usuários internos

Atendimento presencial para solução de dúvidas ou problemas no uso dos serviços suportados pela TI, pelos usuários internos.

3

Gerenciamento de equipamentos de TI, fornecidos pelo TRT

Instalação, remanejamento e desinstalação de equipamentos de tecnologia – microcomputadores, impressoras, scanners, switches, terminais de auto atendimento, entre outros.

4

Conectividade à rede local – LAN capital

Conexão de microcomputadores, impressoras e outros dispositivos à rede local do TRT.

5

Conectividade è rede local nas unidades do interior do Estado – LAN interior

Conexão de microcomputadores, impressoras e outros dispositivos localizados nas unidades do interior do Estado.

6

Conectividade entre unidades da Justiça do Trabalho da 4ª Região e o centro da rede

Conexão das redes locais das unidades do interior de Estado ao datacenter central.

7

Conectividade à Internet

Acesso à rede mundial de computadores para dispositivos localizados em Porto Alegre e interior do Estado.

8

Serviço de mensageria eletrônica

Correio eletrônico institucional.

9

Serviço de Videoconferência

Videoconferência entre unidade do TRT da 4ª Região e deste com outros regionais e TST.

10

Proteção lógica de estações de trabalho

Instalação e manutenção de antivírus, antispywares e outras ferramentas de segurança lógica

11

Segurança de perímetros (firewall, IPS)

Serviço de proteção contra ataques externos aos recursos de TI.

12

Filtro de conteúdo Web e correio eletrônico

Controle de acessos à Internet e controle de spams .

13

Armazenamento centralizado de dados

Armazenamento de dados em equipamentos adequados, garantindo a confiabilidade necessária.

14

Cópias de segurança

Cópia de dados para recuperação em caso de incidente.

15

Alta disponibilidade

Serviços críticos operando em equipamentos e ambientes redundantes, permitindo maior disponibilidade.

16

Administração de Diretórios

Unidades de rede onde cada área do Tribunal armazena seus dados, com a segurança necessária.

17

Administração de bancos de dados

Bases de dados distribuídas em todas as cidades onde há presença da JT- RS.

18

Gerenciamento de aplicações

Serviços oferecidos pela SETIC em aplicações do tipo cliente/servidor ou web, homologadas pelo Tribunal.

Serviço

Descrição

19

Serviço de acesso remoto

Gabinete Virtual, extranet.

20

Gerenciamento de portal Internet/Intranet

Gestão do ambiente web do Tribunal, de acesso externo ou exclusivamente interno.

21

Serviço de impressão

Possibilidade de impressão em todas as unidades do TRT da 4ª Região

22

Apoio a eventos

Presença em eventos como Encontros da Magistratura, Feira do Livro, Encontros de Servidores, treinamentos diversos.

23

Gerenciamento da plataforma de ensino à distância

O TRT adota a plataforma Moodle para prover ensino à distância.

24

Desenvolvimento de sistemas

Desenvolvimento por equipe própria ou teceiros de sistemas necessários à prestação jurisdicional.

25

Manutenção de sistemas

Garantia de atualização de sistemas desenvolvidos internamente ou adquiridos do mercado, desde que aprovados para uso no TRT.

26

Transmissão de sessões de julgamento

Transmissão de sessões de julgamento da 3ª Turma, através da Internet e Intranet.

27

Gravação de audiências

Gravação de audiências realizadas na VT de Santa Rosa.

28

Elaboração de especificações técnicas e editais para aquisição de bens e serviços de TIC.

Prospecção de novas tecnologias e elaboração de especificações, viabilizando a contratação de bens e serviços de TIC.

29

Gerenciamento de contratos de TI

Gestão e fiscalização dos contratos diretamente relacionados à tecnologia da informação.

30

Pesquisas em bases de dados

Pesquisas para elaboração de relatórios

31

Homologação de softwares diversos

Análise de novos softwares para operação em equipamentos de uso corporativo.

32

Gestão de licenciamento de software

Controle de licenças de software

Prazo dos Serviços (Acordo de Níveis de Serviço)

 O tempo de solução do atendimento é calculado conforme o serviço e a categoria do chamado, expresso em horas úteis, de acordo com a tabela abaixo:

Prazo
Tempo de conclusão
1
1h
2
4h
3
6h
4
12h
5
24h
6
48h
7
72h
8
132h
9
Ilimitado

O prazo para o início do atendimento é de 20 minutos. Entretanto, atendimentos emergenciais, como por exemplo os chamados de salas de sessões e salas de audiências, nas situações em que o incidente está impedindo o prosseguimento dos trabalhos, são iniciados imediatamente após o recebimento da solicitação por telefone (ramais exclusivos para essa finalidade).