PDTIC 2020/2021 - Monitoração de Projetos e Ações - Situação Final do PDTIC

Última atualização: 27/05/2022 15:12
Fonte: SETIC

Projetos e Ações concluídos em 2020/2021 e benefícios gerados

Projeto/Ação Agente da SETICAbre em nova aba

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Desenvolvido programa (agente) que será instalado em todos os computadores e notebooks do TRT4, a fim de que eles se comuniquem com um equipamento servidor da SETIC e disparem tarefas como administrador do computador, buscando por instalações e atualizações de programas de forma automática.

Benefícios

Possibilitar a comunicação e execução de scripts em computadores e notebooks  do TRT dentro ou fora da rede do Tribunal para:

  • Instalar, atualizar e desinstalar programas.
  • Capturar informações do computador, de usuário logados e do sistema operacional.
  • Agendar tarefas.
  • Editar a área de trabalho e políticas do Windows.
Projeto/Ação Ampliação da terceirização do atendimento aos usuáriosAbre em nova aba

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Realizado os estudos e a contratação de serviços técnicos especializados na área de TI para a execução continuada de atividades de suporte técnico remoto, aos usuários de todo o Estado, e presencial aos usuários de Porto Alegre. A contratação com escopo bem mais abrangente que o antigo contrato, aumentando o número de serviços que são atendidos pela equipe terceirizada nos níveis 1 e 2. Foram contratados 10 técnicos e 1 coordenador. No contrato anterior era apenas 03 técnicos, portanto, houve acréscimo de 8 profissionais, contando com o Coordenador da nova equipe. 

Benefícios

BENEFÌCIOS ESTIMADOS:

  • Melhorar o percentual dos indicadores de número de chamados com resposta e resolução dentro dos prazos estabelecidos;
  • Destinar a equipe própria da Seção de Atendimento a Usuários para o atendimento às demandas de negócio e para a execução de atividades estratégicas da seção;
  • Assegurar o pronto atendimento às solicitações de serviço abertas pelos usuários de TI;
  • Maior gestão de todo o ciclo de atendimento, possibilitando identificar gargalos e possibilidades de melhoria nos atendimentos.

ESTARÃO EM MEDIÇÃO a partir de 04/dez/21, após adapatação da equipe terceirizada.

Projeto/Ação Disponibilizar aos usuários o Portal de Acessos da SM                                                                                                                                                                  
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Disponibilizada ferramenta "Portal de Acessos" aos gestores dos Gabinetes do TRT4, para que eles próprios gerenciem os acessos de suas equipes ao sistema NovaJus4 (NJ4), sem necessitar o registro de chamados para a SETIC.

Benefícios

  • Maior rapidez no fornecimento e retirada de acessos ao sistema NJ4 para as equipes de trabalho vinculadas aos gestores dos Gabinetes, visto que os gestores podem agora realizar de forma independente e a qualquer tempo essas manutenções.
  • Diminuição dos chamados para a SETIC, do tipo fornecimento e retirada de acesso ao sistema NJ4.
Projeto/Ação Implantação do ZOOM
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Implantação da ferramenta ZOOM (totalizando 286 vinculadas a essa ação) para VTs e Turmas do TRT4, a fim de realizarem audiências e sessões, com usuários licenciados para a realização de gravação. Além das VTs e Turmas e dentro desse número total de licenças, as seguintes áreas receberam a ferramenta: Escola Judicial (para a realização de treinamentos via Moodle/Zoom), Sessões especializadas, Tribunal Pleno, CEJUSCs do 1º e 2º Graus, Presidência, Vice-presidência, DG e Corregedoria.

Benefícios

  • Possibilidade de se criar uma sala de espera para as reuniões, aumentando a segurança das mesmas.
  • Melhor qualidade de transmissão, mesmo em conexões lentas, do que o Google Meet.
  • Gravação das reuniões em formatos diferentes (galeria, destaque para quem está falando, apenas áudio).
Projeto/Ação Balcão Virtual
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Implantação do Balcão Virtual no TRT4, a fim de permitir que o representante da unidade judiciária atenda remotamente o público, por meio da ferramenta Zoom de videoconferência, dentro do horário previamente estabelecido, assegurando o atendimento em relação aos processos judiciais. Foram disponibilizados 180 acessos, sendo: 142 em Varas de Trabalho e Postos; 14 em Secretarias de Turma; 23 em CCDFs e 1 na CAP.

Benefícios

  • Atendimento da resolução CNJ nº 372/2021.
  • Manutenção de um canal permanente de comunicação entre os jurisdicionados (e seus advogados) e as secretarias das unidades judiciárias.
Projeto/Ação Substituição das baterias dos nobreaks pequenos
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Substituídas baterias de 954 nobreaks da marca SMS, usados para manter os computadores das salas de audiências das Varas do Trabalho e de outros computadores estratégicos funcionando durante curtas faltas de energia elétrica.

Benefícios

  • Restabelecer a autonomia original dos nobreaks SMS de pequeno porte, que alimentam os computadores das salas de audiências das Varas do Trabalho e de outros computadores estratégicos.
Projeto/Ação Equipar os balcões virtuais com câmeras para atendimento
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Adquiridas e fornecidas 2 webcams para cada Vara do Trabalho para a atividade de atendimento do balcão virtual (284 Webcams no total específicas dessa ação).

Benefícios

  • Propiciar as condições técnicas necessárias para o atendimento do balcão virtual no TRT.
Projeto/Ação Portal de Internet                                                                                                                                                                                 (Abre em nova abaMapa de Benefícios)Abre em nova abaAbre em nova aba

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Desenvolvido novo Portal de Internet, com o uso de tecnologia mais atual.

Benefícios

  • Agilidade no desenvolvimento.
  • Reformulação e atualização tecnológica.
  • Maior autonomia para usuários.
  • Acessibilidade.
  • Responsividade.
  • Substituição do atual portal mobile.
Projeto/Ação Novo Aud                                                                                                                                                                                           (Mapa de Benefícios)  
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Desenvolvido novo Sistema de Audiências da Justiça do Trabalho, o AUD4, com as seguintes características: compatível com a nova arquitetura tecnológica definida pelo CSJT, visual leve e moderno e usabilidade, com recursos que proporcionem facilidade na confecção das atas, mantendo-se a possibilidade de execução offline e a integração ao sistema PJe. Após esse projeto definido junto ao CSJT, o sistema continua em constante evolução.

Benefícios

  • Aderência à nova arquitetura de software do PJe 2.0.
  • Melhoria da manutenibilidade do sistema.
  • Maior facilidade para confecção da ata de audiência.
  • Otimização das atividades da secretaria.
Projeto/Ação PJe2.0 - Emissão de Certidão de Ditribuição de Ações Trabalhistas                                      
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Módulo de certidões do Pje reescrito na tecnologia Pje 2.x, com a certidão de ações trabalhistas integrada ao BNDT e a certidão de Advogado, disponível para ser emitida no perfil do Advogado.

Benefícios

  • Redução de custo: As certidões passaram a ser emitidas pelos usuários externos do sistema e não há mais gastos com papel para este fim;
  • 42.784 mil certidões de ações trabalhistas emitidas diretamente pelos usuários em março/2021;
  • 135 certidões de advogados emitidas diretamente pelos usuários desde que o módulo entrou em produção (09/03/2021);
  • Redução do uso de recursos: Servidores que emitiam as certidões nas unidades ficaram liberados para outras atividades;
  • Facilidade para que o cidadão emita as certidão diretamente no site dos TRTs, sem necessidade de login no PJe;
  • Facilidade para o próprio advogado emitir a sua certidão de atuação em processos;
  • Atualização tecnológica (Pje 2.x).
Projeto/Ação PJe 2.0 - Minutar e Anexar documentos em lote, em arquitetura orientada a serviços                                     
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Implementações realizados pelo TRT4, dentro do projeto nacional do PJe, de funcionalidades necessárias para lançamento em lotes de minutas. Desenvolvimentos uttilizando tecnologia do PJe 2.0.  Entregas realizadas: Entrega 1 (Anexar documentos em lote) e Entrega 2 (Minutar despacho em lote).

Benefícios

  • Agilizar decisões em grupos de processos. 
  • Reduzir trabalho de unidades de apoio, como Secretarias de Turmas que anexam certidões aos processos.
Projeto/Ação

Refatoração da Ferramenta de Apoio à Execução                                                                                                                                        

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Desenvolvida nova interface da Ferramenta de apoio à decisão (front end), com o uso de tecnologias mais atualizadas. Nova interface com melhor usabilidade, mais simples e intuitiva, visando a utilização pelos usuários das unidades judiciárias.

Benefícios

  • Sistema estável e apto para receber novas funcionalidades.
  • Maior estabilidade do sistema. 
  • E quando novas funcionalidades forem liberadas, possível aumento do uso do sistema e, por consequência, aumento da agilidade na fase de execução.
Projeto/Ação Solução para Promoção de JuízesAbre em nova aba

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Desenvolvida solução para registro, pelos Desembargadores, das notas e suas fundamentações para os magistrados candidatos à promoção, com cálculo do ranking e publicação final. 

Benefícios

  • Registro detalhado da nota de todos magistrados candidatos, realizado por cada Desembargador, com cálculo e publicação automatizados.
  • Atendimento às definições do CNJ quanto à promoção de juízes.
Projeto/Ação Substituição completa da solução SAP pela solução QlikAbre em nova aba

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Substituição da solução SAP BO e Data Services, por novos painés desenvolvIdos na solução Qlik. Além disto, migrado o Datawarehouse em SybaseIQ para o banco de dados Oracle 19c, substituindo completamente a solução SAP.

Benefícios

  • Maior desempenho e confiabilidade nos processos de ETL.
  • Mais facilidade de administração da solução de análise de dados.
  • Desativação da solução SAP.
Projeto/Ação

Clustering para gabinetes de 2º grauAbre em nova aba

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Solução "Clustering para gabinetes de 2o Grau" reescrita em arquitetura semelhante ao painel desenvolvido para a Assessoria de Recursos de Revista, que utiliza mecanismo de IA integrado a painel Qlik, permitindo inclusive seleções (filtros) para análise de dados. A solução foi entregue aos Gabinetes dentro da própria NovaJus4 para facilitar o acesso.

Benefícios

  • Melhoria na identificação de similaridade entre processos e consequente melhoria na otimização da distribuição de processos entre os assistentes dos gabinetes.
  • Ampliação de utilização da solução no TRT4.
Projeto/Ação Clusterização de processos em recurso de revistaAbre em nova aba

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Desenvolvida solução para otimização da análise dos processos da Assessoria de Recurso de Revista, que agrupe processos pendentes de análise por semelhança.

Benefícios

  • Maior celeridade na análise de processos em recurso de revista.
  • Redução do volume de processos pendentes de análise de recurso de revista.
  • Facilidade para manutenção da uniformidade das decisões.
Projeto/Ação Pesquisa textual em despachos PJe para identificar decisões relacionadas a Covid-19

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Desenvolvida solução para indexar despachos do PJe 1º e 2º graus, viabilizando aos magistrados realizar pesquisa textual em despachos do Pje a partir de 16 de março de 2020.

Benefícios

  • Agilidade para buscar decisões relacionadas ao Covid-19.
  • Possibilidade de pesquisa da integralidade dos despachos e decisões de 1º e 2º Graus, publicados a partir de 16/03/2020.
Projeto/Ação Decisômetro

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Desenvolvido painel que disponibilize no site do TRT4 as informações sobre a produtividade de magistrados e servidores, compreendendo os itens definidos pelo CNJ para o regime de teletrabalho em razão do COVID-19 - Qlik Analytics Platform (QAP).

Benefícios

  • Transparência da produtividade do TRT4.
Projeto/Ação CNJ - Envio de dados - Selo Justiça em Números

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Desenvolvido novo formato e envio de dados do Selo Justiça em números ao CNJ, em substituição ao formato de envio atual.

Benefícios

  • Aprimorar modo de envio de dados ao CNJ.
  • Maior pontuação para Selo de Qualidade ao TRT4 (O CNJ receberá os arquivos no modelo antigo e no novo; entretanto quem enviar no novo formato poderá ganhar mais pontos no Prêmio CNJ de Qualidade 2020).
Projeto/Ação Lista inteligente de impedimentos em processos com recurso de revista

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Desenvolvida solução para identificação automatizada de impedimentos do Vice-Presidente em processos pendentes de análise de recurso de revista. O programa calcula os impedimentos tanto dos Recursos de Revista (RR) pendentes como também dos Agravos de Instrumento em Recursos de Revista (AIRR). Possui campo para informação do nome do Desembargador que vai assinar os despachos para permitir o cálculo do impedimento para o Vice-presidente ou outro membro da Administração.

Benefícios

  • Agilidade na identificação de impedimentos do vice-presidente em processos do recurso de revista.
  • Maior segurança, visto que a automatização impede que processos passem despercebidos na triagem manual.
Projeto/Ação Relatórios para o Sistema de Apoio Operacional - SAO PJe

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Desenvolvido no SAO, relatórios com informações combinadas em um Painel para gestão de produtividade dos magistrados:

  • Sentenças de Conhecimento Pendentes.
  • Sentenças de Conhecimento Proferidas.
  • Embargos Declaratórios Pendentes.
  • Embargos Declaratórios Juldados.
  • Incidentes de Execução Pendentes.
  • Incidentes de Execução Julgados.

Benefícios

  • Possibilita a cada Magistrado consultar a sua produtividade em um determinado período;
  • Possibilita ao Corregedor verificar um panorama geral da produtividade no Tribunal de maneira integrada;
  • Acompanhamento rápido e seguro das informações em tempo real, com possibilidades de visualização de detalhes para cada item de um Magistrado.
Projeto/Ação ETP SILC

Resultado

Definição do sistema SILC do TRT4 como solução nacional de licitações e contratos, a ser implantada por toda a Justiça do Trabalho.

Benefícios

  • Solução única para toda Justiça do Trabalho que atende as necesssidades principais identificadas pelas áreas de negócio envolvidas.
Projeto/Ação RH - Criar sistema de numeração de portarias

Resultado

Sistema Web desenvolvido para gerar a numeração de portarias, usada no sistema de RH por diversas áreas do Tribunal.

Benefícios

  • Antes do sistema, as áreas que emitem Portarias ligavam para a SEGESP para reservar numerações de portarias. O controle era feito por planilhas e gerava um fluxo de ligações e e-mails, além do desperdício de numerações. Com o sistema, o processo ficou simples e cada área pode reservar suas numerações de forma simples e rápida.
Projeto/Ação CIUJ - Criar cadastro de videoaudiências

Resultado

Criada um funcionalidade no sistema CIUJ para permitir as unidades judiciárias cadastrarem links para salas de videoaudiências.

Benefícios

  • Possibilidade das Unidades Judiciárias terem links fixos para salas de espera de videoaudiência, que podem assim serem divulgadas através de integração feita com o sistema Pauta Online.
Projeto/Ação

AUD4 - Registro de estimativa de IR e INSS                                                                                                                                             Abre em nova abaAbre em nova aba

Resultado

Implementado no AUD4 cálculo estimado de IR e INSS, além do registro de número de participantes da audiência.

Benefícios

  • Disponibilidade de informações sobre os descontos de INSS e IR apresentadas de forma online nas audiências.
  • Atendimento à demanda da Vice-Presidência do TST, que solicitou essas informações para serem utilizadas na semana nacional de conciliação, as quais com esse desenvolvimento, poderão ser utilizadas em qualquer audiência.
Projeto/Ação

AUD4 - Marcação de Temas                                                                                                                                             

Resultado

Marcação de temas na gravação de audiências gravadas pela ferramenta ZOOM.

Benefícios

  • Facilitar a marcação de temas (participante/assunto) nas atas de audiência, nos tempos específicos.
  • Facilitar futura busca ao pedaço das gravações relativos.
Projeto/Ação

FAE 2.0 - aprimoramento da FAE                                                                                                                                             Abre em nova abaAbre em nova aba

Resultado

Aprimoramento da FAE, alterando a forma como as informações atuais são apresentadas e incluindo novas informações, a fim de apresentar de forma mais adequada os dados sobre as execuções das reclamadas, englobando: Consulta por Unidades; Agrupamento de Mandados; Totais de Ocorrências; Integração com Pesquisa Textual; Listagem de Outras Reclamadas; e Agrupamento de Links para Outros Sistemas.

Benefícios

  • Aumento do uso do sistema e, por consequência, aumento da agilidade na fase de execução, devido a apresentação de forma mais adequada das informações.
Projeto/Ação Identificação de outros formatos de número de processo (além do CNJ) no sistema Garimpo

Resultado

Definidos e implementados novos critérios de associação de processos e, após vários testes, feita nova remessa dos arquivos dos bancos BB e CEF ao ambiente de produção do Garimpo, aplicando todos os critérios validados.

Benefícios

  • O total de processos associados passou de 52,14% (antes da nova remessa) para 64,85% (após).
Projeto/Ação BI - Painel de BI Integrado de Metas

Resultado

Painel de BI contendo os cálculos das metas e processos envolvidos, reunindo estatísticas de 1º e 2º graus oriundas do e-gestão, com especificações centralizadas na AGE.

Benefícios

  • Integração de todas as metas em um único painel.
  • Unificação das regras de cálculo com revisão da AGE.
  • Possibilidade de ver as metas de meses do passado.
  • Possibilidade de ver as metas com resultado parcial do mês corrente.
Projeto/Ação CIUJ - Possibilitar videoaudiências de CEJUSCs

Resultado

Estendida a funcionalidade de cadastro de videoaudiências para ser possível cadastrar salas virtuais para os CEJUSCs, que não possuiam acesso ao sistema CIUJ.

Benefícios

  • Possibilidade estendida aos CEJUSCs terem links fixos para salas de espera de videoaudiência, que podem assim serem divulgadas através de integração feita com o sistema Pauta Online.
Projeto/Ação IA - Construção do Modelo ICIA

Resultado

Disponibilizado no Painel i-Con (Investigação de Conciliabilidade, o Índice de Conciliabilidade por Inteligência Artificial (ICia), para cada um dos processos pendentes da Justiça do Trabalho da 4a. Região. O ICia é baseado em aprendizado de máquina e servirá como referência para a seleção de processos nos quais a conciliação será proposta, no primeiro e no segundo grau. Seu valor varia de 0 a 1. Quanto maior, indica maior chance de o processo ser conciliado.

Benefícios

  • Em medição.
Projeto/Ação Uso de Inteligência artificial para clusterização de processos

Resultado

Entregues paineis de BI na tecnologia QLIK/QAP que permitem aos usuários identificar grupos ou cluster de processos semelhantes entre todos os processos que estão pendentes.

Benefícios

  • Despachos e propostas de votos podem ser elaborados mais rapidamente e de forma mais uniforme, por meio da distribuição para o mesmo assistente de processos semelhantes, para serem feitos em conjunto.
  • Acelera a prestação do serviço jurisdicional.
Projeto/Ação Remoção de Juiz

Resultado

Entregue um programa na NovaJus4 a ser operado pela SEAMA e por Juíz Titular que deseja participar de um processoo de Remoção. O Magistrado pode registrar as Varas para onde deseja ser removido, em ordem de preferência, e verificar, conforme sua ordem de antiguidade, qual vaga lhe será destinada.

Benefícios

  • Possibilita descentralização dos registros: cada Magistrado opera a sua lista; 
  • Possibilita maior transparência: todos podem ver os pedidos de todos em tempo real; 
  • Automatiza o cálculo do processo de Remoção apresentando o resultado também em tempo real.
Projeto/Ação Criação do sistema de "Agendamento de Atendimento Presencial"                                                                                                                             

Resultado

Desenvolvido e disponibilizada solução para Agendamento de Atendimento Presencial, com intuito de facilitar a marcação de atendimentos aos jurisdicionados nas unidades judiciárias (Varas, Postos, CCDFs e CAP). E melhoria no sistema de Cadastro de Informações de Unidades Judiciárias (CIUJ) para parametrização e controle da agenda de atendimento das unidades judiciárias.

Benefícios

  • Simplificação no processo de agendamento para o jurisdicionado, que pode fazê-lo 24h por dia e escolher o melhor horário disponível de forma instantânea;
  • Fácil visualização por parte do jurisdicionado se a unidade está fazendo atendimento ou fechada, por exemplo, por conta de risco relacionado ao COVID-19;  
  • Redução do número de ligações e e-mails para as unidades judiciárias na tentativa de obter agendamentos;
  • Controle informatizado da agenda de atendimento das unidades;
  • Unidades judiciárias possuem maiores informações sobre os agendamentos: motivo, número do processo, dados completos do jurisdicionado, entre outros;
  • Desmarcação de agendamentos feita de forma automática para os jurisdicionados que indicaram seu e-mail na marcação.
Projeto/Ação PJe 2.0 - Estruturação do editor, em arquitetura orientada a serviços                                                                                                                             

Resultado

Implementação realizada pelo TRT4, dentro do projeto nacional do PJe, migrando a arquitetura legada do PJe para a arquitetura 2.0. Além disto, a estruturação dos documentos do tipo sentença e acórdão ficaram parametrizável pelos Regionais. Entrega: desenvolvida tela para permitir que o administrador do sistema configure tópicos de modelos de estrutura de documentos.

Benefícios

  • Atualização tecnológica.
  • Redução de vulnerabilidades.
  • Maior facilidade nas manutenções e atualizações
Projeto/Ação MOODLE - Atualização de versão da plataforma                                                                                                                             

Resultado

Atualizada a versão da plataforma de EAD Moodle para a versão mais recente do produto, contendo todos os plugins utilizados, resolvendo vulnerabilidades de segurança da versão anterior.

Benefícios

  • Disponibilização de versão mais atualizada do produto.
  • Disponibilização de ambiente mais seguro.
Projeto/Ação Peticionamento Eletrônico para Garimpo

Resultado

Desenvolvido novo serviço de peticionamento eletrônico para processos físicos arquivados, que eventualmente tenham valores a serem liberados, vinculados ao projeto Garimpo. As petições direcionadas ao projeto Garimpo devem ser recebidas diretamente pelo JAE.

Benefícios

  • Agilizar a análise e atendimento de petições que envolvem valores a serem liberados em processos físicos arquivados.
Projeto/Ação Novos Robôs para PJe

Resultado

Desenvolvidos novos robôs para o PJe para operações em lote necessárias:

1) e-Movi: Robô para executar movimentações processuais de forma automatizada, movendo todos processos da tarefa "Movimentar para prazo ou PAC" para "Aguardando prazo - recursal", no fluxo da análise de recursos.

2) Precedentes: Robô para analisar e cadastrar, no Sistema de Gestão de Precedentes (NUGEP), os processos sobrestados em decorrência da repercussão geral, dos casos repetitivos e do incidente de assunção de competência, conforme as Resoluções nºs 235/2016 e 286/2019 do CNJ.

Benefícios

Robô eMovi:

  • Ao todo, será automatizada a movimentação de 13.705 processos, com economia de 10 dias úteis de trabalho.

Robô Precedentes:

  • Desde o início da utilização até o final de dez/21 o robô já analisou 38.190 processos, tendo cadastrado 4.067 e excluído 8.340 no NUGEP. O trabalho demandaria 188 dias úteis para ser executado por um servidor.
Projeto/Ação PJE-MÍDIAS Desktop

Resultado

Disponilibizado sistema PJE-MÍDIAS Desktop do CNJ, a fim de permitir a submissão de provas e perícias por advogados e peritos. Com interface simples e direta, permite em poucos cliques cadastrar mídias, fazer marcações e submetê-las ao Portal do PJe Mídias, gerando um endereço único para cada processo que pode ser posteriormente juntado aos processos judiciais.

Benefícios

  • Agilizar o envio de provas e perícias por advogados e peritos.
  • Aumento na celeridade processual.
Projeto/Ação Liberação Automática de Dispositivos Antes da Sessão de Julgamento

Resultado

Desenvolvida ferramenta para disponibilizar no site do TRT, com 1 hora de antecedência da sessão de julgamento, a proposta de voto do Relator para os advogados das partes, para que os Advogados possam optar pela desistência da sustentação oral se for o caso.

Benefícios

  • Agilidade na disponibilização dos votos por parte dos secretários de audiência para os advogados (antes, a sala de sessão era aberta com antecedência e na medida em que os advogados entravam, os votos eram exibidos um a um com compartilhamento de tela do google meet).
  • Agilidade na administração das sessões de julgamento eliminando a necessidade de ter alguém à disposição com antecedência para compartilhar a tela dos votos.
  • Para os advogados: possibilidade de visualizar o voto do relator com maior antecedência e na forma de texto, permitindo maior conforto para tomar a decisão de manter ou não a sustentação oral (antes era por tela do google meet compartilhada).
Projeto/Ação Aprimoramento do sistema Garimpo                                                                                                                                            

Resultado

Aprimorado o programa que realiza a carga de dados e configuração do sistema nacional Garimpo para disponibilizá-lo a todos usuários e para adequar os dados às particularidades do TRT4, como: situações de arquivamento e adequação de suas datas, tratamento de apensamento, cartas precatórias.

Benefícios

  • Permitir que todos usuários a serem autorizados possam utilizar o sistema Garimpo, atualmente restrito à Corregedoria.
  • Aumentar o percentual de processos identificados de forma automatizada.
  • Melhorar a qualidade das informações sobre os processos identificados, otimizando o trabalho do JAE.
Projeto/Ação Adequação e implantação do sistema eCarta                                                                                                                                            

Resultado

Adequação do sistema eCarta para as necessidades do TRT4 no envio de notificações aos Correios.

Benefícios

  • Acompanhamento e controle digital sobre os documentos (intimações, ofícios) enviados pelos Correios;
  • Enviadas 214.754 correspondências até outubro/2021
  • Eliminação da etapa de impressão e postagem dos documentos, passando para os Correios a responsabilidade pela impressão e envio;
  • Possibilidade de trabalho remoto advindo da eliminação da necessidade de presença física na unidade a fim de conferir os documentos retornados pelos Correios;
  • Centralização do controle de custos (ateste) para todo o Tribunal;
  • Automação da verificação financeira entre as cartas efetivamente enviadas pelo TRT4 e cobradas pelos Correios na fatura.
Projeto/Ação Automatização de procedimentos repetitivos não realizados em lote                                                                                                                                        

Resultado

Realizado o desenvolvimento dos Robôs priorizados no período.

Benefícios

ROBÔS Vinculados ao PJe:

  • Robô GAEL (Gerenciador de Alvarás Eletrônicos). Desde o início da utilização até o final de dez/21, o robô já certificou 101.820 alvarás, intimou 57.969 partes e registrou 64.522 pagamentos, economizando o equivalente a 1.085 dias úteis de trabalho de um servidor.
  • Robô Paco (Publicador de Acórdãos). Desde o início da utilização até o final de dez/21, o robô já publicou 36.577 acórdãos, economizando o equivalente a 183 dias úteis de trabalho de um servidor.
  • Robô Faro (Ferramenta de Automações em Análise de Recurso). Desde o início da utilização até o final de dez/21, o robô já remeteu 16.213 processos ao 1º grau e classificou 36.636 AIRRs, o que corresponde a 159 dias úteis de trabalho de um servidor.
  • Robô Pipa (Procuradorias: intimação para pauta). Desde o início da utilização até o final de dez/21, intimou 4.051 procuradorias, economizando 20 dias úteis de trabalho, o que deve aumentar significativamente com a ampliação de seu uso.
  • Robô Frade (Fracionador e Anexador de Digitalizações). Desde o início da utilização até o final de dez/21, anexou 376 processos, economizando 22 dias úteis de trabalho.
  • Robô Jota (Pagamentos do PJe no AJ-JT e vice-versa). Liberado em: 16/08/21, em testes.
  • Robô eCarteiro (Controle de notificações por eCarta). Desde o início da sua utilização até o final de dez/21, certificou 31.850 objetos, anexou 6.355 ARs e gerou 198 planilhas, economizando 226 dias úteis de trabalho.
  • Robô Embaixador. De uso interno, a fim de baixar na íntegra todos os PDFs de todos os processos ativos do TRT4 (a ser usado como contingência). Finalizado em 11/10/21, aguardando definições para ser utilizado.
  • Robô CCLEtário (Completa cadastro no AutoCCLE). Finalizado em 17/11/21. Aguardando ASSTECO iniciar o uso.
  • Robô Presto (Agilidade em pressupostos recursais). Finalizado em 22/11/21 para utilização de grupo restrito. Até final de dez/21 foram pesquisados 86 processos, equivalente a 4 dias úteis de trabalho. Aguardando resultado para liberação do uso para os demais usuários.
  • Robô Conde (Conclusões para novo desembargador). Finalizado em 30/11/21. Foi utilizado para refazer as conclusões de 8.241 processos do antigo para o novo Vice-Presidente (troca de gestão), economizando 8 dias úteis de trabalho. Será executado sempre que um novo desembargador tomar posse. 

ROBÔS Vinculados a demais sistemas:

  • Robô i-Memoriam: demandado pela Segesp, para checar eventuais óbitos de inativos e pensionistas (no CRC-JUD), em virtude da suspensão da prova de vida durante a pandemia de Covid-19. Iniciada com execução trimestral e passou para mensal, enquanto não for possível a prova de vida, ou até definirem pelo término. No ano de 2021, foi executado 4 vezes, realizando a consulta cartorial de mais de 2.200 aposentados/pensionistas do TRT4 por vez.
  • EnviarAudio: ferramenta para o secretário de Turma enviar o áudio relativo à sessão de julgamento para publicação no site do TRT. 
  • Sisdov: robô para cadastro de usuários no sistema SISDOV (diretores, assistentes de diretores e secretários de audiência). Execução única, em 23/11/21, economizando 1 dia de trabalho.
  • Robô Repp (Relatório de Pagamentos Periciais). Demandado pela SEFIN. Desde o início da sua utilização até o final de dez/21, criou 5 relatórios mensais, economizando 10 dias úteis de trabalho (necessário 2 dias por relatório mensal).
Projeto/Ação Implementação de sistema Extrator Datajud                                                                                                                                        

Resultado

Implementação de sistema Extrator Datajud, a fim de atender a determinação do CNJ para envio de dados processuais desde 2015 conforme definições da plataforma Datajud, em colaboração com outros Tribunais.

Benefícios

  • Padronização dos dados estatísticos do TRT4 segundo critérios estabelecidos pelo CNJ.
  • Entrega dos dados estatísticos padronizados do TRT4 ao CNJ.
Projeto/Ação Registro de Comprovação Vacinal                                                                                                                                        

Resultado

Disponibilização de novo sistema para que os gestores possa realizar o registro de comprovação vacinal de magistrados, servidores e estagiários.

Benefícios

  • Permitir ao gestor o registro de comprovação vacinal.
  • Módulo de Administração com: cadastro de supervisores, cadastro de administradores, listagem de comprovantes encaminhados, estatísticas de acompanhamento por data, por cargo e por área.
Projeto/Ação Aprimoramento do sistema PDep                                                                                                                                        

Resultado

Alteração no PDEP para o controle do fluxo de digitalização de processos arquivados em pedidos de desarquivamentos solicitados pelas Varas.

Benefícios

  • Eliminar o trânsito de processos físicos desarquivados, mantendo o controle de que foram digitalizados.
  • Redução de custo de envio dos processos.
  • Controle da localização dos processos desarquivados e digitalizados.
Projeto/Ação Substituição da WAN Ávato                                                                                                                                                            (Mapa de Benefícios)

Resultado

Realizado novo contrato com a Ávato, com ampliação da capacidade de rede de 236 Mbps (Megabits/segundo) para 508 Mbps (acréscimo aproximado de 115% em comparação com o contrato anterior). E aditivado contrato atual com a Claro, para ampliação dos links mais defasados (somatório da capacidade passou de 348 Mbps para 362 Mbps). Obs.: Ampliação da Claro não era escopo do projeto, mas entendeu-se necessário essa ação.

Benefícios

  • Manutenção dos níveis de disponibilidade (ampliação da capacidade total de 584Mps para 870Mbps).
Projeto/Ação Ampliação do sistema de climatização do datacenter secundário (CPD2)                                                                                             (Mapa de Benefícios)

Resultado

Adquirido novo equipamento de ar condicionado e instalado no CPD2, para que, em conjunto com os dois já existentes, trabalhem de forma alternada e contingente (2 por vez), garantindo a refrigeração adequada.

Benefícios

  • Manutenção dos níveis de disponibilidade de refrigeração do CPD2.
Projeto/Ação Renovação de servidores para o interior 2021                                                                                                                                     (Mapa de Benefícios)

Resultado

Aquisição e instalação de 25 servidores de rede com 7 anos de garantia, em foros do interior do Estado, em substituição aos equipamentos que estão saindo de garantia em abril/2021.

Benefícios

  • Manutenção dos níveis de disponibilidade do interior;
  • Armazenamento das imagens de câmeras de segurança;
  • Manutenção da cobertura de garantias dos equipamentos substituídos.
Projeto/Ação Backup: expansão VTL 2021                                                                                                                                                             (Mapa de Benefícios)

Resultado

Aquisição de componentes para ampliação da capacidade de armazenamento da VTL (Virtual Tape Library), com garantia e suporte técnico até 2025 e extensão de garantia e suporte técnico dos equipamentos atuais, também até 2025. 

Antes do upgrade tínhamos Capacidade Total de armazenamento de 170.9 TB e após o upgrade, ficamos com Capacidade Total de armazenamento de 581.07 TB.

Benefícios

  • Aumento da capacidade de armazenamento dos backup;
  • Expansão da garantia dos equipamentos atuais.
Projeto/Ação Atualização DataCenter de Porto Alegre                                                                                                                                  (Mapa de Benefícios)Abre em nova aba

Resultado

Atualização e expanção dos ativos dos dois datacenters centrais do TRT4,os quais contemplam servidores de rede; ativos de armazenamento (switches SAN e ampliação do storage); licenças de software para Servidores Windows (licenças datacenter) e para acesso remoto (RDS); licenças VMware; e solução de backup, o que inclui as fitas LTO. Projeto realizado ao longo de 3 anos e para 2021 restavam as instalações de servidores que estavam dependendo da atualização da climatização da sala.

Benefícios

  • Redução do risco de indisponibilidade dos ativos dos datacenters.
  • Alinhamento da atualização da infraestrutura da SETIC com a previsão orçamentária do TRT4.
  • Aumento da capacidade e manutenção da performance dos serviços suportados pela solução de armazenamento.
  • Melhoria da performance na execução dos sistemas disponibilizados pela SETIC e possibilidade de criação de novos serviços.
  • Manutenção da capacidade de realização de serviço de backup.
Projeto/Ação Conexão à internet por Pontos de Troca de Tráfego (PTT)

Resultado

Implantada conexão à internet por Pontos de Troca de Tráfego de São Paulo e Porto Alegre. Anteriormente nossa conexão à internet era formada por dois links: Lumen (300Mbps) e Oi (300 Mbps). Foram adicionados PTT RS (1Gbps) e PTT SP (300Mbps). 

Benefícios

A conexão com o PTTRS encurtou a distância lógica (internet) entre a rede do TRT4 e o público regional (partes, advogados, escritórios e servidores do TRT4), diminuindo o número de saltos e, consequentemente, trazendo um melhor desempenho nos serviços do TRT4 disponibilizados pela Internet, como o portal (www), PJe, ETR e Gabinete Virtual, entre outros. Isso acontece porque muitos provedores de internet também estão presentes no PTTRS. Ressaltamos que, segundo relatório do Acompanhamento do Setor de Telecomunicações da Anatel, os prestadores de pequeno porte tiveram crescimento expressivo nos últimos anos, atingindo 39,42% dos usuários em dezembro/2020.  A conexão com o PTTSP encurtou a distância lógica (internet) entre a rede do TRT4 e os principais provedores de nuvem, como Google, Microsoft, Amazon. Novamente, melhorando o desempenho das ferramentas baseadas em nuvem (ex.; G-Suite).

Com isso temos:

  • Maior rapidez no acesso e uso dos serviços do TRT4 disponibilizados na Internet.
  • Maior rapidez na utilização dos serviços em nuvem, utilizados pelos servidores (colaboradores) do TRT4.
  • Redução dos potenciais pontos de falha na conexão, devido à diminuição da distância lógica percorrida.
  • Aumento em 3 vezes da largura de banda disponível (antes tínhamos 2 links que somados ofereciam 600Mbps e agora, temos 4 links que somados oferecem 1,9Gbps).
  • Redundância de internet (2 links novos, os quais além de aumentar a banda, serverm como redundância).
Projeto/Ação Nova plataforma para acesso remoto

Resultado

Disponibilizada solução para aumento do número de acessos remotos ao ambiente tecnológico do TRT4, de 360 para até 1500 usuários simultâneos, representando 1/3 do total do parque. O ambiente que tínhamos para acesso remoto era o Gabinete Virtual (GV), uma solução da SETIC baseada em Citrix+RDS. Esse ambiente disponibiliza 360 usuários simultâneos. Para cada acesso é necessária 1 licença Citrix + 1 licença Microsoft RDS.  Criado adicionalmente o ambiente ETR (Espaço de Trabalho Remoto), solução da SETIC baseada apenas em RDS. Para cada acesso por esse ambiente é necessária apenas 1 licença Microsoft RDS. Já tínhamos licenças RDS e nesta ação foram adquiridas mais 890 licenças Microsoft RDS. Com isso, a ação disponibiliza o acesso remoto de até 1500 usuários no total, podendo todos acessarem pelo ETR e limitando-se a 360 pelo GV. Em resumo, o que foi feito: 1) Atualização do ambiente GV (estamos na versão GV4). 2) Criação do ambiente ETR, onde não precisamos pagar licenças Citrix adicionais. 3) Aumento do número de licenças RDS até 1500, de forma a aumentar o número de acessos simultâneos máximo de 360 para 1500, o que foi vital durante a pandemia. Em alguns momentos os sistemas podem funcionar melhor por meio da solução GV4 e por isso a Seção de Microinformática, conforme orientações da Diretora da SETIC, gerencia os grupos do AD liberados para esse acesso.

Benefícios

  • Menor custo por usuário para infraestrutura de tele-trabalho.
  • Prover infraestrutura adequada para situação covid-19.
Projeto/Ação Reparo do anel de fibras ópticas

Resultado

Realizado por empresa terceirizada, o reparo do anel de Fibra Óptica que fica sob a calçada da Av. Praia de Belas, incluindo limpeza de conectores e DIOS. Essas fibras interligam o prédio do Foro de POA ao prédio Sede e atuam em paralelo às fibras que chegam pela Rua Baronesa do Gravataí, garantindo redundância de acesso, a qual estava parcialmente comprometida. 

Benefícios

  • Manutenção da redundância entre os caminhos de fibra.
Projeto/Ação Nobreaks de médio porte para salas de sessão e plenário

Resultado

Foram renovados os no-breaks de médio porte de 05 salas de sessões e equipado o Plenário do TRT com nobreaks capazes de atender a todos equipamentos da sala principal e da sala de controle. Ao todo foram comprados e instalados 7 no-breaks.

Benefícios

  • Manutenção das sessões de julgamento e das sessões do Tribunal Pleno em casos de falta de energia elétrica.
  • Manutenção das pautas de julgamento, evitando o atraso e postergação das pautas.
  • Autonomia garantida de 15 minutos, podendo ser estendida para 40 minutos dependendo da quantidade de equipamentos ligados.
Projeto/Ação Sistema SIGA-ME - CAPITAL

Resultado

Disponibilizado sistema que permite que todos os usuários do TRT4 possam programar o redirecionamento de chamados de um ramal das unidades da Capital (Porto Alegre), a partir da internet.

Benefícios

  • Agilidade para que o próprio usuário responsável pelo ramal possa realizar o SIGA-ME para outro telefone.
  • Independência da área de Tecnologia da Informação, não necessitando mais do recurso humano da SETIC envolvido nesta operação.
Projeto/Ação Sistema SIGA-ME - INTERIOR

Resultado

Disponibilizado sistema que permite que todos os usuários do TRT4 possam programar o redirecionamento de chamados de um ramal das unidades do Interior do Estado, a partir da internet.

Benefícios

  • Agilidade para que o próprio usuário responsável pelo ramal possa realizar o SIGA-ME para outro telefone.
  • Independência da área de Tecnologia da Informação, não necessitando mais do recurso humano da SETIC envolvido nesta operação.
Projeto/Ação Renovação da solução de backup em fitas

Resultado

Realizada expanção da solução de backup com novas bibliotecas de fitas magnéticas: instalado subsistema automatizado de backup baseado em fitas magnéticas padrão LTO Ultrium 8 (Tape Library), com garantia, suporte, configuração e treinamento, além da instalação. E adquiridos 200 cartuchos de fitas LTO Ultrium com capacidade de armazenamento de 12/30TB.

Benefícios

  • Possibilidade de maior segurança, por ser viável haver um backup offline (inacessível  a hackers) mais frequente.
  • Aumento da capacidade e velocidade de backup.
  • Acompanhamento do crescimento natural dos dados dos sistemas do TRT4 (aumento de capacidade).
Projeto/Ação Avaliação de solução de URL Filtering

Resultado

Serviço migrado do antigo Mcafee WebGateway, cujo contrato venceu em janeiro de 2021, para o módulo de URL Filtering do Firewall Checkpoint.

Benefícios

  • Integração/consolidação de tecnologias de firewall e webproxy.
  • Utilização de recursos tecnológicos mais atuais.
  • Serviço essencial (navegação na internet) suportado por ativo com contrato de suporte.
  • Aumento do nível de segurança do ambiente tecnológico.
Projeto/Ação Revisão do catálogo de serviços de TIC

Resultado

Revisão do Catálogo de Serviços de TIC, identificando oportunidades de ajustes nos prazos de atendimento e solução dos chamados (ANS).

Benefícios

  • Melhor alinhamento de expectativas entre SETIC e o Tribunal com relação ao prazo de atendimento/conclusão de uma demanda de TIC.
  • Melhorar a qualidade do atendimento prestado pela Setic na gestão dos serviços de TIC por meio do estabelecimento de prazos formais para os chamados.
Projeto/Ação Diagnóstico de maturidade em atividades críticas

Resultado

Realizados diagnósticos de maturidade de TI nas áreas de Infraestrutura, Contratações, CIOs, Projetos e processos e Aplicações, por meio da ferramenta IT Score e o apoio da consultoria do Gartner, com a identificação de oportunidades de melhoria a serem implementados futuramente.

Benefícios

  • Identificação dos principais GAPS de maturidade.
  • Constatação do nível de conformidade com o mercado.
  • Itens objetivos para planejamento de aumento de maturidade em próximo ciclo.
Projeto/Ação Revisão do processo de planejamento de contratações e de gestão de contratos de TIC

Resultado

Revisão dos processos de planejamento de contratações e de Gestão de contratos de TIC, aprimorando a comunicação formal com a área resquititante, e criando indicadores e metas que permitam avaliar os processos.

Benefícios

  • Melhorar a comunicação com os interessados/envolvidos nas demandas de contratações de serviços/aquisições de TIC.
Projeto/Ação Automação dos controles dos contratos de TIC utilizando ferramenta de BI

Resultado

Disponibilizado à Seção de Apoio a Contratações de TIC uma ferramenta que permite flexibilidade para o cruzamento de informações contratuais, possibilitando melhor análise e controle mais efetivo dos contratos de TI do Tribunal. 

Benefícios

  • Possibilitar consultas ágeis dos dados contratuais, facilitando a gestão e a fiscalização dos contratos de TIC;
  • Possibilitar o cruzamento de informações de maneira simplificada;
  • Substituir o controle atual, que é realizado através de uma planilha, por relatórios na ferramentas de BI do Tribunal.
Projeto/Ação ENTIC-JUD: Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário

Resultado

Elaborado o novo PDTIC adequado à Entic-Jud. Definição, utilizando a metodologia OKR, com indicadores e metas para atingir os objetivos estratégicos relacionados na nova Entic-JUD (resolução CNJ 370/2021).

Benefícios

  • Conformidade com a Estratégia Nacional de TIC do Judiciário.
Projeto/Ação Reformulação do PDTIC com base na ENTIC-JUD: Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário

Resultado

Elaborado novo PDTIC (2020/2021) alinhado à Entic-Jud, com o plano de ações para o novo ciclo do TRT4 e ainda ações de médio e longo prazo. 

Benefícios

  • PDTIC alinhado à Entic-Jud até julho/2021 (CNJ 370/2021).
  • Apuração do índice de execução do PDTIC (possibilidade de apuração parcial mensalmente e final em abril de 2022).
Projeto/Ação Definição dos indicadores e metas da Resolução CNJ 370/21

Resultado

Definidos os objetivos táticos, os indicadores e metas para atender aos objetivos estratégicos da nova Entic-JUD, utilizando a metodologia OKR. Realizado encerramento do ciclo Q3/21 e planejamento do Q1/22 (englobou os meses de dez21, jan, fev e março/22).

Benefícios

  • Alinhamento estratégico com a Resolução CNJ 370/21.
  • Melhoria na gestão dos resultados esperados para o atendimento do PDTIC, com o uso de OKRs e planejamentos trimestrais.
Projeto/Ação Levantamento de necessidades de sobrejornada em projetos e respectivas escalas de servidores

Resultado

Planejado o envolvimento de equipe da SETIC em atividades que exijam dedicação fora do horário de trabalho normal nas atualizações de versões do PJE e respectivas releases.

Benefícios

  • Assegurar a gestão da disponibilidade da escassa mão de obra técnica e a adequada compensação dos servidores pelo trabalho realizado.
  • Atendimento da resolução 204 do CSJT.
Projeto/Ação Melhorias na ferramenta de apoio à Gestão dos Serviços de TIC

Resultado

Configurado na ferramenta de gestão de serviços de TIC (Assyst) utilizada pelo Tribunal para facilitar, a reclassificação do chamado, no que diz respeito a natureza de incidente, mudança ou requisição.

Benefícios

  • Diminuir o tempo de atendimento da equipe de 1º nível.
Projeto/Ação Protocolo para o TeleTrabalho

Resultado

Elaborada proposta interna da SETIC com protocolo a ser seguido pelos servidores dessa secretaria que estiverem em teletrabalho. Em paralelo, publicada oficialmente pelo TRT4 portaria 2.692 de 08/outubro/2021, que altera a portaria 4.650/2016, a qual regulamenta o teletrabalho nesse Tribunal como um todo. Essa nova portaria permite que a SETIC fique excluída do limite de até 50% de servidores em teletrabalho por unidade.

Benefícios

  • Manter o atendimendo da SETIC remoto.
  • Manter a produtividade obtida durante a pandemia, com as correções de situações observadas.
  • Ter formalizado as orientações e regras para o TeleTrabalho.
Projeto/Ação GPREC - Implantação do Sistema de Gestão de Precatórios

Resultado

Implantado no TRT4 o novo sistema GPREC (Gestão de Precatórios), para utilização pelas Varas do Trabalho e Juízo Auxiliar de Precatórios. O sistema foi desenvolvido pelo TRT08 e disponibilizado a todos os TRTs pelo CSJT. Possui integrações com o PJe e SIGEP. Precatórios a partir de 01/07/2020 estão sendo inseridos neste novo sistema.

Benefícios

  • Eliminação dos erros cometidos nos pedidos de materiais.
  • Melhor gestão dos produtos com a permissão de cotas de consumo de um determinado material para uma única unidade consumidora ou para um pequeno grupo, podendo limitar também o fornecimento máximo dentro de um determinado período. 
  • Redução das perdas de materiais por vencimento da validade pois tem gerenciamento de perecibilidade, através do registro da data de validade.
  • Maior facilidade na tomada de decisões através dos relatórios dinâmicos que permitem que sejam feitas inúmeras análises, acompanhamentos pelo almoxarifado e pela administração.
  • Maior facilidade nas solicitações de materiais realizadas, pois agora são via sistema, ao invés de formulários específicos.
Projeto/Ação SCMP - Implantação do Sistema de Controle de Material e Patrimônio

Resultado

Implantação do sistema SCMP no TRT4, para gestão do almoxarifado (definida a não utilização do módulo do patrimônio).

Benefícios

  • Eliminação dos erros cometidos nos pedidos de materiais.
  • Melhor gestão dos produtos com a permissão de cotas de consumo de um determinado material para uma única unidade consumidora ou para um pequeno grupo, podendo limitar também o fornecimento máximo dentro de um determinado período. 
  • Redução das perdas de materiais por vencimento da validade pois tem gerenciamento de perecibilidade, através do registro da data de validade.
  • Maior facilidade na tomada de decisões através dos relatórios dinâmicos que permitem que sejam feitas inúmeras análises, acompanhamentos pelo almoxarifado e pela administração.
  • Maior facilidade nas solicitações de materiais realizadas, pois agora são via sistema, ao invés de formulários específicos.
Projeto/Ação AUD4 - Implantação do sistema e capacitação dos usuários

Resultado

Implantação do sistema AUD4.

Benefícios

  • Acesso direto ao AUD4 de qualquer local através da internet.
  • Maior agilidade nas tarefas realizadas pelos secretários de audiências.
  • Maior agilidade na integração com o PJe.
Projeto/Ação PJE-MÍDIAS - Armazenamento de gravação de audiências remotas

Resultado

Implantação do sistema PJE-MÍDIAS, tanto para uso interno bem como para peritos e advogados.

Benefícios

  • Armazenar o vídeo gerado a partir da gravação das audiências e sessões realizadas de forma remota e permitir a inserção do link no processo no PJe.
  • Facilitar o acesso das partes aos vídeos das audiências gravadas.
Projeto/Ação JTe assinatura - Implantação de assinatura digital através de pareamento com o aplicativo

Resultado

Implantação da funcionalidade de assinatura digital através de pareamento com o aplicativo JTe.

Benefícios

  • Redução de custos em razão da redução significativa do número de certificados digitais.
  • Maior agilidade/facilidade na assinatura de documentos.
Projeto/Ação SIF 2.0 - Alvará eletrônico da CEF (Sistema de Integração Financeira)

Resultado

Instalação em ambiente de homologação, testes, ajustes de infraestrutura, interação com a CAIXA para solução de problemas. Acompanhando e suporte constante aos usuários . Elaboração de manual em conjunto com a Corregedoria.

Benefícios

  • Agilização do pagamento ao credor, com o  crédito direto na conta bancária do credor em até 48h, sem necessidade de comparecer ao banco;
  • Eliminação da necessidade de deslocamento, uso de papel e contato físico; 
  • Formação de banco de dados de credores e valores pagos, para uso oportuno;
  • Fácil de ser utilizado pelo magistrado, que consegue assinar pelo próprio PJE, sem necessidade de token, e em lote;
  • Redução das atividades da secretaria em relação aos trâmites com alvarás (não há necessidade de remeter o expediente ao banco por e-mail, nem digitalizar guias de recolhimentos para a juntada ao processos posteriormente;
  • Facilidade no manuseio e na consulta aos depósitos judicias, com disponibilidade das informações dentro do próprio processo no PJe (aba dados financeiros), sem a necessidade de acesso a sistemas satélites, inclusive para a expedição de alvará.
Projeto/Ação PESQUISA TEXTUAL no PJe - Instalação do módulo de busca de texto em processos eletrônicos

Resultado

Homologação, ajustes e implantação em produção do módulo do PJe de PESQUISA TEXTUAL (busca de texto em processos eletrônicos).

Benefícios

  • Maior rapidez e facilidade para a localização de documentos no PJe ou nos processos em que o servidor/magistrado estiver trabalhando, devido a possibilidade da realização de pesquisa em qualquer documento HTML ou PDF (ainda que escaneados) por palavras ou expressões.
  • Maior facilidade para o reaproveitamento de conteúdos, devido a maior facilidade na busca.
  • Aumento da celeridade processual.
Projeto/Ação Implantação do Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SisconDJ)

Resultado

Instalação em ambiente de homologação, testes, ajustes de infraestrutura, interação com o BB e como TRT02 para solução de problemas. Aquisição de certificado ICP-Brasil para o servidor onde o sistema está instalado Organização de treinamento junto ao TRT02 e BB para as unidades piloto e para a Corregedoria Disponibilização do manual do BB acompanhando de suporte constante aos usuários . Elaboração da relação de magistrados que assinam alvarás, para cadastramento pelo BB.

Benefícios

  • Agilização do pagamento ao credor, com o crédito direto na conta bancária do credor em até 48h, sem necessidade de comparecer ao banco;
  • Eliminação da necessidade de deslocamento, uso de papel e contato físico;
  • Formação de banco de dados de credores e valores pagos, para uso oportuno;
  • Redução das atividades da secretaria em relação aos trâmites com alvarás (não há necessidade de remeter o expediente ao banco por e-mail, nem digitalizar guias de recolhimentos para a juntada ao processos posteriormente;
  • Facilidade no manuseio e na consulta aos depósitos judicias, com disponibilidade das informações dentro do próprio processo no PJe (aba dados financeiros), sem a necessidade de acesso a sistemas satélites, inclusive para a expedição de alvará.
Projeto/Ação Implantação do sistema eCarta (integração entre o PJe e o sistema dos Correios)

Resultado

Implantação do sistema eCarta integrado ao PJe, com as adequações necessárias nos modelos de documentos, bem como o fornecimento de orientações às unidades judiciárias sobre os novos procedimentos de trabalho.

Benefícios

  • Redução de custos com impressão.
  • Enviadas 119.229 correspondências até abril/2021 (e mais 823 aguardando assinatura para serem enviadas)
  • Redução do trabalho relacionado à impressão, controle dos expedientes e envio manual aos Correios.
  • Descontinuar a funcionalidade de controle de expedientes via Correios realizado atualmente no INFOR.
  • Gerenciar de forma online e instantânea o status das correspondências.
Projeto/Ação PJe- Implantação do GEMINI

Resultado

Implantação em produção dia 06/03/21 do módulo GEMINI do PJE, versão 2.6, com posterior realização de treinamento de IA e utilização do módulo em projeto piloto na OJC Análise de Recurso.

Benefícios

  • Módulo GEMINI do PJe disponibilizado em produção.
  • Maior conhecimento sobre o módulo, possibilitando seu uso mais amplo.
  • Início da montagem da base de conhecimento (treinamentos IAs realizados).
  • Possibilidade de ampliação da utilização para todos os assistentes de Gabinete.
Projeto/Ação SIGEO - AJJT (Assistência Judiciária da JT - Cadastro de Peritos)

Resultado

Implantação do módulo AJJT (cadastro de peritos) e integração com o PJE.

Benefícios

  • Segurança às unidades judiciárias e aos Juízes para nomeação de peritos, na medida em que os documentos apresentados, incluindo diplomas, carteiras de conselhos ou órgãos de classe, além de documentos fiscais e de INSS são verificados pela Comissão de Validação. Profissionais que tenham condenação por improbidade ou situação de inelegibilidade registradas no CNJ não podem atuar como peritos, condições mais difíceis de verificação individual por cada Juízo, e que agora constam do CPTEC, pois é obrigatória a apresentação de certidão negativa do CNJ;
  • Uniformização da forma de apresentação dos cadastros e a validação das informações apresentadas pelos profissionais;
  • Transparência: as nomeações para cada profissional ficarão registradas no AJ/JT e estarão disponíveis para consulta, quando esse módulo do sistema for liberado para utilização;
  • Maior facilidade e redução do retrabalho no pagamento de honorários, devido à verificação de dados bancários e dados de ISS, feita pela Comissão de Validação.
Projeto/Ação SIGEO - AJJT (Assistência Judiciária da JT - Pagamento de Peritos)

Resultado

Implantação do módulo do AJJT para registro de solicitações de pagamento de peritos pelas unidades judiciárias e descontinuar o RPHP.

Benefícios

  • Adequação ao sistema nacional. 
  • Maior transparência.
  • Descontinuação futura do RPHP.
Projeto/Ação Nova página PJe no site do TRT4

Resultado

Atualização do layout da página sobre o PJE no site.

Benefícios

  • Novo layout mais moderno e melhor organização, facilitando a localização de informações pelos usuários. 
Projeto/Ação Implantação do sistema SISDOV

Resultado

Implantação, manuais, configurações, capacitação, suporte e resolução de problemas sobre o SISDOV (Sistema de Oitivas via ZOOM).

Benefícios

  • Possibilitar que o juiz deprecante possa tomar depoimentos via ZOOM com as testemunhas ou partes presentes na VT deprecada, acompanhadas de um servidor, atendendo ao provimento da Corregedoria do TST.