PDTIC 2022/2023 - Monitoração de Ações e Projetos

Última atualização: 31/01/2024 14:40
Fonte: SETIC
Ações e Projetos concluídos em anos anteriores
 2021                                          2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014
Ações e Projetos não iniciados, suspensos ou cancelados
PDTIC atual

 

Ações e Projetos concluídos em 2022/2023 e benefícios gerados

Projeto/Ação Estudo para racionalização de impressoras no TRTAbre em nova aba

Resultado

Aprovado estudo para a racionalização do uso de impressoras no TRT4 e iniciada a redução, com as seguintes ações:
  • Realizado estudo que analisou a vantagem de permanecer com equipamentos de impressão próprios ou terceirizar o serviço de impressão. Comitê de Governança de TIC aprovou a solução de aquisição de equipamentos próprios.
  • Em parceria com a Seção de Sustentabilidade do TRT, realizado estudo no qual foi aprovado o novo padrão de distribuição de equipamentos de impressão no TRT, o que resultará na redução do número de equipamentos de impressão em uso no Tribunal. O novo padrão foi formalizado pela Portaria 9474/203, cujo texto foi atualizado pela Portaria 4483/2022.
  • Colocada em prática a etapa de redução do número de multifuncionais em uso no TRT (prevista para o ano de 2022). Em 2023, com o término da garantia das impressoras laser Lexmark MS610, será possível realizar a redução desses equipamentos. 

Benefícios

  • Maior eficiencia na gestão das impressões.
  • Diminuição da quantidade de impressoras em uso.
  • Redução do custo com impressoras instaladas no TRT (manutenção e tonner). O número de equipamentos de impressão em uso antes do projeto era de 967. Com a redução já feita, temos 767 equipamentos de impressão em uso. A previsão para 2023 é que o número máximo de equipamentos de impressão seja de 642.

Dt Produto Final

Agosto/22

Projeto/Ação Renovação do parque de notebooksAbre em nova aba

Resultado

Aquisição de 628 notebooks HPs, para substituição dos dois modelos (N350i e N8140) em uso atualmente. Os notebooks foram entregues da seguinte forma: 260 Magistrados; 199 Assistentes; 56 Gabinetes e Administração; 20 DCDF Interior; 49 Outros e 44 Reserva técnica.

Benefícios

  • Atualização do parque de equipamentos do Tribunal, com as respectivas garantias atuallizadas;
  • Disponibilizar aos usuários equipamentos mais novos e com configuração superior, aptos a acessar sistemas que demandem mais poder de processamento.

Dt Produto Final

Agosto/23

Projeto/Ação Renovação do parque de computadores C800Abre em nova aba

Resultado

  • Adquiridos 1.100 computadores novos Lenovo M80q. Posição de 08/03/2023: Desse total comprado, foram instalados 1.055 unidades e 45 ficam como reserva técnica, para demandas urgentes que possam ocorrer até ser feita nova compra de novos computadores. Dos 1.100 computadores C800 antigos, 94 ainda permanecem em uso, pois nem todos os substituídos foram C800.

Benefícios

  • Atualização do parque de equipamentos do Tribunal, com as respectivas garantias atuallizadas.
  • Disponibilizar aos usuários equipamentos mais novos e com configuração superior, aptos a acessar sistemas que demandem mais poder de processamento.

Dt Produto Final

Fevereiro/23

Projeto/Ação Remodelagem da solução de Quiosque DigitalAbre em nova aba

Resultado

Atualizado o modelo de imagem a ser utilizado na preparação dos computadores destinados aos quiosques, a fim da imagem ser compatível com computadores mais atuais, como os C820.  A partir desse projeto, a nova imagem fica disponível para ser utilizada em computadores mais novos, quando assim for definido.

Benefícios

  • Maior agilidade na preparação e disponibilização dos computadores destinados aos quiosques.  
  • Possibilidade de utilização nos quiosque de computadores mais novos do que os Positivo D570 que já estão fora da garantia.

Dt Produto Final

Setembro/22

Projeto/Ação Adequação das salas de audiências e sessões

Resultado

  • Adaptadas as salas de sessão e as salas de audiência com equipamentos de som e imagem, possibilitando a realização de audiências mistas por videoconferència, primando pela qualidade de som e imagem, necessárias para depoimentos que seguirão apenas gravados.
  • Nas salas de sessão foram instaladas câmeras e TVs no plenário, sala do térreo e as salas do 9 andar.
  • Nas salas de audiência foram adquiridos 176 kits de mesa de som (1 mesa e 5 microfones), incluindo transporte, instalação e garantia. Foram instaladas 166.

Benefícios

  • Possibilidade de realizar as audiências e sessões mistas (híbridas).

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Estudos sobre a utilização de uma nova solução de gestão de Desktops e NotebooksAbre em nova aba

Resultado

Realizado estudo e indicada a ferramenta a ser contratada como solução de gestão de desktops e notebooks do TRT, a fim de manter esses equipamentos atualizados e integrantes do inventário, independente de estarem sendo usados dentro ou fora da rede do TRT.

Benefícios

  • Após a contratação da ferramenta indicada no estudo, será possível termos os computadores e notebooks com software sempre atualizados, independente de serem usados dentro ou fora da rede do TRT.
  • Após a contratação da ferramenta indicada no estudo, será possível obter as informações para o inventário de software e hardware dos computadores e notebooks do Tribunal, mesmo que estejam em uso fora da rede do TRT. 

Dt Produto Final

Setembro/22

Projeto/Ação Renovação parcial do parque de computadores positivo C820

Resultado

  • Aquisição de 500 microcomputadores, estando 460 já instalados, para substituição parcial dos equipamentos Positivo C820 que estavam em uso nas unidades judiciárias e administrativas do TRT, com o prazo a vencer, bem como a substituição de outros equipamentos antigos que permanecem em uso.

Benefícios

  • Atualização do parque de equipamentos do Tribunal, com as respectivas garantias atuallizadas, de acordo com o limite orçamentário.
  • Disponibilizar aos usuários equipamentos mais novos e com configuração superior, aptos a acessar sistemas que demandem mais poder de processamento.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Renovação de Impressoras MultifuncionaisAbre em nova aba

Resultado

Aquisição e instalação de 409 multifuncionais para substituição de multifuncionais Lexmark MX611, que estavam em uso e sem garantia desde 2019 e Lexmark MS610, que estavam em uso e sem garantia desde dezembro/2022. As novas multifuncionais foram compradas com 05 anos de garantia, com fornecimento de toner adicional para até 30.000 páginas e serviço de transporte e instalação dos equipamentos. Restaram no parque 12 impressoras Lexmark MX611 e 202 impressoras Lexmark MS610.

Benefícios

  • Atualização do parque de impressoras multifuncionais do Tribunal, com as respectivas garantias atuallizadas.
  • Disponibilizar aos usuários impressoras multifuncionais novas, com configuração superior e recursos mais avançados como a possibilidadade de digitalizar gerando um pdf pesquisável (OCR).

Dt Produto Final

Agosto/23

Projeto/Ação Implantação de Sistemas Nacionais de Gestão de Pessoas e eSocialAbre em nova aba

Resultado

Implantação dos sistemas nacionais do SIGEP e seus satélites para que o TRT4 passe a realizar integralmente os pagamentos através da FolhaWeb. Módulos que entraram em produção até 2022: SIGEP Módulo Principal, SIGEP Online, Folhaweb, SIGS, EJUD, Conector eSocial, camada de integração SIGEP(Teiid), GEST e GECJ. Além disso, os eventos do eSocial foram enviados nos prazos legais.

Benefícios

  • Padronização nacional de cálculos e pagamentos.
  • Produtividade, controle e padronização na gestão de pessoas e pagamentos na Justiça do Trabalho.
  • Desativação de sistema legado de desenvolvimento próprio.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Documentação de integrações entre sistemasAbre em nova aba

Resultado

Documentado tecnicamente as integrações entre os sistemas estratégicos do Tribunal: PJe e SIGEP. Foram documentados no Oraculum, todos os artefatos de integração (como views, webservices e procedures) que consomem ou são consumidas pelos sistemas PJe e SIGEP, bem como, definido processo de manutenção e atualização dessas informações documentadas.

Benefícios

  • Redução de risco de impactos de troca de versão do PJe e do SIGEP.
  • Documentação centralizada em uma única ferramenta (Oraculum).
  • Definido procedimento de atualização.
  • Conhecimento documentado e completo, de fácil acesso, de todas as integrações com o sistema SIGEP e com o sistema PJe, facilitando qualquer manutenção e levantamento de informações necessárias.

Dt Produto Final

Maio/23

Projeto/Ação Evolução do Sistema Nacional de Escolas JudiciaisAbre em nova aba

Resultado

Evolução e aprimoramento do Sistema Nacional de Escolas Judiciais, integrado com o SIGEP, conforme definições do CSJT. Versões liberadas: 2.0; 2.1; 2.2 e 2.3.

Benefícios

  • Uso de sistema único para gestão das diversas atividades das escolas judiciais
  • Sistema nacional padronizado

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação FAE 3.0 - Evolução do Sistema de Apoio à ExecuçãoAbre em nova aba

Resultado

Evolução do sistema de Apoio à Execução (FAE) para atendimento de novas necessidades elencadas pelo Juízo Auxiliar de Execução:
1)Convênio com a Receita Federal;
2)Primeira versão da apresentação dos cálculos do PJe-Calc na FAE;
3)Disponibilização de saldo/sobra de dinheiro no processo (provimento 273/2020 e 283/2022).

Benefícios

  • Melhorar o trabalho do JAE e das unidades judiciárias durante a fase de execução dos processos.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Migração parcial dos portais do JBINTRAAbre em nova aba

Resultado

Portal internet JBOSS migrado e desligado. E as seguintes aplicações do JBOSS Portal Extranet e Intranet já foram desativadas ou migradas: atualização de valores IPCA e APEX para módulo de classificados;  banco de peritos foi desativada; banco de assistentes foi convertida e depois desativada; páginas de atos normativos e comunicações do 1º Grau foram migradas para o VOX; formulário de eliminação de documentos foi migrada; extranet antiga foi desligada; boas práticas foi desativada; autorização de acesso aos dados do IRPF foi desativada; sistema de controle de comunicações foi desativado; GSA (Google Search Appliance) foi substituído pela indexação de documentos do site no Elastic Search.

Benefícios

  • Padronização de ambientes e tecnologias adotadas para portais
  • Redução de vulnerabilidades de segurança

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Assistente de Sentenças (Assis)Abre em nova aba

Resultado

Construído protótipo para automação de elaboração de minutas de sentenças em processos de verbas resilitórias, utilizando tecnologias avançadas como IA (inteligência artificial), autômatos, base de modelos de textos e OCR.

Benefícios

  • Uso de tecnologias avançadas como OCR, IA, autômatos e base de modelos de textos, possibilitando seu estudo, conhecimento e posterior ampliação de uso para a continuação desse e para demais projetos.
  • Possibilidade de ampliação do uso dessas tecnologias e do protótipo já criado, para novos modelos de sentenças e demais documentos.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Pesquisa de Precedentes Qualificados (Pangea)Abre em nova aba

Resultado

Disponibilizado sistema Pangea (Pesquisa de Precedentes Qualificados), o qual possibilita em um só lugar a pesquisa de precedentes qualificados do TRT4, TST e STF.

Benefícios

  • Contribuição para a celeridade processual e segurança jurídica, por meio da aplicação de teses já sedimentadas em decisões anteriores.
  • União de precedentes qualificados nacionais e regionais em um único sistema.
  • Facilidade e agilidade na busca dos precedentes qualificados do TRT4, TST e STF, que foram previamente lidos e indexados por um grupo de trabalho especializado no assunto, possibilitando que a pesquisa seja feita por palavras-chaves e refinada com opções avançadas, como a seleção de órgão de origem da decisão ou a espécie do precedente.
  • Aumento do acesso à informação, por estar disponível para magistrados, servidores, advogados e público em geral, no site www.trt4.jus.br, menu Jurisprudência/Pangea - Precedentes Qualificados.

Dt Produto Final

Maio/22

Projeto/Ação Revisão do Guia para Desenvolvimento Seguro de Software (Protocolos de Segurança Cibernética)Abre em nova aba

Resultado

Revisado o Guia para Desenvolvimento Seguro de Software, atualizando sua versão e data de revisão e ajustando o conteúdo necessário, buscando acompanhar os tópicos mais relevantes para a realidade do desenvolvimento de sistemas do TRT4.

Benefícios

  • Disponibilidade de Guia atualizado com orientações para Desenvolvimento Seguro de Software.
  • Redução de riscos de ataques cibernéticos ao TRT4, por meio da implementação de soluções de proteção eficazes.
  • Atendimento ao Protocolo de Prevenção a Incidentes Cibernéticos do Poder Judiciário (PPICiber).

Dt Produto Final

Março/23

Projeto/Ação Migração da versão do BD Oracle para o 19c (parcial)Abre em nova aba

Resultado

Migrados os sistemas que foram definidos até o momento (SIGEP e Folha Web), do Oracle 11g para 19c. Novos sistemas que utilizam oracle já estão sendo instalados na versão 19c, como o caso dos sistemas de BI. 

Benefícios

  • Atualização tecnológica.
  • Aumento da segurança do banco de dados.

Dt Produto Final

Abril/23

Projeto/Ação PJe 2.0 - Unificação/desunificação de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas e endereçosAbre em nova aba

Resultado

Liberada funcionalidade no PJe que permite a unificação/desunificação do cadastro de pessoas físicas, jurídicas e seus endereços. 

Benefícios

  • Aderência à nova arquitetura de software do PJe 2.0.
  • Eliminar cadastros duplicados com a funcionalidade de unificação do cadastro de pessoas físicas, jurídicas e endereços.
  • Menor ocorrência de erro de cadastral.

Dt Produto Final

Outubro/22

Projeto/Ação AUD4 - Evolução do Sistema de Audiências da Justiça do Trabalho - 2022Abre em nova aba

Resultado

Disponibilizadas novas funcionalidades no AUD4 durante o ano de 2022, de acordo com definições do GNN do CSJT, como: edição de autotextos pré-definidos, edição do cargo do assinante da ata, qualificação de testemunhas, entre outras.

Benefícios

  • Maior facilitade e agilidade na edição das atas de audiências pelos secretários de audiência e magistrados.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Atualização do sistema de Promoção de Juíz de 1 GrauAbre em nova aba

Resultado

Sistema de Promoção de Juízes ajustado a fim de atender os novos critérios definidos pela corregedoria, deixando o sistema ainda mais automatizado.

Benefícios

  • Acelerar o processo de promoção e padronizar os critérios utilizados.

Dt Produto Final

20/junho/22

Projeto/Ação Atualização da ACA (Ata de Correição Automática)Abre em nova aba

Resultado

Realizadas modificações na Ata de Correição Automática (ACA), conforme determinações no novo corregedor. As modificações contemplam a automatização do preenchimento das novas metas do CNJ e alterações textuais com utilização de textos padrões.

Benefícios

  • Agilidade, facilidade e maior segurança na confecção da Ata de Correição. Com a alteração, não é mais preciso digitar manualmente as metas do CNJ nem textos padrões, agilizando, facilitando e dando maior segurança no preenchimento.

Dt Produto Final

Julho/22

Projeto/Ação Adaptação dos painéis de BI para leitura de dados do SIGEPAbre em nova aba

Resultado

Alterado o processo de carga de dados oriundos do sistema antigo do RH para o BI, a fim de buscar os dados no novo sistema (SIGEP). Ao todo foram migradas 17 fontes de dados existentes.

Benefícios

  • Fonte de dados única para dados de recursos humanos.
  • Eliminar dependência com o sistema de RH antigo, contribuindo para permitir sua desativação.

Dt Produto Final

Julho/23

Projeto/Ação Automatização de procedimentos repetitivos não realizados em lote - 2022Abre em nova aba

Resultado

Robôs liberados em 2022: 

1) Robô GRUVE (cria e baixa GRUs no site da Fazenda). Liberado em: 10/12/21 mas não reportado no PDTIC anterior. Até 14/dezembro, baixadas 192 GRUs, economizando 1 dia útil de trabalho de um servidor. 
2) Robô PREÁ (pré-autuação de precatórios e RPVs): primeiro robô nacional, desenvolvido a pedido do CSJT. Liberado em: 06/06/22. Até 14/dezembro no TRT4, pré-autuados 15.349 processos, protocolados 15.338 processos, 19.065 certidões juntadas, 12.484 intimações feitas e 15.017 registros no GPrec, economizando 564 dias úteis de trabalho.
3) Robô COPAS (conferência para pautas): Liberado em: 21/02/22. Até 14/dezembro, pesquisados 17.699 processos, economizando 253 dias úteis de trabalho. 
4) Robô ÁLVARO (confecção de alvarás): desenvolvido para expedir alvarás em acordos homologados em ações plúrimas e reclamações pré-processuais. Liberado em 04/02/22. Até 14/dezembro, confeccionados 2.791 alvarás, economizando 15 dias úteis de trabalho. 
5) Robô Certin (certifica e intima): após a retificação do polo ativo em diversos processos via script, a situação precisava ser certificada nos autos e a parte intimada para ciência. Liberado em nov/22. Até 14/dezembro/22 foram praticados os atos em 761 processos, economizando 6 dias úteis de trabalho.
6) Robô Frade versão JAP (fracionador e anexador de digitalizações). Desenvolvido em 2021 com nova versão em 2022. Desde o início da sua utilização até 14/dezembro/22, anexou 4.288 processos, economizando 214 dias úteis de trabalho.
7) Robô Faro versão Recurso de Revista (ferramenta de automações em análise de recurso). Desenvolvido em 2021 com nova versão em 2022. Desde o início da utilização até 14/dezembro/22, o robô já remeteu 47.464 processos ao 1º grau e classificou 83.177 processos, correspondendo a 432 dias úteis de trabalho.
8) Robô e-Movi versão JAP (movimentador processual): executado para movimentar processos eletrônicos entre duas tarefas do PJe. Desenvolvido em 2021 com nova versão em 2022. Desde o início da sua utilização até 14/dezembro/22, foram movimentados 25.765 processos, com economia de 18 dias úteis de trabalho.
9) Robô Sisdov versão Agenda. Utilizado para suprir deficiência no sistema Sisdov na disponibilização de agenda para as unidades judiciárias. Desenvolvido em 2021 com nova versão em 2022. Desde o início da utilização até 14/dezembro/22 foram cadastradas 125 agendas, economizando 25 dias úteis de trabalho.
10) Robô GOFIN: extrai dados do módulo de execução financeira do SIGEO para um arquivo CSV. Liberado em: 23/08/22. Até 14/dezembro, 6.970 registros extraídos, economizando 25 dias úteis de trabalho.
11) Robô eSocial: cadastra servidores do Tribunal no sistema eSocial para permitir a baixa em CTPS eletrônica. Liberado em: 27/01/22. De execução única, cadastrou 268 servidores, economizando 2 dias úteis de trabalho. 

Benefícios

  • Liberação do tempo do usuário para realização de outras atividades, que não sejam de procedimentos repetitivos. Considerando todos os robôs já desenvolvidos e as execuções do ano 2022 e anos anteriores, o tempo total economizado até o momento (14/dezembro/22) foi de 6.830 dias úteis de um servidor (ou 31 anos, 6 meses e 5 dias de trabalho).

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Portal da Transparência de Licitações e ContratosAbre em nova aba

Resultado

Disponibilizado um Portal Público externo, contendo dados de transparência dos processos de licitações, compras, contratos, aditivos e apostilas, registro de preços, adesões e participações. Disponibilizado para os usuários internos das áreas de negócio, um novo módulo para gerenciamento e configuração de documentos associados a esses processos. O portal pode ser acessado em: https://silc.trt4.jus.br/#/publico.

Benefícios

  • Atendimento à lei de transparência no 14.133/2021.
  • Disponibilização das informações dos processos de licitações, compras, contratos, aditivos e apostilas, registro de preços, adesões e participações.
  • Agilidade, confiança, sem necessidade de duplicação de informações e sem retrabalho no processo de disponibilização das informações, visto que a fonte de informações e as funcionalidades disponibilizadas fazem parte do próprio sistema de licitações e contratos utilizado pelo TRT da 4ª Região, o SILC.

Dt Produto Final

Abril/22

Projeto/Ação Tratamento dos processos físicos arquivados provisoriamente no INFORAbre em nova aba

Resultado

Auxiliar a área usuária no tratamento de aproximadamente 27 mil processos que estavam arquivados provisoriamente no Infor, realizando seu arquivamento definitivo ou sua migração para o PJe. Os processos foram tratados, restando um saldo de 7.778 processos a serem tratados em ação futura, caso necessário.

Benefícios

  • Diminuir de forma automatizada o volume atual (em torno de 27 mil) de processos físicos arquivados provisoriamente no Infor, para que o saldo seja passível de ser migrado manualmente para o PJe.
  • Maior agilidade no processo de migração.
  • Menor saldo de processos a ser tratado

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Expansão da implantação do Sistema Nacional de Gestão de Pessoas (SIGEP) - 2023Abre em nova aba

Resultado

EExpansão da implantação de novas funcionalidades e sistemas satélites do Sistema Nacional de Gestão de Pessoas (SIGEP), durante o ano de 2023.
Módulos instalado em produção durante 2023: Aplicativo JT SIGEP; SISAD e Controle de Acesso (CAC);  Gestão de Passivos.
Módulos que estão em homologação: Designação de Magistrados; PROGECOM; Autoatendimento; Módulo Requerimentos de Frequência On-line; Módulo Atualização Cadastral de Inativos e Pensionistas; Módulo de Averbação de Capacitações (EJA).
Módulos que estão em instalação: Módulo de Magistrados (MAG); Módulo ARTEMIS.

Benefícios

  • Padronização nacional de sistemas de gestão de pessoas e pagamentos.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Evolução do Sistema Nacional de Escolas Judiciais - 2023Abre em nova aba

Resultado

Aprimoramento do Sistema Nacional utilizados pelas Escolas Judiciais (módulo do SIGEP), durante o ano de 2023. Foram entregues 3 grandes versões, contendo funcionalidades como: inclusão de aposentados e cedidos como público interno; individualização da carga horária de docentes dentro de uma mesma atividade; funcionalidade de pedido de suspensão de prazo de magistrados com participações em cursos da Escola Judicial; relatório de produtividade de magistrados; novos campos no cadastro de docentes; reestruturação de campos de titulação acadêmica incluindo áreas CAPES (Banco de Formadores); conjugação/integração SisEJud e Moodle; avaliação de público externo (configuração de avaliação por público); geração de certificado de docência; validação da identidade do docente para acessar o portal do docente; permitir o docente visualizar cursos ministrados, certificados e outras informações; inclusão do campo para informação de PCD (pessoa com deficiência) no cadastro de docentes e de público externo; indexação por origem, titulação, gênero, raça e condição PCD.
Ao total, foram atendidas mais de 145 demandas de melhorias/correções em versões durante 2023.

Benefícios

  • Uso de sistema único para gestão das diversas atividades das escolas judiciais
  • Sistema nacional padronizado
  • Expansão do uso do EJUD em novos Tribunais.
  • Amplicação das funcionalidades disponibilizadas.
  • Maior satisfação dos usuários.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação AUD4 - Evolução do Sistema de Audiências da Justiça do Trabalho - 2023Abre em nova aba

Resultado

Disponibilizado novas funcionalidades no AUD4 durante o ano de 2023, de acordo com definições nacionais junto ao CSJT.
Algumas principais: possibilidade de cadastrar e buscar testemunhas cadastradas; impedir seleção de dias não úteis nos calendários; estimativa de IR e INSS passa a utilizar alíquotas e índices do banco de dados; adequado o registro de presença das partes para que a referência às partes conste de acordo com a classe judicial da ação; atualizadas as tabelas do Aud4 em relação ao salário mínimo e à tabela do INSS; integração entre Aud4 e Google Docs para uso da funcionalidade de Digitação por Voz nas audiências (Escriba); tratamento das presenças de partes que constem dos polos ativo e passivo; tratamento dos casos de inversão de polos; otimização da carga de advogados do PJe; melhorias importantes no uso de atalhos de teclado; melhorias nos cadastros.

Benefícios

  • Facilidade para registro escrito dos depoimentos, em decorrência do uso da digitação por voz nos depoimentos.
  • Redução da carga de trabalho de juízes e funcionários, em todos os graus de jurisdição, em decorrência do registro escrito das audiências.
  • Possibilidade de reaproveitamento dos dados de testemunhas cadastradas.
  • Manutenção da integração com o Zoom, pela adequação do Aud4 à nova autenticação com o Zoom.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Automatização de procedimentos repetitivos não realizados em lote - 2023Abre em nova aba

Resultado

Desenvolvidos robôs para executar operações repetitivas realizadas em grande volume, assim como procedimentos em lote. Robôs desenvolvidos em 2023: Albieri; Gorpo; Rex; Enavigp; Roc4 e Frade (VTs).

Benefícios

  • Liberação do tempo do usuário para realização de outras atividades, que não sejam de procedimentos repetitivos.
  • Com os Robôs desenvolvidos neste ano, foram economizados mais de 90 dias úteis de trabalho de um servidor. Essa quantidade se soma aos Robôs desenvolvidos nos anos anteriores, os quais ainda estão em execução e realizando economia de trabalho manual, não contabilizada na presente ação.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Painel de BI para o Centro de InteligênciaAbre em nova aba

Resultado

Desenvolvido um painel de BI que apresenta todos os processos do TRT4 (1G e 2G) permitindo clusterização (agrupamento de processos com características semelhantes), integração com consulta de jurisprudência e identificação, por IA, dos assuntos contidos nos documentos.

Benefícios

  • Oportunizar a celeridade processual e a resolução em lote de processos.
  • Possibilitar identificar padrões nos processos existentes.
  • Apoiar ações do Centro de Inteligência do TRT4.

Dt Produto Final

Agosto/23

Projeto/Ação PJe 1º grau - Destaques na revisão das minutas nas tarefas de assinatura
Abre em nova aba

Resultado

Permitido que o juiz realize marcação em minutas (despacho, decisão e sentença) que pretende analisar posteriormente com mais detalhe, antes da assinatura. A mesma marcação poderá ser utilizada pelos elaboradores de minutas, indicando a necessidade de maior atenção do juiz em um ponto específico. 

Minutas com essa marcação estarão bloqueadas para assinatura, até que a análise seja realizada e a marcação seja desfeita.

Benefícios

  • Diminuir a possibilidade de um magistrado assinar uma minuta com pendências.
  • Facilitar o trabalho de análise das minutas para assinatura.
  • Evitar retrabalho do magistrado.

Dt Produto Final

Abril/23

Projeto/Ação ADAIR (Análise das Decisões em Agravo de Instrumento em Recurso de Revista) - Construção de MVPAbre em nova aba

Resultado

Desenvolvidor um MVP (Mínimo Produto Viável) da ferramenta ADAIR (Análise das Decisões em Agravo de Instrumento em Recurso de Revista), conforme definições do Programa de Startups da Justiça do Trabalho, no prazo de 3 meses a partir de 10 de julho de 2023.

Benefícios

  • Participação no Programa de Startups da Justiça do Trabalho.
  • Diminução da quantidade de AIRRs, por meio da consulta de decisões proferidas no TST.

Dt Produto Final

Outubro/23

Projeto/Ação CIPO (Consulta Integrada de Portarias)Abre em nova aba

Resultado

Disponibilizado sistema possibilitando a consulta centralizada, indexada e facilitada às diversas portarias utilizadas pela Corregedoria e SAM (SEAMA). Portarias contempladas: SEGESP; Assessoria para Assuntos de Juízes; Ato da Presidência e Ato Conjunto; Edital da Presidência; Portaria da Corregedoria Regional; Portaria da Presidência e Portaria Conjunta; Portaria de CCDFs e Varas; Provimento da Corregedoria Regional; Provimento da Presidência e Provimento Conjunto; Recomendação da Corregedoria Regional; Recomendação da Presidência e Recomendação Conjunta; e Resolução Administrativa.

Benefícios

  • Agilidade na consulta das Portarias.
  • Possibilidade de consulta por palavras-chaves e filtros avançados (devido à indexação implementada). 
  • Garantia de continuidade da consulta às Portarias antigas.
  • Facilidade para inclusão de novas fontes de dados de Portarias, como as serem disponibilizadas no novo sistema de RH.

Dt Produto Final

Abril/23

Projeto/Ação Renovação dos ativos de rede de POA 2021Abre em nova aba

Resultado

Adquiridos e instalados 144 switches de rede nos prédios do complexo Praia de Belas.

Benefícios

  • Manutenção dos níveis de disponibilidade da rede.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Melhoria da climatização do CPD1Abre em nova aba

Resultado

Ampliada a capacidade de resfriamento da sala-cofre. Fornecimento, instalação e ativação de ar condicionado de precisão modelo Emerson Liebert S23 e unidade condensadora HCE33 em sala-cofre no TRT da 4ª Região, em Porto Alegre/RS. Fechamento lateral e superior de corredor técnico da sala-cofre, com instalação de portas de correr. Adequações no ambiente Sala-Cofre com execução de teste de estanqueidade e auditoria da ABNT conforme procedimento PE047.13.

Benefícios

  • Regularizar a redundância de máquinas de climatização (n+1). 
  • Permitir o acréscimo de mais carga no futuro.

Dt Produto Final

20/junho/22

Projeto/Ação Migração de sistemas de terceiros para nuvemAbre em nova aba

Resultado

Sistemas SIAB e Moodle migrados para rodarem na nuvem, como serviço (Saas).

Benefícios

  • Maior disponibilidade da solução, uma vez que será mantida por empresa especializada ou até mesmo pelo desenvolvedor.
  • Transferir o risco de eventuais vulnerabilidades de segurança para fora da infraestrutura do Tribunal, mitigando o risco que essas vulnerabilidades sirvam como porta de entrada e afetem serviços críticos.
  • Permitir maior foco da equipe de TI do Tribunal para serviços críticos mais fortemente vinculados às atividades fim.

Dt Produto Final

Maio/22

Projeto/Ação Acesso internet para o interior via SD-WANAbre em nova aba

Resultado

Remodelagem da comunicação de dados para os Foros do interior, por meio da contratação de prestação de serviço gerenciado de rede de dados de longa distância definida por software (SD-WAN), incluindo implantação, fornecimento de equipamentos, plataforma de gerência, operação e manutenção dos links. Para cada localidade, foram contratados 2 links IP dedicados (variando a capacidade conforme o tipo da localidade) e um link de banda larga terrestre. Anteriormente, as localidades contavam apenas com dois links dedicados.

Benefícios

  • Permitir que os usuários nas unidades do interior tenham uma experiência de trabalho próxima à experiência dos usuários da capital no que se refere a serviços de TIC.
  • Viabilizar aos usuários das unidades remotas o uso concomitante de videoconferências, manipulação de arquivos de mídias de audiências e o uso do PJe.
  • Modernizar a tecnologia de rede de longa distância.
  • Racionalizar a gestão dos serviços de comunicação e dos equipamentos centralizadores de comunicações do interior, desonerando as equipes de infraestrutura da SETIC.
  • Reduzir o custo da banda de rede (valor por mbps): o custo por Mbps no contrato anterior (MPLS) era de R$72,38. Esse custo cai para R$10,89 se considerados os links de IP dedicado da SD-WAN. E caem para R$6,38 se considerados também os links de banda larga da SD-WAN.
  • Aumentar a capacidade da banda: o aumento das bandas varia de localidade para localidade, mas considerando os dois links de IP dedicado, a largura de banda cresceu em média 13 vezes em relação aos contratos anteriores. E se contabilizarmos o terceiro link (banda larga) a ampliação média sobe para 26 vezes em relação a antes.

Dt Produto Final

Setembro/23

Projeto/Ação Renovação de no-breaks médios 2022Abre em nova aba

Resultado

 Aquisição e troca de 5 nobreaks médios que atendem o backbone de rede no Complexo Praia de Belas, a fim de impedir que a rede caia quando falta luz.

Benefícios

  • Impedir que a rede caia no complexo Praia de Belas no caso de falta de luz.
  • Manutenção dos equipamentos e funcionalidades atuais em relação aos nobreaks médio do complexo Praia de Belas.

Dt Produto Final

19/julho/22

Projeto/Ação Renovação de no-breaks datacenter do interior 2022Abre em nova aba

Resultado

Aquisição e substituição de 20 no-breaks dos datacenters das unidades do interior, que estavam com garantias vencidas.

Benefícios

  • Manter os equipamentos cobertos por um contrato de garantia e manutenção, evitando grandes indisponibilidades.

Dt Produto Final

Julho/23

Projeto/Ação Plano Anual de Capacitação 2020Abre em nova aba

Resultado

Elaborado e realizado Plano Anual de Capacitação da SETIC anos de 2020 e 2021.

Benefícios

  • Atender às necessidades de conhecimento técnico e gerencial das equipes da Setic.
  • Proporcionar ao Tribunal e entrega de serviços dentro de padrões de alta qualidade e eficiência, alinhado às melhores práticas de mercado.
  • Atingir os indicadores estabelecidos no Plano Estratégico de TIC da Justiça do Trabalho (Resolução CSJT 158/2015).

Dt Produto Final

Abril/22

Projeto/Ação Revisão dos processos de Desenvolvimento e de Sustentação de SoftwareAbre em nova aba

Resultado

Revisados os processos de desenvolvimento e sustentação de software com o objetivo de unificá-los em um único processo, orientado ao desenvolvimento e gestão de produtos de software.

Benefícios

  • Simplificação de atividades e maior agilidade nas entregas, por meio da unificação em um único processo os atuais processos de desenvolvimento e de sustentação de software.
  • Adicionada visão de desenvolvimento de software orientado a produtos.
  • Maior envolvimento da área de negócio no processo, por meio da formalização dos gestores de produtos dos sistemas (portaria 2.338 de 2/9/2021).
  • Atendimento a requisitos de segurança, por meio da inclusão da equipe de Segurança da Informação no processo.
  • Destaque de atividades relevantes no processo, como (Verificar Requisitos LGPD, Registrar Ação como Estratégica, Testar Vulnerabilidade e Verificar Requisitos de Acessibilidade).

Dt Produto Final

Abril/22

Projeto/Ação Medidas emergenciais em caso de ataques cibernéticoAbre em nova aba

Resultado

Disponibilizado script para consulta aos documentos de um processo específico, seja de 1o ou 2o Grau. A consulta poderá ser utilizada como medida emergencial, nos casos em que o banco de dados do PJe esteja disponível, independentemente da disponibilidade ou não de demais itens da infraestrutura.

Benefícios

  • Permitir de forma emergencial a consulta a documentos de processos específicos do 1 ou 2 grau, nos casos de indisponibilidade do ambiente, desde que o banco de dados do PJe esteja disponível.

Dt Produto Final

Setembro/23

Projeto/Ação Plano Anual de Capacitação 2022Abre em nova aba

Resultado

Atualizar e aperfeiçoar as competências técnicas e gerenciais dos servidores da SETIC, por meio da execução do Plano Anual de Capacitação do ano de 2022.

Benefícios

  • Atender às necessidades de capacitação técnica e gerencial das equipes da Setic.
  • Proporcionar ao Tribunal e entrega de serviços dentro de padrões de alta qualidade e eficiência, alinhado às melhores práticas de mercado.

Dt Produto Final

Maio/23

Projeto/Ação Elaboração e acompanhamento do PDTIC 2022-2023Abre em nova aba

Resultado

Suporte na elaboração do PDTIC 2022-2023 e acompanhamento das suas ações.

Benefícios

  • Planejamento das ações da SETIC a serem realizadas no ano de 2022-2023, alinhadas às necessidades do TRT4.
  • Informações com orientações sobre as diretrizes, a governança e gestão de TIC.
  • Informações sobre o catálogo de serviços e sistemas.
  • Consolidação do Plano de Contratações da SETIC.
  • Consolidação do Plano de Capacitação da SETIC.
  • Consolidação de Informações sobre o Plano de Transformação Digital.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Elaboração da nova metodologia de gerenciamento de projetos e gestão de portfólioAbre em nova aba

Resultado

Elaborada e publicada a nova metodologia de gerenciamento de projetos e de gestão de portfólio de TIC.

Benefícios

  • Revisar e incorporar melhores práticas de gerenciamento de projetos e gestão de portfólio de TIC na metodologia da SETIC.
  • Atualizar a metodologia documentada atualmente, para refletir a realidade praticada.

Dt Produto Final

Novembro/23

Projeto/Ação GPREC - Migração dos dados do sistema legado (PRECAT)Abre em nova aba

Resultado

Migração dos precatórios dos anos de 1997 a 2020, contidos no sistema legado de precatórios (PRECAT), para o novo sistema GPREC. O sistema GPREC já estava sendo utilizado em produção pelo TRT4 desde o ano de 2020 e agora, com a migração do legado, todos os precatórios estão centralizados apenas nesse sistema.

Benefícios

  • Descontinuidade do sistema PRECAT.
  • Utilização apenas do sistema nacional de gestão de precatórios (GPREC), não necessitando consultar o sistema legado.
  • Centralização de todos os precatórios em um único sistema.
  • Possibilidade de integrações futuras com o PJE e com o PJeCALC.

Dt Produto Final

07/outubro/22

Projeto/Ação Reformulação da página de sistemas no VOX e PORTAL

Resultado

Disponibilizada página interna e externa atualizada contendo os principais sistemas, manuais e informações sobre problemas e respectivas soluções, voltada respectivamente para usuário interno e externo.

Benefícios

  • Auto-atendimento relacionado a utilização de sistemas.
  • Maior agilidade na consulta das informações para solução de dificuldades e dúvidas dos usuários, em relação aos sistemas.
  • Diminuição da necessidade de contato ao suporte de sistemas.
  • Maior organização das informações sobre os sistemas.

Dt Produto Final

Maio/23

Projeto/Ação Gestão de conhecimentos sobre o catálogo de produtos judiciais e administrativosAbre em nova aba

Resultado

Registrados no ORACULUM os diversos conhecimentos técnicos, de sustenção e de negócios relativos aos sistemas judiciais e administrativos existentes no TRT4. Definido fluxo para atualização de informações/inclusão de novos sistemas.

Benefícios

  • Possuir uma base de conhecimentos técnicos sobre os sistemas do TRT4, atualizada e que possa ser utilizada por todos os servidores da SETIC.
  • Aglizar o acesso às informações dos sistemas em uso pelo TRT4.
  • Facilitar e ampliar o acesso, evitando duplicações e facilitando a atualização dessas informações.

Dt Produto Final

Fevereiro/23

Projeto/Ação SIGEO: diárias e viagensAbre em nova aba

Resultado

Implantado o módulo do sistema SIGEO para diárias e viagens.

Benefícios

  • Eliminar essa dependência do sistema antigo de RH, contribuindo para sua desativação.
  • Utilização de sistema nacional.
  • Simplificação do processo (antes necessário utilização de 3 sistemas. Com o SIGEO, utilização de apenas 1).
  • Redução de possibilidade de falhas.
  • Celeridade no processo.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Implementação de soluções de proteção contra ataques cibernéticos (Protocolos de Segurança Cibernética)Abre em nova aba

Resultado

Implementação de soluções de proteção contra ataques cibernéticos, conforme for indicado na avaliação de soluções tecnológicas atuais (de acordo com o cronograma do Protocolo de Segurança Cibernética - PPICiber). 

Benefícios

  • Redução de riscos de ataques cibernéticos ao TRT4, por meio da implementação de soluções de proteção eficazes.
  • Atendimento ao Protocolo de Prevenção a Incidentes Cibernéticos do Poder Judiciário (PPICiber).

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Criação/adequação dos sistemas de monitoramento (Protocolos de Segurança Cibernética)Abre em nova aba

Resultado

Elaborado o "Relatório de riscos cibernéticos - Resultado das Ações de Monitoramento e Proteção", para indicação das ações a serem realizadas referente a esse item. Ações realizadas.

Benefícios

  • Redução de riscos de ataques cibernéticos ao TRT4, por meio de sistemas de monitoramento adequados.
  • Atendimento ao Protocolo de Investigação de Ilícitos Cibernéticos do Poder Judiciário (PIICiber).
  • Aumento de maturidade em relação às atividades de monitoramento do ambiente tecnólogico.

Dt Produto Final

Março/23

Projeto/Ação Ajustes de sincronização de relógio e de registro de logs (Protocolos de Segurança Cibernética)Abre em nova aba

Resultado

Elaborado relatório de análise dos logs/sincronização de hora "PIICiber - Avaliação do nível de registro de informações (logs)".
Relatório concluído e encaminhado para CIT e CDS, que irão gerenciar eventuais necessidades de ajustes, conforme seu backlog.

Benefícios

  • Levantamento de informações sobre a veracidade e coerência no registro de horário nos ativos, serviços e sistemas contidos no ambiente tecnológico, para eventuais tratamento de ilícitos cibernéticos.
  • Atendimento ao Protocolo de Investigação para Ilícitos Cibernéticos do Poder Judiciário (PIIC).

Dt Produto Final

Fevereiro/23

Projeto/Ação Adequação da SETIC/TRT4 à LGPD -CNJ 363/2021Abre em nova aba

Resultado

Análise e implementação das ações prioritárias necessárias de responsabilidade da SETIC, para aderência do TRT em relação à Resolução CNJ nº 363/2021, que estabelece medidas para o processo de adequação à LGPD a serem adotadas pelos Tribunais. 
Elaborado plano com as ações a serem realizadas.
Ações contidas no plano que foram concluídas:
1-Adequações no Portal Internet (página LGPD e mensagem de cookies).
2-Elaborado plano de resposta a incidentes para vazamento de dados pessoais.
4-Avaliados sistemas e bancos de dados que tratassem dados pessoais.
7-Revisados os modelos de minutas de contratos e convênios com terceiros, no que se refere ao tratamento de dados pessoais.
8-Definido fluxo para informar o CGPD sobre os projetos de automação e inteligência artificial.
9-SETIC capacitada no assunto LGPD.

Benefícios

  • Adequação à LGPD dos itens que são de responsabilidade da SETIC.
  • Aumento do nível de proteção das informações de dados pessoais.
  • Maior segurança em relação a contratação de terceiros, por meio da revisão de contratos e inclusão de cláusulas coerentes com a LGPD.

Dt Produto Final

Março/23

Projeto/Ação Implantação de solução em nuvem para proteção e otimização de borda de redeAbre em nova aba

Resultado

Solução AWS contratada. DNS em nuvem implantado. CDN, WAF e AntiDDoS implantados.

Benefícios

  • Aumentar substancialmente o nível de segurança da infraestrutura tecnológica e dos ativos de informação do Tribunal, melhorando a segurança da informação do  processo judicial.

Dt Produto Final

Julho/23

Projeto/Ação SGSI ciclo 22/23Abre em nova aba

Resultado

Realizado o SGSI ciclo 22/23, contendo ações como: revisão da Política de Segurança da Informação do TRT4; revisão dos PCN's; revisão do Escopo do SGSI e Declaração de aplicabilidade; levantamento de riscos; revisão dos processos de SegInf e revisão de indicadores e metas; análise de aderência ao guia de proteção de infraestrutura crítica, do CNJ; elaboração do Plano de Tratamento de riscos e relatório de análise crítica.

Benefícios

  • Manutenção e/ou melhoria de índices aceitáveis de disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações, sistemas e infraestrutura tecnológica do Tribunal.

Dt Produto Final

Dezembro/23

Projeto/Ação Estudo e contratação de solução de firewall corporativoAbre em nova aba

Resultado

Avaliadas soluções de mercado para substituir o firewall de rede checkpoint, cujo contrato de suporte e de atualização se encerra em out/2023.

Benefícios

  • Atualização tecnológica da solução de firewall corporativo.
  • Manutenção do nível de proteção do ambiente tecnológico de forma contínua..

Dt Produto Final

Novembro/23

Projeto/Ação Implantação de solução de gestão de vulnerabilidadeAbre em nova aba

Resultado

Implantada solução de gestão de vulnerabilidades "Tenable", possibilitando descobrir, monitorar e priorizar a correção de fragilidades no ambiente tecnológico do TRT4.

Benefícios

  • Redução de fragilidades no ambiente tecnológico.
  • Contribuição para o aumento da maturidade da segurança cibernética do TRT4.
  • Maior efetividade no controle de riscos cibernéticos.

Dt Produto Final

Dezembro/22

Projeto/Ação Estudos para implantação de processo de testes de segurança de aplicaçõesAbre em nova aba

Resultado

Realizados estudos e testes para elaboração, definição e implantação de um processo de testes de segurança das aplicações desenvolvidas e utilizadas no TRT, contemplando avaliação de soluções/ferramentas open source e pagas.
Além disso, as demais ações foram realizadas:

  • Processo de testes definido (falta apenas formalização).
  • Modelo de relatório de testes definido e já adotado.
  • Utilizado o módulo Scan de vulnerabilidades para análise em aplicações web (contido na solução de gestão de vulnerabilidades).
  • Revisado e atualizado o guia de desenvolvimento seguro.

Benefícios

  • Aumento do nível de segurança do ambiente tecnológico.
  • Aumento do nível de maturidade de segurança da informação.
  • Redução do risco de incidentes cibernéticos.
  • Correção de fragilidades críticas e moderadas de aplicações web.

Dt Produto Final

Fevereiro/23